sábado, 4 de agosto de 2012

Mãe de músico da banda Falamansa é morta; irmão é suspeito

Ana Canônico, de 60 anos, mãe do percussionista André Canônico, conhecido como Dézinho, da banda de forró Falamansa, foi morta na tarde desta sexta-feira (03), no Jardim São Luiz (zona sul de São Paulo), no condomínio Riviera Paulista. Segundo a polícia, Mauro Canônico, de 37 anos, irmão de André, foi preso em flagrante sob suspeita de ter cometido o crime.
Segundo o sargento Nelson José de Brito, do 1º Batalhão da Polícia Militar (PM), o suspeito sofre de esquizofrenia e teria cometido o crime porque deixou de tomar um dos remédios que precisa. A polícia informou que, ao chegar no local, por volta das 14h, o pai do suspeito estava na casa onde ocorreu o crime, mas não quis falar sobre o assunto. Segundo o sargento Brito, ele estava "transtornado".
A PM afirma que o suspeito confessou o crime, e que o corpo de Ana Canônico tinha um ferimento no pescoço que pode ter sido causado por um objeto pontiagudo. O caso foi registrado na central de flagrantes do 101º DP (Jardim das Imbuias). Texto publicado originalmente em 04 de agosto de 2012, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Greve de professores na Bahia chega ao fim depois de 115 dias

Os professores da rede pública da Bahia decidiram ontem (03) terminar a greve, que durou 115 dias. A rotina de aulas será retomada a partir de segunda-feira (06), quando deverá ser organizado o calendário de reposição dos dias letivos perdidos.
A vice-coordenadora da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), Marilene Betros, disse que a categoria não está satisfeita com o reajuste salarial oferecido pelo governo do Estado, mas decidiu retornar ao trabalho em respeito a alunos e professores.
"Compreendemos que é o momento de termos respeito aos nossos estudantes e colegas de trabalho, que não podem mais ser prejudicados." A categoria decidiu aceitar uma contraproposta do governo: readmissão dos docentes demitidos durante a greve, devolução dos salários suspensos, retomada dos repasses sindicais e retirada dos processos na Justiça.
O governo manteve a proposta salarial com 7% de aumento em novembro de 2012 e outros 7% em março de 2013, além do reajuste anual dado aos servidores (entre 6,5% e 11,5%). Os docentes queriam 22,22% ainda neste ano.
Em nota, a Secretaria da Educação classificou como "muito positiva" a suspensão da greve e solicitou que diretores se unam às unidades de ensino para ajustar o calendário de reposição.
Neste semestre, as aulas serão repostas aos sábados. Também deve haver reposição de aulas em janeiro e fevereiro.