sexta-feira, 20 de abril de 2012

'Peluso manipulou resultados de julgamentos', diz Joaquim Barbosa

O novo vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e futuro presidente da corte Joaquim Barbosa disse que o ex-presidente Cezar Peluso foi tirânico e incendiou o Judiciário. Relator do processo do mensalão no STF, Barbosa chamou Peluso de "ridículo", "brega", "caipira", "corporativista", "desleal", "tirano" e "pequeno" em entrevista publicada hoje no jornal O Globo.
Barbosa acusou Peluso de manipular resultados de julgamentos de acordo com seus interesses, e de praticar "supreme bullying" contra ele por conta dos problemas de saúde que o levaram a se afastar para tratamento. Nesta semana, com a posse de Carlos Ayres Britto na presidência do STF no lugar de Peluso, a crise entre os ministros foi escancarada.
Ao chamar a gestão de Peluso de "desastrosa", Barbosa ressaltou ainda que ele "incendiou o Judiciário inteiro com a sua obsessão corporativista. As pessoas guardarão a imagem de um presidente do STF conservador, imperial, tirânico, que não hesitava em violar as normas quando se tratava de impor à força a sua vontade", afirmou.
"Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais ou simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento."
Ele também comentou o fato de ser o único ministro negro do tribunal: "Alguns brasileiros não negros se acham no direito de tomar certas liberdades com negros. Você já percebeu que eu não permito isso, né?".
A íntegra da entrevista está aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial