quinta-feira, 7 de abril de 2011

Wellington Menezes é psicopata?

O psicopata é como o gato, que não pensa no que o rato sente - se o rato tem família, se vai sofrer -, ele só pensa em comida. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato.
O psicólogo canadense Robert Hare, criador de uma escala usada mundialmente para medir os graus de psicopatia, queria entender o motivo pelo qual, em alguns seres humanos, a punição não tem efeito algum, e por que uma pessoa aparentemente normal pode fazer as piores coisas sem sentir remorso. A curiosidade levou-o até os labirintos da psicopatia - doença para a qual, até hoje, não se vislumbra cura, segundo Hare. O que se tenta é reduzir os danos que a psicopatia causa aos seus portadores e aos que os cercam.
Ninguém nasce psicopata, nasce com tendências para a psicopatia. A psicopatia não é uma categoria descritiva, como ser homem ou mulher, estar vivo ou morto. É uma medida, como altura ou peso, que varia para mais ou para menos, algumas características que aproximam uma pessoa do número 40, o grau máximo que a escala de Hare estabelece.
As principais características são ausência de sentimentos morais, como remorso ou gratidão, extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação. A escala é usada em pesquisas clínicas e forenses para avaliar o risco que um determinado indivíduo representa para a sociedade.
Aqui tem a entrevista na íntegra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial