quinta-feira, 12 de abril de 2012

Professores da rede estadual da Bahia entram em greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual da Bahia decretaram na manhã desta quarta-feira (11) greve por tempo indeterminado. Eles cobram do governador Jaques Wagner (PT) o pagamento a todos os 40 mil professores, do piso nacional da categoria (R$ 1.451), equivalente a um reajuste de 22,22%.
Mais de 1 milhão de estudantes estão matriculados nas 1.476 escolas estaduais da Bahia.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Luciano Cerqueira, informou que a adesão à greve é de 90% da categoria. "O reajuste igual no mesmo percentual do piso nacional para toda a categoria foi acertado num acordo em novembro do ano passado. Estamos negociando desde fevereiro, mas o governo não cumpriu", disse Cerqueira.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que "todos os professores da rede estadual de ensino receberão o piso nacional estabelecido em lei".

Ladrão entra no campus Iguatemi da Unifacs e furta estudantes

Uma escolha Severina

Nova lei de cibersegurança é acusada de ser continuação da Sopa

STF vota a favor do aborto de anencéfalos

Por oito votos a dois, o STF (Supremo Tribunal Federal) votou nesta quinta-feira (12) a favor da descriminalização do aborto de fetos anencéfalos (sem cérebro ou sem parte dele). O julgamento foi interrompido na noite de ontem e retomado hoje às 14h30.
Com a decisão, as mulheres têm o direito de interromper a gravidez deses fetos. A decisão não vale para o aborto no caso de outras anomalias.
Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso votaram contra.

Dois bandidos morrem após troca de tiros com a PM em Amélia Rodrigues (BA)

Foto: Jorge Cordeiro
Uma operação deflagrada na madrugada desta quinta-feira (12), na rua Monteiro, conhecida como Rua da Palha, considerada a mais violenta de Amélia Rodrigues (a 84 km de Salvador), mobilizou cerca de 40 policiais do 2º Pelotão da Polícia Militar – Amélia Rodrigues.
A operação, comandada por Tenente Jorge Cordeiro, começou por volta das 3h de hoje e durou até as 7h. Durante a ação, José Luiz dos Santos, de 25 anos, e Ailton Assis Santana, de 27 anos, apontados pela polícia como assaltantes e traficantes de drogas e armas, morreram após tiroteio com os policiais.
De acordo com a PM, quando os dois homens perceberam a chegada dos policiais, dispararam contra os PMs e tentaram fugir, dando início o tiroteio. Em seguida, eles foram baleados e chegaram a ser socorridos no hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos.
Durante a ação foram apreendidos celulares e chips roubados, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 mm, munições, maconha, cocaína, crack, uma balança de precisão (utilizada para pesar drogas) e dinheiro.
A partir de 2009, com a chegada do Tenente Cordeiro ao município, a Polícia Militar de Amélia Rodrigues conseguiu reduzir significativamente o número de homicídios e o tráfico de drogas na região.