quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANP suspende atuação da Chevron no Brasil

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) determinou nesta quarta-feira (23) a suspensão das atividades de perfuração da Chevron no Campo de Frade, até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo e restabelecidas as condições de segurança na área. A medida significa a suspensão de toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil no território nacional.
A petroleira americana explora 12 poços no campo de Frade, entre eles o que apresenta vazamento de óleo desde o dia 8 de novembro. A ANP rejeitou ainda pedido da concessionária para perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal. A Chevron informou que ainda não foi notificada sobre a decisão, e vai seguir todas as normas e regulamentos do governo brasileiro e suas agências.
O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu nesta quarta-feira investigar a ANP após o vazamento. A auditoria, proposta pelo ministro Raimundo Carreiro, pretende saber se a agência tem ações preventivas de controle para este tipo de vazamento e se está fiscalizando os planos de emergência das petrolíferas. Além disso, o tribunal pediu uma auditoria na Petrobras para saber se ela será ressarcida pelos gastos feitos no apoio à Chevron para controlar o vazamento.