sexta-feira, 31 de maio de 2013

Incêndio em hotel de Houston mata 4 bombeiros

Da Reuters 

Quatro bombeiros morreram e outros cinco ficaram feridos nesta sexta-feira (31) quando um telhado desabou durante um incêndio em um hotel em Houston, cidade do Estado do Texas, nos Estados Unidos. 

O chefe dos bombeiros, Terry Garrison, disse em entrevista coletiva que os bombeiros estavam procurando pessoas que poderiam estar presas sob os escombros. "Eles estavam no mais alto grau de risco possível, porque pensávamos que tínhamos alguns civis na estrutura", disse Garrison

"Infelizmente, o prédio tinha muito mais fogo do que se pensava inicialmente. A estrutura desabou e nossos membros, ao tentar salvar vidas, ficaram presos", lamentou.

Homem finge ser capitão da PM e é preso em Salvador

Alexandre Fausto dos Santos, de 44 anos, que usava identidade falsa e se passava por capitão da Polícia Militar, foi preso em flagrante na tarde desta sexta-feira (31), no bairro de Cajazeiras, em Salvador. A prisão ocorreu por volta das 14h, em uma agência do Banco do Brasil, onde ele havia se apresentado como capitão Fausto e chefe do Serviço de Inteligência da PM. 
Na semana passada, ele esteve na agência bancária e retornou nesta sexta-feira. Desconfiado, o gerente chamou a polícia. Quando foi abordado pelo major César Bonfim, comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Cajazeiras), Alexandre afirmou que era parente de um oficial da PM e ainda disse que era "instrutor do curso de cabo do Morro do Águia", o Esquadrão Águia, que fica no Alto de Ondina. 
Após verificar que ele mentia e estava com carteiras de identidade e recibos de luz roubados, além de um Ford Fiesta cinza com placa policial (JSF 9548), a polícia constatou que se tratava de um estelionatário. Ele foi encaminhado para a 13ª Delegacia (Cajazeiras).

Turista alemão é baleado durante passeio na favela da Rocinha

O turista alemão Frank Benjamin, de 25 anos, foi baleado na tarde desta sexta-feira (31) quando visitava a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Por volta das 13h, ele e um amigo, também alemão, se depararam com um homem armado em uma escadariaCom medo, eles fugiram e foram perse-guidos pelo criminoso, que atirou contra Frank e fugiu. 

Ele foi atingido no tórax e no abdômen e socorrido por poli-ciais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) ao Hospital Municipal Miguel Couto. Segundo a assessoria do hospital, Frank foi operado e o estado de saúde dele é grave. O criminoso ainda não foi localizado.
Adão Iturrusgarai

Maracanã já deveria estar pronto, critica Parreira

Martín Fernandez
Sérgio Rangel

O coordenador-técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, afirmou nesta sexta-feira (31) ao jornal Folha de São Paulo que "o Maracanã já deveria estar pronto". O jogo entre Brasil e Inglaterra, que será realizado no estádio no domingo (02), chegou a ser suspenso pela Justiça. Seis horas depois, a liminar que cancelava a partida foi cassada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Foto de Vanderlei Almeida - AFP

"O Maracanã, a essa altura, já deveria estar pronto dentro e fora. A gente sabe que muita coisa precisa ser feita. Não era para estar assim, praticamente na véspera do início da competição", criticou Parreira.
Foto de Vanderlei Almeida - AFP

Para o coordenador-técnico da seleção, isso atrapalha a imagem do Brasil como sede da Copa das Confederações e do Mundial. Texto publicado originalmente em 31 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Homem mata ex-namorada e se mata em Itabuna

A estudante de ciências contábeis Adriana Souza Andrade, de 20 anos, foi morta a tiros pelo ex-namorado, o mototaxista Adriano José dos Santos, de 25 anos, que se suicidou. O crime aconteceu na manhã desta sexta-feira (31) dentro de uma clínica de psicanálise onde Adriana trabalhava, no bairro Zildolândia, em Itabuna (a 447 km de Salvador). 

Por volta das 11h, Adriano invadiu o Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos, na rua Manoel Fogueira, disparou dois tiros na cabeça da ex-namorada e se matou com um tiro na boca. Segundo a Polícia Militar, arma utilizada foi um revólver calibre 38. 

Uma amiga de Adriana disse à polícia que a estudante terminou o namoro na véspera do crime e que "Adriano era muito ciumento e não aceitava o término da relação". Ele era irmão do vereador Adilson José (PSL).
André Dahmer

Farmácia Sant'Anna é assaltada no Barbalho

Quatro bandidos assaltaram a Farmácia Sant'Ana no bairro do Barbalho, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (31). crime aconteceu por volta das 9h30, na rua Emídio dos Santos. 

Segundo 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Barbalho)os criminosos chegaram como se fossem clientes, renderam dois seguranças de uma transportadora que chegava para recolher os malotes de dinheiro, dois clientes e seis funcionários da farmácia e prenderam as vítimas em uma sala.

Em seguida, eles roubaram os malotes e fugiram. Do lado de fora, um outro integrante da quadrilha esperava os comparsas em um Honda Civic prata, que eles usaram na fuga. Uma testemunha disse à polícia que "foi muito rápido, durou uns cinco minutos".
Simanca

Confira a lista de países onde bebida alcoólica é proibida

Confira a lista feita pelo jornal britânico Telegraph, com países onde bebidas alcoólicas são proibidas:
1. Estados Unidos A famosa Lei Seca que proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 30 acabou há mais de 30 anos. No entanto, ainda existem cidades onde consumo e venda de álcool são punidos por lei. Cerca de metade das cidades do Mississippi, 83 no Alasca, quatro na Flórida e outras em estados como Texas, Arkansas, Alabama e Kentucky aplicam a lei.
2. Índia Em Gujarat, no leste da Índia, turistas devem comprar uma autorização para comprar bebidas alcoólicas, oferecida nos hotéis e no aeroporto de Ahmedabad, principal cidade do Estado. O álcool encontra-se totalmente banido nas ilhas Lakshasweep e nos Estados de Manipur, Mizoram e Nagaland, no norte do país.
3. Emirados Árabes Unidos - Estrangeiros podem consumir bebidas alcoólicas em bares e hotéis e comprá-las em alguns supermercados, desde que não as consumam em público. Já em Sharjah, bebidas alcoólicas são totalmente proibidas.
4. Brunei Situado na ilha de Bornéu, o pequeno estado de Brunei proíbe a venda de bebidas alcoólicas em seu território. No entanto, estrangeiros não-muçulmanos podem entrar com até dois litros de destilados ou 12 latas de cerveja a cada 48 horas, mas devem obter uma autorização para beber.
5. BangladeshPequeno estado da Ásia rodeado pela Índia e por Myanmar, Bangladesh reprime de maneira estrita a venda de álcool em seu território. Apenas alguns bares, restaurantes e hotéis servem drinques alcoólicos a seus visitantes estrangeiros.
6. Paquistão Visitantes estrangeiros não-muçulmanos podem encontrar bebidas alcoólicas legalmente em hotéis quatro e cinco estrelas nas principais cidades, como a capital Islamabad. No entanto, no país, existe um perigoso mercado clandestino de bebidas destiladas de maneira artesanal, que já foram apontadas como responsáveis de centenas de mortes.
7. Irã O Irã é um dos países mais severos do mundo na repressão às bebidas alcoólicas, chegando a condenar à pena de morte pessoas que forem flagradas bebendo repetidamente. Visitantes não-muçulmanos podem entrar no país com bebidas, sempre e quando estas forem consumidas em eventos particulares.
8. LíbiaNa Líbia, o álcool só pode ser comprado no mercado clandestino, muito perigoso pela péssima qualidade das bebidas. As penas para quem comercializa ou consume álcool são duras.
9. IêmenComo em muitos países muçulmanos, bebidas alcoólicas podem ser encontradas em alguns hotéis do Iêmen. Turistas não-muçulmanos podem entrar com álcool, sempre e quando as bebidas não forem consumidas em público.
10. KuwaitNo Kuwait, consumo e venda de bebidas alcoólicas são estritamente proibidos. Elas são encontradas apenas em algumas embaixadas, que as servem em seus eventos sociais. Texto publicado originalmente em 31 de maio de 2013, no portal Terra.

