terça-feira, 21 de maio de 2013

Estado de São Paulo registra 90% das mortes por gripe A no país

Das 61 mortes registradas no Brasil por H1N1 (gripe A), também conhecida como gripe suína, entre 1º de janeiro e 12 de maio, 55 ocorreram no Estado de São Paulo, segundo balanço apresentado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (21). O ministério alertou para a necessidade de ampliar medidas de prevenção. 
"Não existe forma de interromper a evolução de um aumento de casos de gripe, o que existe são maneiras de proteger a população mais vulnerável. Se faz com vacinação, identi-ficação precoce dos casos e adoção do tratamento adequa-do. Não existe precedente no mundo de medida que tenha conseguido inverter uma curva epidêmica", afirmou Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de vigilância de doen-ças transmissíveis.
O infectologista Celso Granato, do Laboratório Fleury, diz que houve uma antecipação neste ano dos casos de gripe, que ocorrem mais comumente quando o tempo esfria, no início de junho. A população deve se prevenir usando máscaras e lavando a mão com álcool gel e evitando grandes concentra-ções de gente, diz Granato. 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. A única contra-indicação é para pessoas que têm alergia severa a ovo. Texto publicado originalmente em 21 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial