sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ponte desaba e carros caem em rio em Washington

Uma ponte localizada no Estado de Washington, nos EUA, desabou nesta quinta-feira (23) sobre o rio Skagit, enquanto os veículos que seguiam na via caíram na água, informou a polícia. A ponte, construída em 1950 e situada na estrada que liga Seattle (EUA) a Vancouver (Canadá), desabou por volta das 19h locais, segundo o agente da polícia de Washington, Mark Francis.

Foto de Frank Varga - AP

Vários veículos caíram e muitos foram vistos afundando. Ninguém ficou ferido. As equipes de emergência resgataram três pessoas que caíram no rio. Testemunhas disseram à emissora KIRO7 que um caminhão se chocou contra um dos pilares da estrutura. Segundo um porta-voz do Departamento de Transporte de Washington, Bart Treece, as pontes dessa região são bastante antigas.

Empresa de telemarketing disseminou boato sobre fim do Bolsa Família

Uma operação da Polícia Federal revelou nesta sexta-feira (24) que uma empresa de telemarketing do Rio de Janeiro pode ter sido usada para disseminar o boato sobre o fim do Bolsa Família no fim de semana, levando milhares de pessoas agências da CEF (Caixa Econômica Federal) em 13 Estados.
Os duzentos primeiros beneficiários a retirar o dinheiro nas agências da CEF no Pará, Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro serão chamados para explicar como receberam a notícia. Eles serão ouvidos a partir da próxima semana. Segundo a CEF, instituição que opera o Bolsa Família, o programa registrou 900 mil saques no valor de R$ 152 milhões no fim de semana. 
Ao menos cinco versões foram disseminadas para os boatos: fim do Bolsa Família, suspensão temporária do benefício em razão da visita do papa Francisco (este circulou sobretudo na Baixada Fluminense), greve de servidores da CEF e bônus de Dia das Mães.

Campanha do Agasalho arrecada cobertores e camas para cães e gatos

Natalia Julio 

O tempo esfria e os moradores de rua não são os únicos prejudicados pelas baixas temperaturas. Por isso, a ONG Adote um Gatinho organiza desde 2009 a versão da Campanha do Agasalho voltada para cães e gatos. 
"Muitos dos beneficiados da campanha moram nas ruas, em jardins, cemitérios, estacionamentos, em quintais de terra batida. Uma simples gripe pode virar uma pneumonia e levar o animal ao óbito. O frio pode matar", conta Susan Yamamoto, uma das responsáveis pela ONG.

Os pontos de arrecadação realizam a ação até 03 de agosto. São bem-vindos cobertores, mantas, toalhas, camas, colchonetes, casas, cestos, roupas, além de tapetes e carpetes para isolar o frio do chão em locais mais abertos.


Os itens devem estar higienizados e não podem ter sido usados em animais com doenças contagiosas. Quem quiser pode doar também remédios, potes, coleiras, ração e outros objetos. Em 2012, a campanha arrecadou 987 cobertores, 502 roupas e 200 toalhas. 
"A quantidade de animais abandonados, cuidados em abrigo ou mesmo nas ruas é imensa", lamenta Susan. É possível contribuir com a ONG em qualquer época do ano - basta acessar o site oficial. Texto publicado originalmente em 24 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo.


Passageiros da Pakistan Airlines ameaçam explodir avião e voo é desviado na Inglaterra

O Boeing 777 da Pakistan Airlines, que saiu de Lahore, no norte paquistanês, e seguia para Manchester, no norte da Inglaterra, foi desviado da rota e escoltado por caças até o aeroporto de Stansted, em Londres, depois que dois pa-ssageiros ameaçaram explodir o avião nesta sexta-feira (24).
Por volta das 14h (10h em Brasília), quando o avião já estava em espaço aéreo britânico, a meia hora do pouso, os dois homens, de 30 e 41 anos, tentaram entrar na cabine dos pilotos, mas foram impedidos pelos comissários de bordo. Irritados, eles fizeram a ameaça. O comandante então contactou as autoridades britânicas, que desviaram o voo. 
A polícia cercou a aeronave, prendeu os dois suspeitos e fez uma revista na aeronave. Em seguida, os passageiros desembarcaram. A polícia não deu detalhes sobre o caso. O superintendente da polícia de Essex, Darrin Tomkins, disse que eles estão conduzindo uma investigação criminal, descartando qualquer hipótese de terrorismo. 
O Reino Unido está em alerta máximo após a morte brutal de um policial militar em Woolwich, ao sul de Londres, na tarde desta quarta-feira (22). Ele foi assassinado por dois homens, que pediram às testemunhas para fotografar e filmar o crime.

Homem é preso por roubar alunos em sala de aula em Cajazeiras

Policiais da 13ª Delegacia (Cajazeiras) prenderam nesta quinta-feira (23) o jovem Yuri Luís Silva Araújo, de 19 anos, acusado de roubar 15 alunos do ensino médio dentro da sala de aula do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no dia 29 de abril, no bairro Cajazeiras IV, em Salvador. 
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), Yuri confessou que ele e dois comparsas roubaram celulares, dinheiro, mochilas e outros objetos dos alunos para saldar dívidas de drogas com traficantes da região. Os outros criminosos, que não tiveram os nomes divulgados, já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. 
Segundo a 13ª Delegacia, Yuri disse que ele e os compar-sas optaram por roubar dentro da sala de aula porque "aquela seria a forma mais rápida de arrebatarem objetos de valor de uma só vez e em um mesmo local". O bando entrou na escola após pular o muro dos fundos do imóvel.
Com Yuri, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com seis munições intactas, um home theater, um computador, dois celulares, um aparelho de DVD, um monitor de LCD com 18 polegadas e um decodificador de TV a cabo. Ele foi autuado por porte ilegal de arma e está preso na carceragem da 13ª Delegacia, à disposição da Justiça.

Número de latrocínios cresce 74,2% em SP

Em abril deste ano, foram registrados 14 latrocínios (roubo seguido de morte) na capital paulista, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (24) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. No mesmo período do ano passado, foram nove casos. Na Grande São Paulo, foram 12 latrocínios no mês passado contra seis em abril de 2012. 

No Estado, foram 36 casos de latrocínio em abril deste ano contra 33 no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a abril deste ano em relação ao ano passado, registrou 54 casos, o que equivale a um acréscimo de 74,2%. Em 2012, houve 31 casos no mesmo período. 

Um dos casos de maior repercussão no início de abril na capital foi a morte do estudante Victor Hugo Deppman, no Belém (zona leste da capital). Após entregar o celular para o assaltante, o jovem foi morto com um tiro na cabeça. O criminoso, na época menor de idade, foi detido e levado para a Fundação Casa (antiga Febem). 

Na Grande São Paulo, a morte da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza também gerou grande comoção após a vítima ter sido queimada dentro do consultório, em São Bernardo do Campo, porque tinha apenas R$ 30 no banco.
As ocorrências de estupro tiveram aumento de 6%. Na comparação de janeiro a abril deste ano com 2012, o número de homicídios subiu 10,8% com o registro de 400 casos, ante 361 no ano passado. Os casos de roubo registraram queda na capital paulista. Foram 4.164 casos em abril deste ano contra 4.358 no ano passado. Já os roubos de veículos registraram aumento de 5%. Texto publicado originalmente no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano. 

Bahia registra 15 mortes por meningite tipo C neste ano

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 15 mortes por meningite meningocócica tipo C (a mais grave da doença) no Estado neste ano. O último caso foi registrado no dia 15 de maio, em Salvador. A vítima, um homem de 45 anos que não teve o nome divulgado, era morador do bairro da Federação e estava internado no Hospital Miguel Couto. 
As pessoas que tiveram proximidade com ele foram medicadas, segundo a Vigilância Epidemiológica do município. O número de óbitos por meningite meningocócica subiu se comparado ao ano passado, quando foram registradas, no total, 22 mortes, contra 15 em quatro meses. Entre as mortes neste ano, dez foram em Salvador e outras dez no interior. 
A meningite meningocócica tipo C é causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. A bactéria que causa a doença pode ser transmitida por contato próximo e por gotículas de saliva e outras secreções. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, vômito e manchas no corpo.

Agentes da PF, juízes e movimento negro apoiam ato contra a PEC 37

José Ernesto Credendio 

Entidades ligadas aos agentes da Polícia Federal (PF) de São Paulo, ao movimento negro e aos magistrados apoiaram nesta sexta-feira (24) a manifestação organizada pelo Ministério Público (MP) paulista contra a PEC 37, proposta de emenda constitucional que limita os poderes de investigação dos promotores.
Cerca de 200 pessoas participaram do ato, no pátio da sede do MP paulista. Houve palavras de ordem como "Abaixo, abaixo, a PEC 37, o povo não é marionete", e discursos contra a concentração de poderes nos delegados da PF, que apoiam a proposta. Frei David, da Educafro, fez um discurso atacando a violência da polícia contra a população negra e "aqueles que ficam de braços cruzados" diante da impunidade de policiais. Foi uma referência à suposta inércia da polícia em punir seus agentes. "Mata-se mais jovens negros no Brasil de hoje do que no Brasil da escravidão."
O presidente do Sindolf (Sindicato dos Servidores da Polícia Federal), Alexandre Sally, prometeu mais manifestações contra a proposta. "Vamos fazer vigílias permanentes no Congresso Nacional, um trabalho de convencimento, que possa resultar em mobilização da sociedade civil. Tivemos aqui a única entidade nacional dos magistrados e até grupos da Polícia Federal", disse o promotor Roberto Livianu, diretor executivo do Movimento do Ministério Público Democrático. 
O desembargador Sebastião Luiz Amorim, da Associação dos Magistrados Brasileiros, criticou a PEC. "Falo aqui em nomes dos colegas, não de todos, mas [a investigação] é uma função muito importante para deixarmos apenas com a polícia", disse. 

Após o ato, o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, afirmou que o Ministério Público de São Paulo é favorável a uma regulamentação da atuação dos promotores, mas não vai ceder do poder investigatório. "O Ministério Público não se recusa a dialogar e a debater, mas não acho que possamos negociar isso." Texto publicado originalmente em 24 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Poder.

Foragido da Justiça é preso em Arembepe

O assaltante Tiago dos Santos Galvão Souza, conhecido como Crepúsculo, de 24 anos, foi preso em Arembepe (Litoral Norte, a 30 km de Salvador) na noite desta quinta-feira (33). Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), ele estava foragido da Penitenciária Lemos Brito desde 2010

Por volta das 20h, Tiago foi abordado por investigadores da 26ª Delegacia (Abrantes) em frente à sua casa, no Loteamento Fonte das Pedras. Ele foi preso em 2010 por assalto a um mercado na cidade de Amargosa (a 248 km da capital baiana) e estava foragido desde agosto do ano passado, quando foi beneficiado com indulto de Dia dos Pais. 

Segundo a Polícia Civil, Tiago é suspeito de tráfico de drogas e assaltos a estabelecimentos comerciais no Litoral Norte. Ele foi encaminhado ao Complexo Policial dos Barris.

Revista portuguesa traz sonetos inéditos de Fernando Pessoa

Mafalda de Avelar 

O mundo vai conhecer hoje cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa (1888-1935). Eles serão publicados na primeira edição portuguesa da revista literária Granta, que sai hoje em Portugal. O jornalista Carlos Vaz Marques, diretor da publicação, confessa que andava há muito tempo à procura de um bom mote para lançar a Granta em Portugal. 
"Quando estes inéditos de Pessoa apareceram, pelas mãos dos pesquisadores pessoanos Carlos Pittella-Leite e Jerónimo Pizarro, a razão estava mais do que justificada." Pizarro selecionou um dos sonetos para que fosse publicado, em primeira mão, na Ilustrada (Folha de São Paulo). Elegeu aquele intitulado Alma de Côrno.
"Possivelmente, estes são os últimos sonetos de Pessoa escritos em português que ainda estavam por ser descobertos", revela Pizarro. "Há 25 mil documentos do autor guardados na Biblioteca Nacional de Portugal, mas nossa pesquisa leva a crer que não há mais sonetos inéditos em português entre eles. Há, sim, sonetos em inglês, em francês...", diz.
O trabalho sobre as obras de Fernando Pessoa casa, em plenitude, com o tema desta primeira edição portuguesa da Granta: "Eu". O volume, lançado pela editora portuguesa Tinta da China, presente também no Brasil, traz textos de Saul Bellow, Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe, Rui Cardoso Martins, Orhan Pamuk e Valério Romão, entre outros. 
A publicação teve o seu pontapé inicial no Brasil. Foi em Paraty (RJ), durante a Flip, que Bárbara Bulhosa, editora da Tinta da China, conheceu o diretor da Granta britânica, John Freeman. "Eu e a Bárbara já tínhamos pensado em editar uma revista literária", explica Marques. "Soube que existia a 'Granta' do Brasil e trouxe um exemplar da mesma para Portugal."
A Granta surgiu em 1889 como uma revista de um grupo de estudantes da Universidade de Cambridge. Já "lançou" nomes como Salman Rushdie, Martin Amis, Julian Barnes, António Lobo Antunes e Gabriel García Márquez. Texto publicado originalmente em 24 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Ilustrada.
Granta 
Autores vários
Editora Tinta da China
Quanto €18 (R$ 48; 302 págs.)

Briga entre vizinhos termina com três mortos em condomínio de luxo em SP

César Rosati 
Eduardo Anizelli 

Uma briga entre vizinhos terminou na morte de três pessoas no final da noite desta quinta-feira (23), em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. O crime aconteceu no condomínio residencial Bosque de Tamboré, na rua Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues.
Após uma discussão sobre barulho, por volta das 20h Vicente D'Alessio, de 62 anos, invadiu o apartamento vizinho, que fica no andar superior, e atirou contra o casal Fábio de Rezende Rubim, 40, e Miriam Cecília Amstalden Baida, 37.
Segundo o delegado Andreas Schiffmann, a reclamação de D'Alessio era recorrente. Fábio Rubim era subsíndico do prédio e trabalhava em uma multinacional. Sua mulher, Miriam Cecília, era dentista e faria aniversário hoje (24). 
"O homem entrou no apartamento e, após um bate-boca, o dono se escondeu em um dos quartos, foi então que o atirador disparou três vezes contra a porta, sendo que dois tiros foram certeiros", disse Schiffmann.
Miriam, que estava no quarto com a filha de um ano e meio, ouviu os disparos, saiu e também foi atingida pelo vizinho. No total, o assassino atirou seis vezes com um revólver calibre 38. De acordo com o delegado, o atirador tinha apenas o registro da arma, mas não o porte dela.

Fábio de Rezende Rubim e Miriam Cecília Amstalden Baida - Reprodução Facebook

Logo após o crime, Vicente desceu para seu apartamento, recarregou a arma, foi ao elevador do prédio e cometeu suicídio. De acordo com o delegado, o atirador havia dito para a mulher que iria "resolver o caso". 

Segundo familiares de Vicente, ele estava doente há algum tempo. O idoso tinha uma síndrome chamada Guillain-Barré (que afeta o sistema nervoso) e chegou a ficar internado por quase um ano. Texto publicado originalmente em 24 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.