domingo, 31 de agosto de 2008

Deitado em berço esplêndido

TRILHAS ANINHA FRANCO
Competência e competição têm tudo a ver e é por isso que o Brasil trouxe menos medalhas para casa do que nós, brasileiros ufanistas, esperávamos. Nossos atletas, geralmente, recebem investimento e visibilidade quando estão no campo, mas competem com atletas protegidos e incentivados desde que dão o primeiro sinal de talento.“Mente sã em corpo são”, pregavam os gregos quando interrompiam as guerras para competir nas Olimpíadas, disputar várias modalidades esportivas e voltar à guerra. Quem não tem competência não se estabelece, ditavam os portugueses numa frase aparentemente distante da grega, mas que, na verdade, a complementa. Corpo são e mente sã, e a competição depende da competência.
A política brasileira continua deitada em berço esplêndido esbanjando, em cartões corporativos, corrupção e desperdício, o dinheiro que arrecada em impostos, e destinando muito pouco às reais finalidades dos seus recolhimentos porque, talvez os políticos não saibam, mas ninguém paga imposto para abastecer cartão corporativo...
Antes de vencer no campo, os atletas brasileiros precisam vencer as péssimas gestões do Ministério dos Esportes e de suas secretarias estaduais e municipais, encontrar um patrocinador e, aí, sim, tornar-se um atleta competitivo, capaz de ganhar medalhas de atletas que têm gestões competentes nos seus países desde a mais tenra infância, independentemente de patrocinadores. É tarde. Não falta competência aos atletas brasileiros, falta política de esportes aos governos brasileiros.
E aí, nós temos uma das melhores redes de televisão do mundo, a Globo, porque os governos militares investiram horrores no seu crescimento e habilidade, com uma equipe competente para cobrir, milimetricamente, as Olimpíadas, e prioridade máxima e óbvia para nossos atletas que, quando ganham, falam das agruras que sofreram para chegar ao pódio, e quando perdem, falam das agruras que lhes impediram de chegar ao pódio.
Não são atletas. São heróis. Como os artistas. Como milhares de profissionais talentosos que se perdem porque... porque nós não temos políticas competentes, só políticos competitivos...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial