sábado, 9 de abril de 2011

Sindicato dos jornalistas pede embargo de concurso que propõe remuneração de um salário mínimo

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) entrou com mandado de segurança contra um concurso da Prefeitura da cidade de Guaratinguetá, que propõe remuneração a jornalistas de um salário mínimo (R$ 545,00) - valor quase três vezes menor que o piso da categoria, de R$ 1.593.

O horror, o horror

Incompreensível, inexplicável, abominável, execrável, odioso, nefando, aterrorizante, paralisante, inominável, ignominioso. Nem mesmo recorrendo ao dicionário, nem conseguindo reunir uma dezena de palavras ou mais, tampouco os argumentos todos que se arregimentarem aqui serão suficientes para, remotamente, descrever a indignação, a dor na alma, o pasmo causado pelo massacre do Rio de Janeiro.
Crianças, meus filhos, seus filhos, brasileirinhos, como disse nossa inconformada presidente, ceifados assim, sem mais, na sua inocência e na sua impotência. Tanta atrocidade em nome de Deus? Qual deus, perguntou na Folha o colunista Rui Castro? Será que é o mesmo deus que o homem, desde seus primórdios, usa para justificar sua maldade, uma maldade que, anos, décadas, séculos de iluminismos depois, permanece arraigada firmemente à alma humana?
É o indelével carimbo da maldade no DNA humano. A maldade da qual o homem não se livra jamais. A maldade dos que até tempos atrás empalavam seus inimigos. A maldade dos que ainda hoje apedrejam suas mulheres até a morte. A maldade dos que pregavam na cruz seus detratores - é só entrar em qualquer igreja católica que lá veremos o tradicional instrumento de tortura. A maldade dos que traziam das batalhas os escalpos de suas vítimas. A maldade dos que fechavam a porta e abriam o gás. A maldade dos que extirpam clitóris em nome de uma moral selvagem.
Sim, é ela, a mesma maldade de quem abre fogo contra crianças. Exatamente a mesma, a maldade humana em sua mais pura manifestação, límpida, transparente. Em seu raro e derradeiro momento de lucidez, o personagem Kurtz de "No Coração das Trevas" (romance seminal do inglês Joseph Conrad, que inspirou o filme "Apocalipse Now", de F.F. Coppola) define em uma frase a iniquidade de sua condição, envolto em medo, escuridão e canibais fanáticos, ao mesmo tempo em que com desenha com maestria o contexto de seus mais baixos instintos, que são os mesmos de todos nós.
"O horror, o horror." Sim, ele está falando do homem, do Homem e de tudo o que ele é capaz. Loucura, fanatismo, surto, trauma: podem culpar quem e o que quer que seja, muçulmanos, cristãos, pirados e pedófilos, que não adianta, nada explica: a única razão para tirar da vida as 12 crianças de Realengo foi a maldade. A maldade cuja marca está na alma de todos nós e que de tempos em tempos diz a que veio.
Vai, mas volta...

Trânsito vai ser modificado na Barra e Ondina para a 2ª Corrida e Caminhada Havenna

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai monitorar o trânsito amanhã (10), a partir das 5h às 11h17h, na Barra e Ondina, para a 2ª Corrida e Caminhada Havenna, promovida pela Federação Baiana de Triathlon, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura Esporte e Lazer (Secult), e apoio técnico da Federação Baiana de Atletismo (FBA).
A corrida está marcada para as 8h. Para realizar o evento, algumas vias terão a circulação alterada. O largo do Farol da Barra e a avenida Oceânica (ambos os sentidos, no trecho entre o Farol da Barra e a avenida Adhemar de Barros).
As opções de acesso no sentido da ladeira da Barra-Ondina são av. Sete de Setembro (Porto da Barra-largo do Farol da Barra), av. Almirante Marques de Leão, rua Francisco Otaviano, Miguel Bournier, av. Centenário, rua Professor Sabino Silva (Jardim Apipema) e rua N (via Marginal à av. Oceânica); já a av. Centenário no sentido do Rio Vermelho terá livre acesso pela rua Professor Sabino Silva, largo do Camarão e av. Oceânica.
O acesso aos moradores nos trechos interditados será feito com a comprovação de endereço por meio de documento do veículo ou contas de telefone, água ou energia elétrica.