segunda-feira, 7 de março de 2011

Polícia suspeita de bomba no circuito do Carnaval, mas laudo do DPT descarta

Foto de Francisco Carlos, Agência Haack
Um artefato suspeito de ser explosivo foi encontrado sob o posto elevado da Polícia Militar da Bahia, localizado na Piedade, próximo ao circuito Osmar (Campo Grande), por volta de 23h desta segunda-feira (07). De acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), o local foi isolado para os trabalhos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que iniciou a perícia do material por volta da 1h desta terça-feira (08).
Como ocorre em casos de suspeita de bomba, o local foi isolado e o material detonado no local pelo Comando de Operações Especiais (COE). Por conta disso, o desfile do bloco Ilê Aiyê foi interrompido por cerca de duas horas, e alguns ambulantes foram impedidos de retornar ao local no mesmo período.
Laudo - O Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou hoje à tarde que o laudo da perícia realizada no artefato descarta que era uma bomba. Após a análise do material, o DPT constatou que o artefato ter componentes internos similares aos de uma bomba, mas não haveria explosão, já que o equipamento não possuía detonador.
Apesar da conclusão do laudo, o DPT informou que o material vai passar por uma análise química, para que sejam identificadas as propriedades dos componentes internos. Um inquérito policial já foi aberto para investigar os responsáveis pela fabricação do material, segundo informações da polícia.

Balanço mostra apenas 22 armas apreendidas no Carnaval

A Guarda Municipal do Salvador divulgou neste domingo (06) um balanço das apreensões de armas feitas desde o início das operações para conter a onda de violência no Carnaval - do dia 03 até esta segunda-feira (07). A polícia constata que é grande o número de pessoas transitando com armas nos três circuitos da folia, mas apenas 22 foram apreendidas.
O superintendente de segurança urbana e prevenção à violência, coronel Sergio Raykil, informou que 633 agentes de segurança do município atuam em todo o circuito da festa, auxiliando diversos órgãos municipais e estaduais - Polícias Civil e Militar, Juizado de Menores, Coelba e Embasa, entre outros.
Nas ações em conjunto com outros órgãos, a Guarda Municipal apreendeu 14 facões, três facas e cinco martelos. O material recolhido estava em poder de foliões e comerciantes, segundo informações do comandante do Grupamento de Operações com Cães (GOC), Ubirajara Azevedo.

Alimentos estragados em camarotes e trios em Salvador

Equipes da Vigilância Sanitária de Salvador apreenderam alimentos estragados e maquiagens vencidas em mais de 3.400 inspeções nos camarotes, trios, carros de apoio e estabelecimentos comerciais do Carnaval durante inspeção iniciada na quinta-feira (03) nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina), mas o nome dos camarotes e estabelecimentos não foi revelado. Os motivos são acondicionamento inadequado, validade vencida, refrigeração, falta de registro e identificação dos produtos.
Entre as apreensões realizadas, estão 46 quilos de calabresa processada (apreendidos nos camarotes do circuito Dodô), 765 gramas de salsicha, sete litros de leite, seis quilos de molho rosé, 281 unidades de quibe cru, 2.360 gramas de linguiça calabresa, três quilos de milho verde em conserva e 196 bolinhos de queijo com validade expirada há mais de um ano, 20 quilos de gelo acondicionados em sacos de lixo e 19 itens de cosméticos fabricados em 2003.
Foram descartados 61 hambúrgueres e 80 kg de camarão sem identificação e fora de refrigeração, 272 unidades de pizza impróprias para consumo, 18 sobremesas e coquetéis de frutas, além de uma lata de creme de leite enferrujada.
A subcoordenadora da Vigilância Sanitária de Salvador, Karina Queiroz, informou que a fiscalização continuará até o final do Carnaval. Segundo ela, ainda não há registro de pessoas contaminadas pelos produtos. "Fizemos a apreensão, e a assessoria jurídica vai avaliar a situação de cada camarote e emitir uma penalidade logo após o fim do Carnaval", afirma.
Além dos produtos impróprios para uso, a Vigilância Sanitária contabilizou 250 mil litros de urina e dejetos descartados de forma indevida, provenientes dos trios, carros de apoio, bueiros e buracos dos circuitos da folia.

Camaleão encerra sua folia no Carnaval da Barra

Ao som de "Chorarei amor", o Chiclete com banana se apresentou hoje no seu segundo e último dia no circuito Dodô (Barra-Ondina), já que o bloco encerra o Carnaval nesta terça-feira (08) no circuito Osmar (Campo Grande). Mas a banda volta ao circuito Dodô na madrugada de quarta-feira para conduzir o bloco Voa voa.

Casal morre atropelado em Humildes

José de Oliveira Santana, de 69 anos, e Valnísia Ferreira dos Santos, de 47 anos, morreram atropelados no final da tarde deste domingo (06), na BR-324, altura de Humildes, distrito de Feira de Santana (a 109 km de Salvador).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o casal estava em uma moto Bis, placa JQR-7154, quando foi atingido por um o Vectra prata, placa MQQ-7629, da cidade de Vila Velha (ES). O casal teve ferimentos graves no crânio e na face e morreu no local, segundo informações da PRF. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O motorista do Vectra, que ainda não foi identificado, fugiu. A Via Bahia, concessionária que administra a rodovia, informou que não houve registro de lentidão no local.

Sobe o número de atendimentos médicos no Carnaval em Salvador

Foram registrados 4.120 atendimentos em postos de saúde ao longo do Carnaval deste ano em Salvador. A maioria deles foi causada por agressão física, com 930 ocorrências - metade dos casos ocorreu no circuito Dodô (Barra-Ondina), na orla de Salvador. O maior número de atendimentos prestados na folia foi feito a jovens com idade entre 20 e 29 anos, sendo que cerca de 60% deles são homens.
No segundo dia do Carnaval (sexta-feira, 04) foram registradas 73 ocorrências médicas em hospitais e postos de saúde da rede estadual, de acordo com a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom). Já a rede municipal de saúde, atendeu 1362 pessoas no mesmo período.
A principal causa de atendimento é agressão física, com 340 ocorrências, seguida de intoxicação exógena (187), cefaléia (151) e ferimento acidental (129), segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.
Entre os casos mais graves, cinco apresentaram traumatismo crânio encefálico, três politraumatismos em decorrência de atropelo, três perfurações por arma branca e três pacientes com fraturas.

Bandidos arremessam homem de ônibus em movimento

Daniel Andrade Sales, de 39 anos, foi arremessado pela janela de um ônibus em movimento próximo à Estação Pirajá na madrugada desta segunda-feira (07), após pular o Carnaval no circuito Dodô (Barra-Ondina). O ônibus da empresa Barramar fazia o trajeto Estação da Lapa-Pirajá, quando foi assaltado por bandidos que apedrejaram o veículo, saquearam os passageiros e abordaram Daniel. Em seguida, arrancaram a janela do veículo e atiraram o rapaz para fora, com o ônibus em movimento. Com diversos ferimentos no rosto, braços, pernas e cabeça, Daniel foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE) e teve alta hospitalar no final da manhã.

Homem é baleado na porta de sua residência

Herberson de Jesus Manuel da Paixão, de 58 anos, foi baleado no pescoço quando conversava com seus familiares na porta de sua residência, na Rua do Riacho, no bairro do Calabar, em Ondina, na madrugada desta segunda-feira (07). De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), Herberson foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado. O autor do disparo está foragido, segundo informações da 14ª Delegacia (Barra), que investiga o caso.

Motociclista morre em acidente em Cajazeiras X

Um motociclista ainda não identificado morreu na madrugada desta segunda-feira (07), na Avenida Assis Valente, no bairro Cajazeiras X, em Salvador, vítima de acidente com uma moto Honda GT. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o motociclista colidiu com o meio feio de uma calçada e não resistiu aos ferimentos.

Números oficiais da violência no Carnaval

De 8h da última quinta-feira (03) às 16h30 deste domingo (06) foram registradas 562 ocorrências policiais relacionadas ao Carnaval, em Salvador, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia. A coordenadora do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), Kátia Brasil, disse que "pequenas diferenças podem ocorrer" porque os boletins de ocorrência só são lançados nas estatísticas oficiais após conferidos por uma autoridade policial, que tipifica o crime. Segundo a coordenador, essa diferença é corrigida quando a ocorrência entra no sistema, o que pode ocorrer nos dias seguintes ao fato.

Homem é esfaqueado no subúrbio de Salvador

Um homem ainda não identificado e aparentando cerca de 30 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta segunda-feira (07), no bairro da Palestina, em Salvador. A vítima foi atingida com uma faca na cabeça e encaminhada para o Hospital Eládio Lasserre, onde permanece internado.
A 10ª Delegacia (Pau da Lima), que investiga o caso, informou que ainda não tem suspeitas da autoria do crime.

Fotógrafo cai de trio do Exalta samba e não recebe socorro dos reponsáveis

O fotógrafo Robson Mendes, de 31 anos, fazia a cobertura da banda Exalta samba, na madrugada deste domingo (06), no circuito Barra-Ondina, quando caiu do trio elétrico Exalta mania-trimix, e o socorro médico, que deveria vir do carro de apoio, ignorou, levando mais de meia hora para tomar providências.
No carro de apoio, onde deveria ter um médico para emergências, nenhum dos responsáveis se manifestou. Enquanto o fotógrafo esperava pelo socorro, e sem condições de andar, uma assessora chegou a sugerir que ele fosse andando até o posto de saúde mais próximo.
"A escada estava molhada, uma moça também caiu e meu corpo amorteceu a queda dela. Fiquei sofrendo ao som de 'dar uma fugidinha com você', relatou Robson, sem perder o bom humor.
Segundo o comandante Moreira, do grupo Salvar, que fez o resgate do fotógrafo, em nenhum momento os reponsáveis pelo trio solicitaram os serviços do grupamento.
A Salvador Turismo (Saltur), reponsável pela inspeção técnica do trio, afirmou que fez a inspeção, mas não sabe quem fiscaliza os carros de apoio.

Armandinho, o mestre da guitarra, tocando o melhor Carnaval

Dois jovens são encontrados mortos em Feira de Santana

O jovem Renildo Vitória Souza, de 21 anos, foi encontrado morto com vários tiros no interior de uma casa abandonada na Rocinha, no bairro Ponto Central, em Feira de Santana (a 109 km de Salvador). O crime aconteceu na noite deste domingo (06). Segundo informações do padrasto da vítima, João Nunes Ramos, o jovem saiu de sua casa na rua Laranjeira, no bairro Santo Antonio dos Prazeres, por volta das 22h, para encontrar com sua namorada e não retornou. O corpo de Renildo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o caso será investigado pelo delegado Madson Sampaio, da 2ª Delegacia de Polícia, em Feira de Santana.
OUTRO CASO
Neste mesmo domingo (06) uma jovem não identificada, aparentando cerca de 25 anos foi morta a pedradas, na rua Antonio de Carvalho, no bairro George Américo, em Feira de Santana. Segundo a polícia, a jovem foi encontrada por populares, que disseram que "ela estava usando apenas um sutiã preto e calcinha azul". A polícia informou que a vítima apresentava lesões na cabeça, provocadas por pedradas. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o crime será investigado pela titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Martine Veloso.

Jovem morre em circuito de Carnaval após coma alcóolico

O balconista baiano Clebson Paim de Almeida, de 28 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (07) no posto de saúde na Praça da Piedade, em frente à Secretaria de Segurança Pública (SSP), após ser internado em estado de coma alcóolico.
Clebson desfilava em um bloco no circuito Osmar (Campo Grande) quando desmaiou e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros até o posto de saúde, onde os médicos tentaram reanimá-lo, sem êxito, após ele sofrer uma parada cardiorrespiratória. Segundo o laudo médico requisitado pela Polícia Civil à equipe do posto de saúde, a causa da morte de Clebsom foi a ingestão excessiva de álcool misturado com energéticos.
Um grupo de amigos de Clebson, que teria acompanhado o rapaz ao hospital, confirmou que Clebson havia ingerido bastante álcool com energéticos.
O corpo de Clebson foi submetido à necropsia e o Instituto Médico Legal (IML Nina Rodrigues confirmou a suspeita de embriaguez alcóolica. O nível de álcool encontrado no sangue dele (1,22g/dl) é o dobro daquele considerado para embriaguez (0,6g/dl). O corpo foi liberado do IML no início desta manhã e enterrado no cemitério Quinta dos Lázaros, às 17hrs.