quinta-feira, 5 de maio de 2011

Corpo de jornalista assassinado é sepultado hoje

O jornalista Valério Nascimento, de 49 anos, que foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (03), no quintal de sua casa, no distrito de Lídice, em Rio Claro, cidade do interior carioca, foi sepultado hoje (05), às 10h, no cemitério do Belém, em Angra dos Reis (RJ).
O primeiro tiro atingiu as costas de Valério. O segundo, na cabeça, foi à queima-roupa, segundo a polícia. Valério era dono do jornal Panorama geral, que circulava em Rio Claro, Angra dos Reis (RJ) e na cidade vizinha de Bananal, no interior paulista (a cidade fica no Estado de São Paulo, mas faz divisa com Rio Claro).
A Polícia Civil apura se há motivação política no crime. O Grupo de Investigação Continuada (GIC), da 168ª DP (Rio Claro), informou que o jornalista vinha divulgando em seu jornal reportagens sobre supostas irregularidades na administração do prefeito de Bananal.
O policial civil Carlos Matos, chefe do GIC, designado pelo delegado Marco Antônio de Oliveira Alves a encabeçar as investigações sobre o assassinato do jornalista, informou que na última edição do Panorama geral, publicada no dia 29 de abril, Valério divulgou uma reportagem com o título "Esta é a realidade do bairro Rancho Grande. Totalmente abandonado pelo prefeito de Bananal".
Segundo Matos, também foram publicadas no jornal de Valério outras matérias "denunciando o desleixo das praças públicas, postos de saúde e do tratamento de esgoto em Bananal". "Porém, é apenas uma denúncia suspeita a ser investigada, não temos ainda nada de concreto para afirmar o motivo do homicídio. No local do crime ouvimos testemunhas, mas prefiro não divulgar as informações repassadas por elas, para não atrapalhar as investigações", disse Matos.
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) informou que repudiou o ato e pediu esclarecimento.
Para a Organizaçõ não-governamental (Ong) Repórteres sem fronteiras, o caso mostra que o país é perigoso para jornalistas. É o segundo caso este ano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial