quinta-feira, 10 de março de 2011

Site divulga vídeo do secretário da Segurança Pública de São Paulo com repórter em shopping

Vídeo divulgado na internet nesta quarta-feira (09) mostra o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, encontrando-se com o repórter da Folha de São Paulo, Mario Cesar Carvalho. As imagens são do circuito de segurança do shopping Pátio Higienópolis, na região central da capital, e têm um minuto e nove segundos de duração.
No vídeo, há imagens de duas câmeras. As cenas mostram o secretário caminhando próximo à entrada principal segurando um envelope pardo. Instantes depois o jornalista chega. Eles se cumprimentam e seguem para uma área do prédio sem monitoramento de câmeras de vídeo. O jornalista também leva uma pasta.
O primeiro a divulgar as imagens foi o radialista João Alkimin, de São José dos Campos, no site "Veja São José". O vídeo foi repercutido em vários blogs, um deles ligado a policiais civis. O Palácio dos Bandeirantes diz não haver parentesco entre o radialista e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A página do radialista também traz uma foto de baixa qualidade que diz ser do repórter e do secretário em um café do shopping.
O site e alguns blogs relacionam o encontro à reportagem escrita por Carvalho sobre a venda de dados sigilosos por um funcionário da Secretaria de Segurança, o sociólogo Túlio Kahn, que acabou demitido. Esses sites dizem que o encontro se deu às 19h30 de 25 de fevereiro. No vídeo não há tal registro. A reportagem da Folha saiu em 1º de março.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma considerar "grave a obtenção e a divulgação das imagens. Não por seu conteúdo, mas pelo forte indício de que grupos criminosos as utilizaram para espionar o primeiro escalão do Estado e o trabalho legítimo da imprensa".
Também em nota, o Pátio Higienópolis afirma ter entregado as imagens "a órgãos oficiais por solicitação dos mesmos visando atender e colaborar na investigação de ocorrência de outra natureza". O shopping não diz quais são os "órgãos oficiais" nem se há determinação judicial para isso.
Nota da redação - O repórter Mario Cesar Carvalho se encontrou em local público com o secretário da Segurança, Antônio Ferreira Pinto, autoridade da área de especialização do jornalista. A Folha lamenta que imagens colhidas no circuito interno de um shopping center tenham sido utilizadas na tentativa de coibir o trabalho da imprensa.
Da Folha.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Isso deve ser investigado à fundo, sobretudo quando se trata de acesso privilegiado de informações públicas. Nesse mato tem coelho!

quinta-feira, março 10, 2011 11:53:00 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial