sexta-feira, 9 de março de 2012

Brasil é 4º país mais encarcerador do mundo em números absolutos

Luiz Flávio Gomes
Mariana Cury Bunduky
O último balanço realizado pelo DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) apontou a existência de 513.802 presos no Brasil em junho de 2011, o que lhe mantém no 4º lugar dentre os países mais encarceradores do mundo (Veja: Crescimento da população carcerária ultrapassa vertiginosamente o da população nacional).
Em valores absolutos, o número de presos no Brasil é inferior apenas ao dos Estados Unidos, que conta com 2.226.832 presidiários, ao da China, com 1.650.000 presos e ao da Rússia, com 763.700 encarcerados.
Esses quatro países representam 52% de toda população encarcerada mundial (que totaliza 10.070.672 presos).
Quando considerados os números de presos a cada 100 mil habitantes, o Brasil ocupa o 49º lugar no total mundial de 218 países (com 269 presos a cada 100 mil habitantes), ficando atrás de países como o Paquistão (40º colocado), a Nigéria (30º colocado), o Sudão (45º colocado), Nepal (42º colocado) e o Congo (26º colocado), dentre outros, muitos dos quais mais pobres ou em guerra declarada constante.
Assim, a situação do sistema carcerário brasileiro não só é caótica em âmbitos nacionais, mas também quando comparada com os demais países do mundo. E o pior: além de uma absurda quantidade de encarcerados, que por si só não contribui para a diminuição da criminalidade no país, muitos dos nossos presos se encontram em situação irregular e/ou em condições de vida degradantes, atingindo mundialmente nossa imagem perante os órgãos de monitoramento dos Direitos Humanos (Veja: Sistema penitenciário mantinha mais de 21 mil presos irregulares e Superlotação, insalubridade e falta de assistência são as marcas dos estabelecimentos penais de São Paulo).

Ex-empresário do cantor Ricardo Chaves é preso em condomínio de luxo em Salvador

Foto: Reprodução (Correio da Bahia)
O ex-empresário do cantor Ricardo Chaves, Maurizzio Cersósimo Mattos, foi preso por volta das 6h30 desta sexta-feira (09) em um condomínio de luxo na Estrada do Coco, em Salvador. De acordo com a titular da Dececap (Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública), Pile Dantas, Maurizzio foi preso junto com a mulher Cláudia Patrícia Mattos e uma funcionária do casal, Claudia Pedrosa, que seria usada como laranja da empresa.
Os três estão detidos na sede da Dececap, no bairro de Piatã. Dois carros de luxo em nome do casal também foram apreendidos pela polícia. Ainda conforme a delegada Dantas, o empresário foi preso sob a acusação de estelionato, falsificação de documentos, uso de documentos falsos e formação de quadrilha.
"Nós não temos um valor preciso da quantidade de dinheiro roubada pelos acusados, mas eles aplicaram vários golpes em grandes empresários brasileiros, que inclusive preferiram não ter os seus nomes divulgados", alega a delegada.
"Os crimes já vinham ocorrendo há alguns anos, mas as investigações foram há cerca de quatro meses, e um juiz decretou nesta semana a prisão preventiva de Maurizzio Mattos e a prisão temporária da mulher e da funcionária do empresário", continua.
De acordo com a titular, o casal é dono de várias empresas com a participação de laranjas, com a qual eles aplicavam golpes na área de entretenimento e imobiliária. "Eles teriam falsificado diversos documentos de transferência de propriedade de imóveis de luxo, que eles tentavam vender depois no mercado imobiliário", informa a delegada. "Entre as propriedades que eles tentaram vender estava, inclusive, uma ilha na Baía de Todos os Santos".
O cantor Ricardo Chaves comemorou a prisão do casal em sua página do Twitter. "Acabei de saber que a pessoa que mais me prejudicou na vida acabou de ser PRESA! Acho que é o fim pesadelo que tenho vivido desde 2004! Foram longos anos de luta contra um casal de delinquentes que agora estão no devido lugar: Maurizzio Mattos e Claudia Mattos".
Ricardo Chaves foi uma das vítimas do casal, que foi condenado anteriormente em um processo movido pela cantor contra eles na Justiça. Maurizzio é listado como o fundador e presidente do Grupo Ohana Participações S/A, holding criada em 2008 que engloba empresas de consultoria e construtoras, além de uma charutaria e a empresa AeM Entretenimento.
Ainda de acordo com a polícia, Maurizzio Cersósimo Mattos, ex vice-presidente do Citigroup Nordeste, já tinha sido preso nos Estados Unidos há seis anos com documentos falsos. O empresário será encaminhado para a carceragem da Polinter (Polícia Interestadual), onde deve ficar preso à disposição da Justiça.
Briga
A briga entre Ricardo Chaves e o casal de empresários começou em 2004, quando o cantor resolveu romper contrato com a empresa Accioly & Mattos LTDA, que gerenciava a sua carreira. Após a recisão, os sócios, que já não eram mais responsáveis pelo o artista, emitiram diversas duplicatas sem lastro e cometeram irregularidades, que envolvia o nome de Ricardo Chaves.
Quando o cantor tomou conhecimento das falcatruas, em 2006, ele deflagrou ações na área cível, visando a sustação dos protestos e cancelamento e anulação das duplicatas, além de danos morais, em face dos protestos indevidos.
Em abril de 2011, o casal Maurizzio Mattos foi condenado pela prática do crime de duplicata simulada (Artigo 172) e foi obrigado a cumprir a pena alternativa de prestação de serviços gratuitos no Hospital Irmã Dulce.

Coveiro é encontrado morto em cemitério em Porto Seguro

O coveiro José Neus de Jesus Pereira, de 55 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (09), no cemitério em que trabalhava, em Pindorama, distrito de Porto Seguro (a 687 km de Salvador).
De acordo com a polícia, José Neus foi encontrado com perfurações de tiros. Ainda segundo a polícia, o coveiro não tinha passagem pela polícia.

Acidente entre ônibus e caminhão na estrada CIA-Aeroporto deixa 39 feridos

Pelo menos 39 pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus (placa MOC 3430) e um caminhão (placa JQI 1590) na manhã desta quinta-feira (08), na terceira rotatória da Via Periférica 1, da estrada CIA-Aeroporto, em Simões Filho (a 21 km de Salvador).
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 7h40, quando um ônibus da viação Expresso Brasil, que transportava 40 funcionários da empresa Tidelli Móveis para o trabalho - no Polo Petroquímico de Camaçari -, se chocou com um caminhão carregado de carregado de madeira.
Unidades do Corpo de Bombeiros, seis ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e equipes do Salvar foram até o local atender as vítimas, que foram socorridas no HGE (Hospital Geral do Estado), no Hospital do Subúrbio e no Hospital Ernesto Simões Filho.
O motorista do caminhão, Jailton Camargo da Cruz, de 25 anos, foi retirado das ferragens e encaminhado com outras vítimas para o HGE (Hospital Geral do Estado) em um helicópetero do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar).
A pista ficou interditada por cerca de quatro horas. Segundo a polícia, a maioria dos passageiros não usava o cinto de segurança.
Vítimas
Entre as vítimas estão Ana Lúcia Santos Silva, de 42 anos, Anderson Silva Santos, de 20 anos, Luciano Ricardo, de 40 anos, Maria Morena, de 49 anos, Mariebe Souza Santos, de 41 anos, Nildomar de Jesus, de 32 anos, o motorista do ônibus, René Pereira dos Santos, de 70 anos, que está em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Geral do Subúrbio.

Três homens são presos por roubo de carros na região de Salvador e Feira de Santana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três homens na BR-324 na manhã desta sexta-feira (09), acusados de pertencerem a uma quadrilha de roubo de carros na região de Salvador e Feira de Santana (a 107 km da capital baiana).
De acordo com a PRF, foram presos Gilmar dos Santos Santana, de 36 anos, Alisson dos Santos Ramos, de 31 anos, e Jeferson Ribeiro Barbosa, de 22 anos.
Agentes da PRF informaram que Gilmar dos Santos Santana e Alisson dos Santos tinham passagem por roubo de veículos e porte ilegal de arma. Com Jeferson Ribeiro Barbosa, estava um revolver calibre 38 e munições.
Eles foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos, em Salvador.