quinta-feira, 30 de maio de 2013

SP: Furtos no metrô e em trens sobem 128% nos 4 primeiros meses do ano

Léo Arcoverde 

Os furtos nos trens e nas estações do metrô da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mais do que dobraram entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, o número de furtos saltou de 852 para 1.945 casos (128%). 
No comparativo entre o mesmo mês de cada ano, abril registrou a maior alta (176%). Foram contabilizados 719 casos neste ano, contra 260 em 2012. De acordo com o delegado Antonio Cassola Filho, da Delegacia de Polícia do Metropolitano, o principal alvo dos criminosos são os celulares e as carteiras das vítimas. 
"Muitos passageiros são furtados enquanto estão dormindo no vagão", afirma o delegado. Ainda segundo ele, o celular é muito procurado porque é facilmente negociado pelo criminoso no mercado paralelo. "Um celular sofisticado é facilmente vendido por, no mínimo, R$ 100", diz.
As mulheres são a maioria das vítimas. "Algumas delas guar-dam o celular na bolsa e a coloca nas costas", diz. O Metrô informou, em nota, que "as ocorrências que incluem furtos" se mantêm estáveis desde 2011. Texto publicado originalmente em 30 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial