terça-feira, 8 de março de 2011

Mulheres são excluídas da direção de veículos de imprensa

Das agências de notícias - Documento publicado pela organização RSF (Repórteres sem fronteiras) faz um alerta sobre a posição ocupada pela mulher nos veículos de imprensa. Segundo a entidade, os cargos editoriais e de direção em empresas jornalísticas continuam sendo território quase exclusivo dos homens. O alerta celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje.
Segundo a RSF, a mulher foi incorporada ao trabalho jornalístico nos últimos 20 anos em muitos países, porém nos cargos mais baixos. Isso faria com que os meios de comunicação tenham uma visão tendenciosa, retratando "um mundo ainda amplamente masculino em que as mulheres estão excluídas", disse a RSF em comunicado.
A constatação da RSF se baseia em uma pesquisa de 2006 segundo a qual as mulheres representam menos de 20% das pessoas citadas em reportagens em 70 países. Elas seriam retratadas de forma "padronizada e desvalorizada".
A RSF também adverte que as mulheres são os alvos preferidos de ataques, violência e detenções ligadas à profissão de jornalista.
Entre 10% e 15% da ajuda fornecida pela organização para jornalistas em perigo é destinada a mulheres - a maioria do Irã. A RSF recomenda a criação de programas de proteção às jornalistas e o reforço da cooperação entre ONGs que defendem direitos das mulheres e liberdade de expressão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial