Ex-morador de rua vence Maratona de Roterdã em sua 2ª prova na distância
Na segunda vez que correu uma prova de 42.195 m, o etíope Tilahun Regassa, de 23 anos, alcançou a primeira vitória neste domingo (14), na Maratona de Roterdã (Holanda), superando a terceira colocação de sua estreia em Chicago, em outubro do ano passado. Nascido na vila de Nazret, próximo à capital Adis Abeba, ele viu os pais se divorciarem quando tinha apenas 3 anos. Aos 15, perdeu o pai com quem foi morar, longe da mãe.
Em um dos países mais pobres do mundo, no leste africano, o atleta conseguiu emprego em uma pedreira, mas acabou morando três anos nas ruas. Regassa chegou a passar fome e, para se alimentar, ia a hotéis locais que lhe davam comida. Devido a essa época, desenvolveu problemas estomacais que ainda possui. Nessa época já corria. No entanto, ficou cinco anos sem competir. Recuperado, especializou-se em meia-maratonas (21,1 km).
Também acostumou-se a vencer provas de 5.000 m e 10.000 m. Agora, entra no seleto grupo de etíopes destaques mundiais nas provas de longa distância. Em Roterdã, uma das maratonas mais rápidas do mundo, Regassa chegou mais de um minuto à frente de seu compatriota Getu Feleke e do queniano Sammy Kitwara, respectivamente, segundo e terceiro colocados. Texto publicado originalmente em 14 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Esporte.
Foto de Utrecht, da Efe
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial