segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Micareta acabou e balanço da segurança aponta redução no índice de violência

A Micareta acabou. Essa frase foi dita pela primeira vez em 1937, por foliões saudosos, após a Micareta de Feira de Santana (a 107 km de Salvador), a primeira do Brasil e a maior da Bahia. Este ano, cerca de 600 mil pessoas participaram da festa, que teve abertura oficial quinta-feira (28) e terminou neste domingo (1º).
No quesito organização, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do município dá um baile. No camarote da imprensa, um espaço amplo e confortável, jornalistas, repórteres, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas contaram com todo o suporte necessário para a cobertura do evento. Quem pensou nos mínimos detalhes foi o secretário da Secom, Fabrício Almeida, que assumiu a secretaria em fevereiro deste ano, e lidou, pessoalmente, com todas as atribuições do seu cargo. O Caldeirão na TV, programa de Josse Paulo Pereira Barbosa, o Paulão, foi presença garantida na cobertura midiática do evento. Vale a pena conferir.
Além das bandas e dos trios elétricos que animaram os foliões, as polícias Civil e Militar garantiram a segurança e a tranquilidade da Micareta 2011.
Nessa festa mágica, a diversidade deixa saudade e um gosto de beijo. A micareta acabou, sim. E o resultado não poderia ser outro: com redução no índice de ocorrências policiais e uma certeza: em matéria de Micareta, Feira de Santana é a melhor.
Alguns blocos desfilaram debaixo de chuva na Presidente Dutra, mas isso não desanimou os foliões, que passaram pela avenida lavando a alma para o ano que vem.
Saul Barbosa A Micareta fez neste ano uma homenagem ao músico baiano Saul Barbosa, que morreu em setembro do ano passado, após apresentar complicações pulmonares.
Quinta-feira (28) A cantora Margareth Menezes esteve à frente de um trio elétrico da prefeitura, que desfilou sem cordas no circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra), o oficial da festa. No repertório, Margareth cantou sucessos como Faraó, Elegibô, Toté de Maianga, Dandalunda e Saudação a Caboclo. Já o cantor Tatau, animou o bloco Abracaê. A animação do primeiro dia contou também com a cantora Daniela Mercury, entre outras atrações.
Sexta-feira com Chiclete na avenida A banda Chiclete com Banana não poderia faltar, já que foi a atração mais esperada e a que mais se destacou no segundo dia da Micareta. A banda incendiou, literalmente, a avenida - os foliões dançaram e cantaram no asfalto, nos camarotes e nas arquibancadas, contagiados com as músicas da banda que teve origem nos anos 1980, e, pela primeira vez na história da Micareta de Feira de Santana, tocou para o folião pipoca. Durante sua passagem pelo circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra), o cantor Bell Marques, vocalista da banda, animou milhares de foliões, e alguns chegaram às lágrimas com a música "Chorarei amor", além de outros sucessos da banda. Entre outras atrações na sexta-feira (29), estavam Harmonia do Samba, Jamil, Filhos de Gandy e a banda Eva, liderada pelo cantor Saulo.
Sábado (30) A animação do terceiro dia da folia ficou por conta da banda Sady Bamba, que puxou o bloco Lá vem elas, além da Timbalada, Parangolé, Netinho e Ricardo Chaves, entre outros.
Domingo (1º) Um momento de destaque do último dia da festa foi a passagem da banda Aviões do Forró, atração mais esperada no domingo, e que arrastou milhares de foliões no circuito Maneca Ferreira (av. Presidente dutra).
A segurança Além das bandas e dos trios elétricos que animaram os foliões, as polícias Civil e Militar (efetivo de 6.750 homens - 6.500 policiais militares e 250 civis) garantiram a segurança e a tranquilidade da Micareta 2011. Além do efetivo policial, foram utilizadas dez câmeras espalhadas pelo circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra), garantindo o monitoramento em tempo real e uma resposta imediata às ações de segurança pública.
A Prefeitura também auxiliou com a disponibilização do Ônibus digital, utilizado como base pela polícia.
A saúde
Ponto também para a Secretaria Municipal da Saúde. Durante a micareta, havia dois postos de saúde no circuito da festa: na rua Adenil Falcão e na Vasco Filho, ambos próximos ao circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra). Com equipes formadas por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, cada posto teve uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quatro ambulâncias do município estavam em locais diferentes no percurso da festa.
A Vigilância Sanitária de Feira de Santana realizou inspeções em camarotes e serviços terceirizados de saúde, trios elétricos e carros de apoio da Micareta.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial