quarta-feira, 20 de abril de 2011

Secretaria de Segurança Pública inaugura Departamento de Homicídios

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia inaugurou hoje (20), no bairro da Pituba, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, que visa reduzir o número de homicídios e aumentar a elucidação de crimes no estado. O novo órgão integra o programa Pacto pela Vida, que tem como finalidade a redução dos índices de crimes contra a vida.
O DHPP vai abrigar 11 delegacias especializadas - seis vão funcionar na sede do DHPP e as outras cinco serão implantadas em Juazeiro, Itabuna, Feira de Santana, Barreiras e Vitória da Conquista. O novo departamento vai contar com 120 policiais, além de 110 profissionais das equipes do Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc), que vão trabalhar em escalas de turnos extras.
Segundo o secretário da segurança, Maurício Teles Barbosa, todas as investigações relacionadas a homicídios, ameaças às pessoas e desaparecimentos serão centralizadas no DHPP. Para facilitar os trabalhos da equipe do DHPP, Salvador foi dividida em três áreas: Baía de Todos-os-Santos, Central e Atlântico, consideradas áreas integradas de segurança pública (AISPs).
Entre as delegacias que farão parte da estrutura do DHPP estão a da região metropolitana de Salvador, de Investigação de Homicídios Múltiplos - para casos que envolvam chacina e extermínio, e de Proteção à Pessoa, que cuida dos casos envolvendo pessoas desaparecidas e proteção a testemunhas.
O diretor do DHPP, delegado Arthur Gallas, destacou: "Estamos padronizando uma técnica de investigação para ter resultados mais rápidos, mais eficazes". Segundo ele, as equipes formadas por delegados, policiais e escrivãs vão trabalhar integradas com a equipe responsável pela perícia, fazendo todo tipo de levantamento relacionado a homicídios.
"Esses profissionais também vão contar com a tecnologia. As equipes, por meio de um celular com acesso a internet, poderão enviar informações sobre o crime com mais rapidez para o banco de dados da Polícia Civil", completou.
De acordo com a Assessoria Geral de Comunicação Social (Agecom) do Governo do Estado da Bahia, os servidores que atuarão no novo órgão começam na próxima semana um curso de qualificação.
A sede do DHPP fica na Rua das Hortências, no edifício Antônio Silvany, nº 274, no bairro da Pituba - em frente à padaria Super pão, ao lado Colégio Militar e próximo à Fundação Baiana de Cardiologia.
Estavam presentes no evento o secretário da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Oliveira Paixão, o comandante da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, o diretor do DHPP Arthur Gallas e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial