quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sete dançarinos do Balé Nacional de Cuba fogem para os EUA durante turnê pelo México

Sete dançarinos do Balé Nacional de Cuba (BNC) abandonaram a companhia de dança durante uma recente turnê por cidades mexicanas, para buscar refúgio nos Estados Unidos, segundo informações do portal Café FuerteSeis dos sete integrantes do grupo cruzaram a fronteira mexicana pelo Texas e se encontram em Miami desde a última sexta-feira (29), após solicitarem asilo político às autoridades norte-americanas. Um sétimo dançarino, Alejandro Méndez, de 20 anos, permanece em território mexicano.
"É a decisão mais difícil que tomei na vida, mas não pensamos no passado, sim no futuro. Estávamos decididos a buscar uma vida artística melhor e bem-estar econômico para nossas famílias", declarou a bailarina Annie Ruiz Díaz, de 24 anos. 
Annie Ruiz contou ao Café Fuerte que o grupo planejou a fuga ainda em Cuba. Ela é a única do grupo que tem familiares nos Estados Unidos. Além de Ruiz, chegaram a Miami Ariadnni Martín, de 20 anos, Edward González, de 23 anos, José Justiz, de 20 anos, Luis Víctor Santana, de 23 anos, e Randy Crespo, de 22 anos.  
A delegação do BNC viajou para o México no último dia 17 de março, no início das turnês internacionais da companhia em 2013, e voltou para Havana no dia 25. Nos próximos meses, a companhia deve se apresentar na Guatemala e na Nicaragua. De setembro a novembro, estará na Espanha.
"Não me importa ter que fazer agora qualquer tipo de trabalho para chegar ao futuro que quero conquistar. Sei que vou dançar balé clássico e contemporâneo nos Estados Unidos", disse Annie Ruiz. A deserção dos dançarinos do BNC acontece um mês depois que 21 bailarinos e músicos da legendária trupe cubana Os Guaracheros de Regra desertaram no México e se refugiaram nos Estados Unidos. Em março de 2011, cinco bailarinos do BNC ficaram no Canadá.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a opinião de Chico Buarque , de Lula , de Zé Dirceu , e outros famosos , sobre estes "fugitivos" , gente atrás de oportunidades , fugindo da ilha-prisão que esses citados acima tanto defendem mas moram bem longe , numa alienação impressionante .

sexta-feira, abril 05, 2013 5:30:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial