quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nadador Glauber Silva é suspenso por doping e está fora das Olimpíadas de Londres

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou hoje (27) que o nadador brasileiro Glauber Silva está fora das Olimpíadas de Londres, por ter sido flagrado no exame antidoping realizado em maio, durante a competição Tentativa Olímpica.
O nadador, que estava classificado nos 100m borboleta, apresentou alto nível de testosterona, segundo a CBDA. O Painel de Controle de Doping da CBDA informou que Glauber Silva terá que cumprir suspensão de dois anos "por se tratar de anabólico esteróide endógeno". Todos os resultados obtidos por Glauber durante a Tentativa Olímpica foram anulados, informou a CBDA.

Remuneração de servidores federais já está disponível no Portal da Transparência

O Governo Federal disponibiliza, a partir das 20 horas de hoje (27), no Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), as informações sobre a remuneração dos servidores do Poder Executivo Federal. A divulgação hoje se antecipa ao prazo previsto na Portaria Interministerial 233, que regulamenta o assunto e estabelece o dia 30/06 como limite para a publicação desse tipo de informação.
Para consultar a remuneração, o interessado deverá acessar o Portal da Transparência e clicar na aba "Servidores". A primeira carga de dados traz informações sobre remuneração referente ao mês de maio. A partir daí, os dados serão atualizados mensalmente.
Os dados divulgados referem-se a informações contidas nas fichas financeiras dos servidores ativos do Poder Executivo Federal (administração direta, autárquica e fundacional), disponibilizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, extraídas do sistema Siape, e pelo Banco Central do Brasil, que tem sistema próprio.
A consulta discriminará os itens que compõem a remuneração do servidor ou agente público, identificando os valores correspondentes a cada um. Serão informados a remuneração básica, que é composta pela soma das parcelas remuneratórias correspondentes ao cargo efetivo, função ou cargo comissionado; o abate teto (quando houver); a remuneração eventual (gratificação natalina, férias e outros); as deduções obrigatórias (imposto de renda retido na fonte e previdência oficial); e jetons (quando houver).
Descontos de caráter pessoal, incidentes sobre a remuneração, como pagamento de pensões e de empréstimos consignados, não serão exibidos por serem considerados informações de natureza privada e, por isso, estarem protegidos de divulgação, de acordo com a Lei de Acesso à Informação.
O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, considera "a divulgação da remuneração dos servidores, e, sobretudo, das autoridades de nível mais elevado, um passo importante para a consolidação e o aprofundamento da cultura da transparência na administração pública brasileira". Segundo ele, "a Presidenta Dilma Roussef, ao decidir incluir no decreto regulamentador da Lei de Acesso esse dispositivo, determinando a divulgação individualizada das remunerações dos Ministros, Secretários-Executivos, Secretários Nacionais, e da sua própria, dá mais uma demonstração clara de que vivemos uma nova etapa na ética pública e no respeito aos cidadãos".
Além da consulta publicada hoje, serão divulgadas também, nos próximos meses, informações referentes à remuneração do pessoal militar das Forças Armadas. O prazo para publicação dessas informações é 30 de julho. Já os valores referentes a verbas indenizatórias (como auxílio alimentação e auxílio creche), tanto de civis quanto de militares, deverão estar publicados no Portal da Transparência até o dia 30 de agosto. Texto publicado originalmente em 27 de junho de 2012, no site da Controladoria-Geral da União.

Polícia destrói 400 pés de maconha no município de Glória (BA)

A Polícia Civil da Bahia informou hoje (27) que destruiu o plantio de 400 pés de maconha em um terreno no município de Glória (a 405 km de Salvador), na tarde desta terça-feira (26). De acordo com o delegado titular, Marco Antônio de Jesus, o responsável pelo plantio da droga é José Araújo Silva, de 38 anos.
Os policiais chegaram ao local da plantação por meio de uma denúncia anônima. Segundo a polícia, José Araújo foi preso em flagrante e indiciado por tráfico de drogas. Na casa dele, a polícia apreendeu sementes de maconha. O delegado informou que José Araújo havia sido preso pela polícia de São Paulo por roubo e porte ilegal de arma, foi condenado a dez anos de prisão e cumpriu quatro anos da pena.
José Araújo está preso na delegacia do município, à disposição da Justiça. Uma amostra da droga foi encaminhada ao DPT (Departamento de Polícia Técnica), segundo a polícia.

Pai de santo que prometia pessoa amada em três horas vai responder por estelionato e extorsão

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta semana o pai de santo Edmar dos Santos Araújo, de 23 anos, conhecido como Pai Bruno da Pombagira, que prometia "trazer a pessoa amada em três horas", segundo panfletos publicitários que circulavam com a imagem do religioso. Ele atuava na Baixada Fluminense do Rio e será indiciado por estelionato, extorsão e formação de quadrilha, segundo a polícia.
Araújo foi preso após investigações da 14ª DP (Leblon), que recebeu mais de 20 denúncias de pessoas que se sentiram enganadas pelas promessas do religioso. Agentes da Polícia Civil descobriram que Pai Bruno estava cobrando R$ 1.000 de uma vítima mediante ameaça de morte.
Além do religioso, foram presos Alex Alberto de Souza, que exercia a função de motoboy, e as irmãs Viviante Souza e Luciana Duarte Reis. Ambas são acusadas de intermediar por telefone o contato com as vítimas, e responderão pelos mesmos crimes.
Segundo denúncia do Ministério Público (MP) protocolada na 27ª Vara Criminal, os criminosos atuavam de forma organizada, e cada um tinha uma função específica. Quando as vítimas reclamavam do não cumprimento das promessas do religioso, eram ameaçadas por telefone e obrigadas a pagar quantias além dos supostos serviços prestados. O motoboy era o responsável por receber o dinheiro da extorsão. Um policial militar ainda não identificado também fazia parte do esquema, segundo a polícia. Todos os acusados negaram os crimes.
Ainda segundo a polícia, o indiciamento nada tem a ver com a questão religiosa, e sim com a prática de extorsão, já que vários clientes foram ameaçados pelos membros da quadrilha. Texto publicado originalmente em 27 de junho de 2012, no portal UOL.

Mortes sem direção

Foto de Almiro Lopes
Bruno Wendel
Anderson Sotero
A indignação da família do estudante Jeferson Oliveira Silva, de 10 anos, morto após ser atropelado no domingo (24) por uma mulher que aprendia a dirigir, tem a ver com a impunidade. Há três dias, eles perderam o garoto que comemorava o São João na frente do prédio em que morava com a mãe, em Mirantes de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A impunidade em casos de atropelamento é comum. O Correio da Bahia fez um levantamento de casos de mortes violentas no trânsito nos últimos três anos e verificou com as delegacias responsáveis o andamento dos inquéritos policiais. Dos 10 casos levantados, apenas um já foi julgado - com absolvição do motorista.
A maioria dos acusados responde em liberdade e há alguns casos que nem foram localizados pelos policiais. O delegado Antônio Carlos Santos, titular da 5ª Delegacia de Polícia, em Periperi, explica que a Justiça normalmente não enquadra esses acidentes como homicídio doloso - quando há intenção de matar.
"Os tribunais superiores entendem que não há dolo, e sim culpa, que a pessoa não sai com a intenção de matar. A lei entende que existe a negligência e a imprudência, mas na maioria dos casos a pessoa bebe, mas não tem intenção de matar", explica.
Nos casos de homicídio culposo (sem intenção de matar), o acusado tem o direito de responder em liberdade. E é o que acaba acontecendo na maioria dos casos de acidentes de trânsito. O advogado criminalista Vivaldo Amaral alerta, no entanto, que é importante que a Justiça verifique com atenção cada caso.
"Estar na direção do veículo é um crime culposo? Não. Tem que analisar uma série de características. O motorista usou bebida alcoólica? Estava com a velocidade compatível com a via? Tinha carteira de habilitação?", diz Amaral. Ele aponta o escasso número de policiais e delegados, frente à grande quantidade de processos como uma das possíveis razões para a demora na conclusão dos inquéritos.
"São problemas estruturais. Há poucos policiais para muito trabalho nas delegacias. Já passou da hora de o Subúrbio Ferroviário, por exemplo, ter mais de três delegacias. Isso acarreta uma demora na finalização dos inquéritos", diz. Texto publicado originalmente em 27 de junho de 2012, no jornal Correio da Bahia, Caderno Mais.

São Paulo tem a terceira chacina em 4 dias

André Caramante
Quatro jovens, com idades entre 16 e 20 anos, foram as vítimas da terceira chacina registrada nos últimos quatro dias em São Paulo. Hederton José Cunha, de 16 anos, Raimonde Anunciação Batista, de 20 anos, Estevam Marine de Campos e Denis Silva Aparecido, ambos de 19 anos, foram mortos a tiros, por volta das 20h30 de anteontem (25), no Jardim Antonio Picosse, periferia da cidade de Poá, área leste da região metropolitana.
Os assassinatos em Poá foram a quinta chacina em 2012 na Grande São Paulo. As três chacinas nos últimos quatro dias ocorreram no mesmo período em que PMs têm sido mortos em crimes com características de encomendados.
Em apenas 11 dias deste mês (de 13 a 23) foram seis PMs mortos fora do horário de trabalho. Nove ônibus também foram queimados em 13 dias. Por conta das mortes dos policiais, os cerca de 100 mil PMs de São Paulo estão em estado de alerta geral.
Para o delegado Marcos Carneiro Lima, chefe da Polícia Civil de São Paulo, as três chacinas dos últimos quatro dias "são crimes atípicos e têm total atenção da polícia no momento". A polícia investiga se as mortes dos seis PMs são uma retaliação do grupo criminoso PCC (Primeiro Comando da Capital) à operação da Rota que deixou seis mortos em maio, e à transferência de um dos chefes da quadrilha para um presídio com normas mais rígidas.
Até a conclusão desta edição, o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) não dava detalhes sobre a chacina em Poá. A única informação era a de que "tiros foram ouvidos, a PM foi chamada, localizou as vítimas caídas e as levou para o hospital, onde morreram".
O delegado Jorge Carrasco, chefe do DHPP, foi procurado ontem, mas disse apenas que continua investigando os casos. No domingo passado, Carrasco assumiu que uma das chacinas investigadas, ocorrida na sexta-feira (22) à noite no Capão Redondo e com três mortos, pode ter sido uma retaliação por conta da morte do policial militar Paulo César Lopes Carvalho, de 40 anos. Ele foi morto um dia antes da chacina, em um mercado a 4 km do bar onde os três homens foram atacados.
Em apenas quatro horas de anteontem, das 20h às 24h, outras seis pessoas foram mortas na Grande São Paulo. Foram quatro na zona sul; uma na zona leste e uma outra também em Poá. Texto publicado originalmente em 27 de junho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano.

Simões Filho (BA) é a cidade mais violenta do país

A cidade baiana de Simões Filho (a 31 km de Salvador), com 118 mil habitantes, é apontada como a mais violenta do Brasil, de acordo com o Mapa da Violência 2012, publicado em dezembro do ano passado pelo Instituto Sangari. Os dados do Sangari são obtidos pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
De acordo com o relatório, que registra os óbitos de todo o país, Simões Filho apresenta taxa de 146,4 homicídios por 100 mil habitantes, liderando o ranking das mais violentas do país. Segundo o delegado Antonio Fernando Soares do Carmo, titular da 22ª Delegacia (Simões Filho), a maioria dos homicídios está relacionada com o tráfico de drogas na região.
A Polícia Militar e a SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia acreditam que o alto índice de homicídios registrados em Simões Filho ocorre porque a cidade se tornou local de "desova" de crimes praticados em toda a região metropolitana de Salvador.