sábado, 13 de agosto de 2011

Elevador despenca e mata nove operários em obra da construtora Segura, na avenida ACM

Um elevador despencou de uma altura de cerca de 80 metros em um prédio em construção na avenida Antônio Carlos Magalhães, e matou nove operários na manhã desta terça-feira (09). A obra de 32 andares, da construtora Segura, fica vizinha à sede da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), órgão da prefeitura responsável pela fiscalização da obra.
Informações preliminares apontam que o elevador estava no 28º andar quando caiu. De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia, o elevador tinha capacidade para transportar oito pessoas, ou cerca de 550 quilos. Um operário que não quis ser identificado disse que "já tinha avisado que ia acontecer algum acidente. Essa balança (elevador) cabe sete pessoas e eles colocavam mais de dez. A gente falava que estava carregando muita gente, mas era mesmo que nada".
O elevador foi construído pela empresa Hércules, mas a responsabilidade da manutenção é da construtora Segura, segundo fiscais do Ministério do Trabalho. Eles apontaram irregularidades no elevador. "Modelo movido a eletricidade é considerado ultrapassado", afirmou um dos auditores.
A assessoria da Sucom informou que aguarda laudo técnico do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) para se pronunciar sobre as causas do acidente.