sexta-feira, 25 de março de 2011

Jornal demite 14 jornalistas e nega infringir convenções trabalhistas

O jornal Hoje em dia, de Belo Horizonte (MG), demitiu ontem (24) 14 jornalistas, segundo o Sindicato dos jornalistas de Minas Gerais. As demissões respondem a "parte de um programa de corte de gastos da publicação, que pertence ao Grupo Record". De acordo com o sindicato, além de "precarização e exploração do trabalho", algumas das demissões infringem cláusulas da Convenção Coletiva do Trabalho, da qual o Hoje em dia é signatário.
O sindicato acusa o jornal de ter demitido jornalistas que estavam a menos de 12 meses de sua aposentadoria, o que é proibido pela Convenção. O diretor de jornalismo do Hoje em dia, Marcelo Cordeiro, disse que "as demissões foram ajustes de despesa" e que a estrutura e funcionamento da redação não foram afetados.
"As demissões fazem parte de um ajuste na empresa que está em curso há mais de quatro meses", disse Cordeiro, antes de acrescentar que, quando assumiu, a "estrutura era pesada, a circulação tinha quase 300 pessoas". Segundo o diretor, cortes foram feitos em todos os setores do Hoje em dia e "uma hora chegou à redação".
Cordeiro afirma ser reticente em demitir funcionários da redação e que sempre percorre outros setores. "Geralmente, todo o jornal que precisa fazer cortes olha a redação primeiro. Porque um repórter meu em início de carreira ganha cinco vezes mais que um outro funcionário, que alguém da circulação, por exemplo", disse.
Sobre as infrações à Convenção do trabalho, Cordeiro afirmou que não se trata de lei e a própria normativa sublinha que a empresa deve ser informada pelo próprio funcionário, no ato da demissão, que está a menos de 12 meses de aposentar. "Ninguém falou nada", disse Marcelo Cordeiro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial