quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ex-policial militar é morto a tiros em academia em Brotas


O ex-policial militar Carlos Augusto de Oliveira Aguiar, de 43 anos, foi morto a tiros e seu filho de 10 anos ficou ferido por volta das 19h30 desta quarta-feira (24), após terem sido baleados na academia de judô Judocatas, na Rua das Pitangueiras, no bairro de Brotas, em Salvador. De acordo com a 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Brotas), o ex-policial aguardava o filho na porta da academia, quando dois homens ainda não identificados desceram de uma moto e dispararam três tiros contra a vítima. 

Carlos Augusto correu para o interior da academia, mas foi atingido por mais seis tiros e morreu na hora. O filho dele foi ferido na perna esquerda e socorrido no HGE (Hospital Geral do Estado). O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Ônibus é incendiado e outro apedrejado em São Rafael

Moradores do Morro do Ninja, no bairro de São Rafael, protestaram contra a morte de uma mulher, baleada durante um tiroteio entre policiais militares e traficantes no bairro, por volta das 14h desta quarta-feira (24). Dois ônibus da empresa BTU foram alvos dos protestos. Segundo a Polícia Militar (PM), o primeiro ônibus foi incendiado por volta das 18h, na Avenida São Rafael. 

O segundo ataque ocorreu por volta das 18h20, quando outro coletivo foi apedrejado. Às 19h, as chamas haviam sido controladas, mas o veículo já estava destruído. Lindaura Bastos da Silva, de 53 anos, foi atingida por dois tiros na cabeça. Ela foi socorrida no Posto Médico de São Marcos, mas não resistiu aos ferimentos.


Foto de Joá Souza - Ag. A Tarde

Estudante brasileiro vence promoção e ganha uma viagem ao espaço


Um palpite certo vai levar o estudante brasileiro Pedro Dória Nehme, de 21 anos, para o espaço. Ele foi o vencedor da campanha "Space Flight", da companhia aérea KLM, e por isso ganhou uma vaga na nave Lynch, da Space Expedition Corporation (SXC). A promoção convidou internautas do mundo todo a descobrirem a altura máxima, a latitude e a longitude a que chegaria um balão de grande altitude, lançado no dia 22 de abril no deserto de Nevada, nos EUA. Os participantes não possuíam nenhuma informação sobre o balão.
Dos 129.288 que tentaram, Pedro foi o que mais se aproximou do lugar exato atingido pelo balão. Ele é estudante de engenharia elétrica na Universidade de Brasília. No ano passado, fez um estágio de nove meses no Goddard Space Flight Center, da Nasa, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Hoje é estagiário da Agência Espacial Brasileira. 
Pedro soube da promoção por meio de um comercial do YouTube. O prêmio será um voo suborbital que ultrapassará a linha imaginária de Karman, que fica a 100 km de altitude e separa a atmosfera terrestre do espaço. A viagem de Pedro ao espaço deve acontecer no começo de 2014. Texto publicado originalmente em 24 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Ciência.

Consulte cartilha e manual do doméstico

Marina Estarque 
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou ontem (23) a Cartilha do Trabalhador Doméstico, com perguntas e respos-tas sobre a nova lei. O governo lançou também o Manual do Trabalhador Doméstico, que explica os principais direitos e deveres, além de incluir modelos de contratos e recibos. 
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho, o material é uma primeira versão, que será atuali-zada com a regulamentação da lei. A cartilha e o manual podem ser obtidos pela Internet e serão impressos para distribuição em superintendências, agências de emprego e sindicatos de empregadores e trabalhadores.
André Dhamer
Publicado originalmente em 24 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo

Após passear por ciclovia no PR, jacaré Jack será deportado


Estelita Hass Carazzai 

Uma lenda viva de Curitiba vai mudar de endereço. Até o mês que vem, um jacaré-do-pantanal que vivia em um dos principais parques urbanos da cidade viajará cerca de mil quilômetros até Campo Grande (MS). Apelidado de Jack, o bicho de 1,70 m e 120 kg passará a viver em um centro de reabilitação de animais. A transferência ocorrerá depois que ele apareceu andando em uma ciclovia do parque Barigui, em outubro último. Desde então, ele está em um zoológico de Curitiba. 

