segunda-feira, 27 de maio de 2013

PF realiza operação contra desvios de recursos públicos em MG, BA e ES

Cem policiais federais participam de uma operação nesta segunda-feira (27) para desarticular uma organização criminosa que fraudava licitações e desviava recursos públicos em cidades da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo a Polícia Federal (PF), servidores públicos atestavam a conclusão de obras públicas que não eram fiscalizadas e estavam incompletas ou sequer haviam sido iniciadas. 

As pessoas investigadas pela Operação Sertão-Vereda emitiam notas fiscais frias sobre serviços não executados ou execu-tados em desacordo com as especificações do projeto. As verbas desviadas dos contratos de construção civil, pavi-mentação de vias públicas, manutenção de estradas e locação de máquinas para a limpeza urbana eram aplicadas em bens móveis e imóveis, em outros Estados brasileiros, que eram colocados em nome de empresários e de "laranjas", ligados aos membros da organização criminosa. 

As apurações apontam um desvio que pode superar a quantia de R$ 5 milhões. De acordo com a PF, participam do esquema empresários, servidores públicos e agentes políticos que atuavam nas cidades de Januária e Itacarambi, em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, na Bahia; e Guarapari, no Espírito Santo.
A PF está cumprindo dez mandados de busca e apreensão, 21 de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 14 mandados de prisão. Os nomes dos acusados não foram divulgados. Eles responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se forem condenados, as penas máximas podem ultrapassar 30 anos.

Brasileira é presa com LSD e ecstasy no aeroporto de Salvador

Uma brasileira de 26 anos foi presa na tarde deste sábado (25) no Aeroporto Internacional de Salvador, com 25 mil micropontos de LSD, cinco mil comprimidos de ecstasy, 35 kg de haxixe, 2 kg de maconha e 1 kg de óleo de haxixe, segundo a Polícia Federal (PF). A droga foi encontrada em sua bagagem quando passava no sistema de raio-x do aeroporto. 
O nome da mulher não foi divulgado. De acordo com a PF, ela desembarcou em Salvador em um voo que saiu de Madri, na Espanha. As drogas estavam dentro de uma mala, envoltas em folhas de papel carbono e plástico. 

A polícia suspeita de uma rede de tráfico com ramificações no Brasil. A mulher foi presa em flagrante por suspeita de tráfico internacional de drogas. Se for condenada, a pena varia de cinco a 15 anos de reclusão.

Suspeito de envolvimento na morte de guitarrista do Detonautas é preso no RJ

A Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu na madrugada desta segunda-feira (27) Peterson Oliveira da Costa, de 25 anos, um dos suspeitos de envolvimento no assassinato, em 2006, do guitarrista Rodrigo Netto, o Nettinho, da banda Detonautas. 

Peterson estava em uma festa quando foi preso por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Mangueira, na rua Visconde de Niterói. Peterson era foragido da Justiça. Ele havia sido preso em agosto de 2006 e fugiu durante um indulto de Natal. 
Rodrigo Netto era guitarrista da banda Detonautas Roque Clube e tinha 29 anos quando ocorreu o crime. O músico foi morto após uma tentativa de assalto na avenida Marechal Rondon, no Rocha (zona norte do Rio). 
Ele estava acompanhado de seu irmão, Rafael Netto, e de sua avó, Eliana de Andrade da Silva Netto, quando quatro criminosos tentaram roubá-lo. Nettinho tentou fugir e os assaltantes atiraram contra o seu carro. O guitarrista morreu após ser atingido na axila esquerda por uma bala que atravessou seu peito. Texto publicado originalmente em 27 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Assalto em pizzaria termina com policial e assaltante mortos em Santo Amaro

O policial militar Valmir do Carmo Espírito Santo, de 35 anos, que estava de folga, e um assaltante ainda não identificado, morreram na noite deste domingo (16) após tiroteio durante uma tentativa de assalto a uma pizzaria na rua Conselheiro Paranhos, em Santo Amaro da Purificação (a 83 km de Salvador). 

O policial jantava com a mulher, Raulina de Jesus Espírito Santo, de 32 anos, quando cinco assaltantes invadiram a Parma Pizza por volta das 20h e renderam seis funcionários e 18 clientes. Segundo a 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Santo Amaro), os criminosos prenderam as vítimas na cozinha e um deles percebeu que Valmir era policial. 

Ele foi agredido pelos bandidos e reagiu com um tiro, que matou um dos assaltantes. Um outro criminoso atirou contra Valmir. Ele morreu no local. A mulher dele e outras duas pessoas foram baleadas e estão internadas no HGE (Hospital Geral do Estado). O estado de saúde delas é grave. 

Testemunhas disseram à polícia que o bando fugiu em um Renault Sandero branco. Valmir era lotado na 10ª CIPM (Candeias) e trabalhava no pelotão de São francisco do Conde.

Nova camisa da seleção brasileira de futebol é preta

Sérgio Rangel 

Às vésperas da abertura da Copa das Confederações, a Nike decidiu mexer no uniforme da seleção brasileira de futebol. A nova camisa número 3 do time não terá mais o símbolo da CBF no peito. No lugar, estará estampada a constelação Cruzeiro do Sul. O símbolo da entidade com as cinco estrelas referentes às Copas conquistadas ficará na manga esquerda. O da empresa está na outra manga.


A nova camisa terá lançamento mundial amanhã (28). Assim como a primeira versão da camisa número 3, o novo modelo será preto. "O design, inspirado nos uniformes da seleção dos anos 50, foi pensado especialmente para o consumidor que quiser usá-la no dia a dia ou até curtir uma balada", diz Adolfo Lopez, gerente de desenvolvimento de produto da Nike do Brasil.
O uniforme número 3 não será usado pelos jogadores na Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15. O estatuto da CBF permite só que os atletas vistam nos gramados uniforme com as cores da bandeira nacional. Em 2004, a Nike fez uma camisa branca para a seleção, que foi usada somente no amistoso comemorativo do centenário da Fifa, em Paris.
O uniforme especial foi inspirado na roupa usada em 1914, na primeira partida oficial da seleção, contra o time inglês do Exeter City, no Rio. Desde 1996 vestindo o time brasileiro, a multinacional é a mais antiga patrocinadora da CBF e responsável pelo maior contrato. Em 2012, pagou R$ 61 milhões para os cofres da entidade, segundo o balanço do primeiro ano da gestão do presidente José Maria Marin. 
Amanhã, os convocados por Luiz Felipe Scolari se apresentam no Rio. No próximo domingo, a equipe fará o primeiro amistoso no Maracanã, contra a Inglaterra. No dia 9, enfrenta a França, em Porto Alegre. O Brasil estreia no torneio no dia 15, em Brasília, contra o Japão. Texto publicado originalmente em 27 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo.

Corpo de PM morto em tentativa de assalto é enterrado em Saubara

O corpo do soldado Valmir do Carmo Espírito Santo, de 35 anos, foi enterrado na tarde desta segunda-feira (27) em Saubara (a 94 km de Salvador). Ele foi assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto a uma pizzaria em Santo Amaro da Purificação (a 112 km da capital baiana), na noite deste domingo (26). 
O policial estava de folga no dia do crime e jantava com a mulher, quando cinco criminosos invadiram o local, mataram Valmir e deixaram três pessoas feridas. Uma das vítimas é a mulher do policial. A tentativa de assalto também deixou um criminoso morto. 
O corpo do de Valmir foi velado no Cemitério de Saubara, onde o enterro aconteceu às 17h. Ele foi homenageado com uma salva de tiros pela corporação. Os outros quatro criminosos conseguiram fugir.