quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cisne mata homem afogado em Chicago (EUA)

O americano Anthony Hensley, de 37 anos, foi morto neste sábado (14) depois de ter sido atacado por um cisne. De acordo com testemunhas, ele remava com seu caiaque no lago de um complexo residencial em Des Plaines, perto de Chicago (EUA), quando a ave se lançou contra ele.
A ave pesa cerca de 12 kg e consegue atingir uma velocidade de 80 km por hora. Além de derrubar Hensley de seu caiaque, o cisne impediu que ele chegasse à borda, provocando assim o afogamento do homem.
O xerife do condado de Cook, Tom Dart, disse que a investigação concluiu que foi o cisne mesmo o responsável pela morte de Hensley.
O ornitólogo britânico Chris Perrins, que trabalhava para a Coroa Britânica, disse que "essa espécie de cisne, o chamado cisne-mudo, fica bastante agressivo nesta época do ano porque é quando eles estão fazendo ninho em que os ovos de sua família serão chocados".
Segundo a polícia, Anthony Hensley trabalhava para a empresa que trouxe os cisnes para o lago para que eles afugentassem os gansos selvagens.

Plano de Saúde responde objetivamente por erro médico

O último informativo do STJ veio recheado de importantes julgados para concurso ou para a vida profissional. No site de Pablo Stolze, em sua página central, o Juiz de Direito e professor fez breves comentários acerca de três desses julgados.
Veja a importância dos temas:
a) Operadora de Plano de Saúde responde objetivamente pelo erro do médico credenciado
b) O STJ não aceita uniões estáveis paralelas
c) Cônjuge que administrou patrimônio comum tem de prestar contas
Confira aqui

Bandidos assaltam caixa eletrônico em Anguera (BA)

Cerca de cinco homens armados roubaram um caixa eletrônico instalado em uma agência do Banco do Brasil no município de Anguera (a 146 km de Salvador), na madrugada desta quarta-feira (18).
Os bandidos arrombaram o caixa com um maçarico, roubaram o dinheiro e fugiram. Segundo a polícia, o banco não possui câmeras de segurança, mas as imagens das câmeras dos estabelecimentos comerciais próximos do banco serão analisadas pela polícia.
Ninguém foi preso até o momento. A polícia não soube informar a quantia roubada. Um funcionário do banco que não quis se identificar, informou que essa não foi a primeira vez em que criminosos assaltam o caixa eletrônico do município.

A foto que venceu o prêmio Pulitzer

"Foi talvez a foto mais difícil que já fiz", disse o fotógrafo afegão Massoud Hossaini, autor da imagem vencedora do prêmio Pulitzer 2012, em entrevista à BBC. O fotógrafo da agência de notícias francesa France Presse (AFP) venceu a competição na categoria de melhor imagem de notícia urgente ao registrar o choro de Taraneh Akbari, depois de um ataque suicida em um templo lotado em Cabul, capital do Afeganistão.
Apesar do reconhecimento de seu trabalho, Hossaini disse à BBC que tenta não olhar novamente as fotos que fez no dia 06 de dezembro durante as cerimônias do feriado religioso de Ashura, em que registrou a reação da menina.
"Desde então, tenho feito de tudo para não voltar (a olhar) aquelas fotos que tirei naquele dia. Todas as vezes que penso naquela garota assustada, vestida de verde, chamada Taraneh, sou dominado pelo medo de novo", afirmou o fotógrafo.
Taraneh atualmente tem 11 anos e contou que "quando consegui ficar de pé, vi que todos estavam em volta, no chão, muito ensanguentados. Eu fiquei muito, muito assustada." "Sei que, quem quer que veja esta foto, vai pensar no fotógrafo, mas espero que eles não se esqueçam da dor do povo afegão", disse Hossaini.
O fotógrafo conta que no dia do evento, "estava tão perto da explosão que fiquei ferido. Meu braço esquerdo ficou ferido. Toda a minha concentração foi para tentar capturar o momento. Então eu vi um monte de roupas coloridas e uma menininha, que eu tinha visto antes da explosão. Ela estava gritando em meio ao medo e ao caos. Ela estava cercada de corpos ensanguentados da família dela e amigos", disse. Mais de 70 pessoas foram mortas na explosão, que coincidiu com o festival muçulmano xiita Ashura e foi o mais grave ataque suicida em Cabul em 2011.
Insurgentes
O comitê do Pulitzer disse que a imagem feita por Hossaini é "dolorosa". O Pulitzer começou a ser distribuído em 1917 e premia os melhores trabalhos de jornalismo e artes. A família de Hossaini deixou o Afeganistão ainda na década de 1980, durante a invasão soviética, e foi viver no Irã.
O fotógrafo voltou ao seu país apenas em 2002, depois da derrubada do Taleban, onde começou a trabalhar em um centro cultural financiado pelo fotógrafo da National Geographic Reza Deghati.
Hossaini trabalha para a AFP desde 2007 e, desde então, tem registrado a luta contra os insurgentes do Taleban no Afeganistão, desde ataques suicidas e combates na capital até reportagens junto com militares da Otan que estão no país.

Ex-baixista do Asa de Águia entra na Justiça contra empresa DurvalLelys; pede 10 milhões

O músico Levi Pereira, ex-baixista e co-fundador do Asa de Águia, entrou na Justiça contra a empresa Duma, do vocalista Durval Lelys. Levi Pereira pede uma indenização de R$ 10 milhões, segundo o advogado Valton Pessoa, que representa a Duma.
O músico alega ter sido obrigado a abrir empresas de fachada para receber cachê como pessoa jurídica, sem férias, gratificações, FGTS e INSS. Ele se desligou da banda em 2011, depois de 24 anos de parceria.
Levi Pereira diz ainda que teve perda auditiva. A defesa de Durval Lelys afirma que pagou R$ 800 mil para o baixista não ir à Justiça, e que ele agora descumpre o acordo. Diz também que Levi Pereira não era empregado - não cumpria horário e podia se recusar a participar de shows.

Marido é suspeito de matar mulher e filha a facadas em Maragogipe (BA)

A dona de casa Rita de Cássia Medina da Silva, de 43 anos, e sua filha Priscila Antônia Medina da Silva, de 21 anos, foram mortas a facadas na madrugada desta quarta-feira (18) no município de Maragogipe (a 130 km de Salvador). O suspeito pelas mortes é o marido de Rita de Cássia e pai de Priscila, o comerciário Emanuel Messias da Silva, de 47 anos.
Vizinhos do casal chamaram a polícia depois de ouvir gritos na casa. Mãe e filha estavam caídas na sala da casa quando policiais militares chegaram. Rita de Cássia já estava morta, com mais de dez facadas em várias partes do corpo. Priscila foi encontrada com vida pelos PMs e levada para o Hospital Municipal de Maragogipe, mas não resistiu aos ferimentos.
Vizinhos disseram à polícia que Emanuel Messias teria discutido com a filha minutos antes do crime. Para o delegado Adeilton Raimundo Pereira, responsável pelo caso, tudo indica que foi Emanuel quem cometeu os assassinatos. Segundo ele, Priscila foi esfaqueada durante a discussão. Em seguida, de acordo com o delegado, Rita de Cássia tentou defender a filha, e foi morta por Emanuel.
Emanuel fugiu pelos fundos da casa, segundo a polícia. Ele continua foragido e, caso seja provado que é o assassino, será indiciado por duplo homicídio.