A transferência, ainda sem data, será custeada pela Prefeitura de Curitiba. No futuro, ele pode ser solto em uma fazenda no Pantanal. Não se sabe a idade de Jack. Especula-se que ele esteja no parque desde meados dos anos 2000, após ser solto por alguém que o tenha comprado irregularmente. Texto publicado originalmente em 24 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Foto de Tiane Melo

Mae La refugee camp, Thailand
Foto de Vincenzo Floramo
The Guardian 

Suspeito de matar ex-namorada é encontrado morto em Entre Rios (BA)

O taxista Márcio Américo de Oliveira Santos, de 26 anos, suspeito de ter matado a ex-namorada, a enfermeira Aline Malane Sampaio, de 25 anos, foi encontrado morto dentro de um carro na BR-101, em Entre Rios (a 140 km de Salvador), na manhã de hoje (24). Ele foi baleado com um tiro na cabeça. O carro estava próximo ao posto de combustível Capebi. 
Aline foi assassinada a tiros na noite de ontem (23), dentro do carro, na porta da Farmácia Fórmula, na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana (a 107 km de Salvador). 
O delegado Geovan Franca Passos Junior, da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, acredita que Márcio cometeu suicídio. No entanto, nenhuma arma foi encontrada no carro e nada foi levado do taxista, segundo o delegado Antônio Luciano Lima, titular da delegacia de Entre Rios. Ele não acredita na hipótese de suicídio e informou que um inquérito foi aberto para investigar as circunstâncias do crime.

Plano de saúde que negar cobertura aos clientes será suspenso


A Agência Nacional de Saúde (ANS) informou nesta quarta-feira (24) que o plano de saúde que negar a cobertura aos clientes terá a venda de novos planos suspensa pela agência. Antes, a ANS levava em conta descumprimentos de prazos de atendimento para consultas, exames e cirurgias. A agência passou a considerar reclamações de todos os itens relacionados à negativa de cobertura, como o período de carência, a rede de atendimento, o reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos.
Os planos de saúde são avaliados com notas de 0 a 4, em que 0 significa que o serviço atendeu às normas e 4 é a pior avaliação. A ANS afirmou que os planos com pior avaliação durante dois períodos consecutivos terão a suspensão temporária de comercialização. Nesses casos, quem já tinha contratado o serviço pode usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos clientes. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que as operadoras serão suspensas a partir de julho.

"Antes da Meia-Noite", com Ethan Hawke e Julie Delpy, ganha primeiro cartaz


Foi divulgado o primeiro cartaz de "Antes da Meia-Noite" ("Before Midnight"), terceiro filme do diretor Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy. A estreia no Brasil está prevista para o dia 07 de junho. A sequência de "Antes do Pôr do Sol" (2004) se passa quase 20 anos depois do encontro de Celine e Jesse no trem para Viena, registrado no primeiro longa da trilogia, "Antes do Amanhecer" (1995). 
O longa foi gravado na Grécia e fez sua pré-estreia durante a última edição do Festival de Berlim. "Muita gente ama esses personagens e queremos agradar aos fãs, mas seria impossível fazer todo mundo feliz. Mas foi muito divertido fazer a sequência. Há muito tempo eu não me divertia tanto em um filme" disse Ethan Hawke em entrevista ao site de notícias HitFix.com. Texto publicado originalmente em 23 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Ilustrada. Veja o vídeo aqui.

Funcionários da Via Bahia são presos por integrar quadrilha de assaltos a pedágios e carros na BR-324

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Simões Filho (BA) prendeu na noite desta terça-feira (23) cinco pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que assaltava pedágios e roubava carros na BR-324, na região de Simões Filho e CIA-Aeroporto, na Bahia. Entre os acusados estão Rafaele Bispo Gonçalves, de 24 anos, funcionária da concessionária Via Bahia, que administra a BR-324, e Diogo Santos da Silva, de 25 anos, recém-demitido da concessionária. 

Os outros três integrantes da quadrilha são Jonatas Nunes Cerqueira, de 18 anos, Maicon Invenção Guimarães, de 18 anos, e Tarcísio Almeida dos Santos Santana, de 28 anos. Eles foram detidos no bairro de Valéria, em Salvador, e na cidade de São Sebastião do Passe (a 59 km da capital baiana). A PRF informou que já investigava a quadrilha havia pelo menos um mês, e foi informada de que novos assaltos ocorreriam nas praças dos pedágios. 

Segundo a PRF, a funcionária Rafaele, que trabalhava em uma cabine do pedágio de Simões Filho, facilitava a ação dos comparsas. Para assaltar os pedágios, eles usavam carros roubados na BR-324. Com a quadrilha, os policiais apreenderam um Fiat Siena cinza roubado, dois revólveres calibre 32 e outro 38, com munições, e R$ 456 roubados da Via Bahia. Eles foram encaminhados para a 22ª Delegacia (Simões Filho), onde estão à disposição da Justiça, e responderão por formação de quadrilha e posse ilegal de arma.