Médicos municipais entram em greve em Salvador

Após assembleia realizada na última terça-feira (28), os médicos da rede municipal de Salvador decidiram entrar em greve na próxima terça-feira (04). Segundo o Sindimed (Sindicato dos Médicos da Bahia), o atendimento será suspenso nas unidades de saúde, incluindo as Unidades de Pronto atendimento (UPA) e os Postos de Saúde da Família (PSF).
De acordo com o Sindimed, questões como atraso nos paga-mentos, baixos salários, falta de infraestrutura, melhorias das condições de trabalho e insegurança são tratadas com descaso pela prefeitura. 
Dentre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial de 20% e de 200% na gratificação, incorporação da gratificação ao salário, pagamento de insalubridade e periculosidade retroativos e ajuste da carga horária para 24 horas. 

Caso as reivindicações não sejam atendidas, os médicos estão dispostos a anunciar demissão coletiva, informou o sindicato. Segundo o Sindimed, haverá outra assembleia na próxima segunda-feira (03) para organizar a greve.

SP: Criminosos fazem arrastão em restaurante na zona sul

César Rosati 

Três homens armados fizeram um arrastão no restaurante Ruella, na noite desta quinta-feira (30), no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo. Segundo a Policia Militar (PM), o crime aconteceu por volta das 23h30, na rua João Cachoeira. Eles levaram pertences dos clientes e fugiram a pé. A ação durou cerca de cinco minutos, disse a PM. Até o momento não se sabe o paradeiro dos criminosos.
Danielle Dahoui, de 43 anos, proprietária do restaurante há 17, disse que antes de anunciarem o assalto, o trio rendeu três seguranças e dois motoristas que estavam na porta do estabelecimento. "Eles chegaram como se fossem clientes, porém, antes de entrar renderam os funcionários com uma arma. Eles foram obrigados a entrar, em fila, no salão e depois anunciaram o assalto com uma naturalidade incrível", disse ao jornal Folha de São Paulo.
No total, cerca de 80 clientes estavam no momento do assalto e 20 deles foram roubados. "Eles queriam, principalmente, celulares, relógios e dinheiro. Tudo foi muito rápido e um deles chegou a dizer 'vamos logo que aqui sempre passa polícia', ou seja, eles conheciam a região", explicou Danielle que é dona de outros seis restaurantes na região. 
O jornalista e apresentador do CQC da Band, Felipe Andreoli, estava no restaurante com a família e publicou o ocorrido em uma rede social. "Entraram dizendo que iam dar tiro em quem escondesse as coisas. É a segunda vez em 2 meses que alguém da minha família passa por isso no Bairro do Itaim. Não duvido que seja o mesmo grupo", disse em sua conta no Twitter. 
De acordo com Andreoli, a mesa onde sua família jantava estava no fundo do restaurante e deles os criminosos só roubaram um celular e uma joia. Ninguém ficou ferido. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial (Pinheiros). Na região há uma outra delegacia (15º DP) entretanto, o local estava fechado no momento do assalto. 
De acordo com Danielle Dahoui, a região é pouco patrulhada. "O Estado precisa olhar com mais critério para esta onda de crimes que está ocorrendo, pois a gastronomia é patrimônio da cidade. É preciso ampliar o efetivo para garantir a segurança. Não adianta colocarmos mais segurança privada, pois minha ordem sempre será a de não reagir".
O restaurante está equipado com sistema de vigilância por câmeras e as imagens do circuito interno serão cedidas à polícia para ajudar nas investigações. Por enquanto, segundo a Polícia Civil, o crime não tem relação com outros casos registrados em São Paulo. Texto publicado originalmente em 31 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Justiça revoga liminar que impedia jogo entre Brasil e Inglaterra no Maracanã

Foi revogada na noite desta quinta-feira (30) a liminar da juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda do Rio de Janeiro, que suspendia o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo (02), no Maracanã. Na liminar, impetrada pelo Ministério Público Estadual, os promotores alegaram "falta de segurança no estádio".
A juíza Gracia Cristina Moreira do Rosário, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), revogou a liminar depois da apresentação, pelo governo do Rio, do laudo da Polícia Militar que "comprova o cumprimento de todas as regras de segurança no estádio".
Em nota, o governo do Estado afirma que o laudo não havia sido entregue à Suderj devido a "falha burocrática". Ainda segundo a nota, o jogo entre Brasil e Inglaterra está "confirmado para o dia com as plenas condições de segurança atestadas".