segunda-feira, 1 de junho de 2015

Celulares da Bahia e de Sergipe terão nove dígitos a partir de outubro

Os telefones celulares com DDD 71 e 79, nos estados da Bahia e de Sergipe, passarão a ter o nono dígito a partir de 11 de outubro. A informação foi publicada nesta segunda-feira () pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no Diário Oficial da União. A partir dessa data, o dígito 9 precisa ser digitado antes dos atuais números do celular, como já acontece em outros estados.
A nova regra para discagem vale para todas as operadoras de telefonia móvel (exceto para as que usam conexão via rádio), a partir de fixos ou de móveis, contanto que o número chamado seja celular. 
De acordo com a Anatel, no inicio da implementação do nono dígito, as ligações feitas com registro de apenas oito dígitos ainda serão completadas para permitir a adaptação dos usuários. Até 2016, os celulares de todos os estados estarão com o dígito nove no início.

Cambistas e torcedor são detidos e julgados dentro do Itaquerão

Cinco cambistas e um torcedor do Corinthians detidos neste domingo (31) no Itaquerão, no clássico entre Corinthians e Palmeiras, são os primeiros condenados a cumprirem trabalhos voluntários em instituições públicas após a instalação do Anexo Judicial de Defesa do Torcedor. O clássico, vencido pelo Palmeiras por 2 a 0, foi o primeiro a contar com o anexo, criado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 26 de maio. 
Os cinco cambistas e o torcedor foram julgados dentro do estádio e sentenciados a cumprirem três meses de trabalho no IML (Instituto Médico Legal) e no Corpo de Bombeiros, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Os cambistas foram flagrados por investigadores da delegacia móvel da Divisão Especial de Atendimento do Turista. O torcedor foi detido por policiais da Delegacia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva ao atirar objetos no campo e em uma policial. 
Com a instalação do novo serviço, as pessoas presas durante os jogos serão julgadas pelo anexo, serviço responsável pelo processo e julgamento de todos os crimes que tenham relação com o futebol ou torcidas organizadas da capital, mesmo que os delitos não ocorram no mesmo dia ou horário das partidas. 
Uma delegacia móvel, instalada dentro de um ônibus estacionado em uma das entradas do estádio, autuou os detidos e os encaminhou para o anexo judicial. O ônibus-delegacia já foi usado na Copa do Mundo 2014 e na Fórmula 1. 
O esquema especial será colocado em prática nas partidas com grande número de torcedores ou nos jogos em que a polícia considerar a medida necessária. A prestação de serviço deve ser realizada nos dias de jogos dos times dos torcedores condenados - duas horas antes e duas horas depois das partidas. 
"A partir de hoje, o promotor, o juiz e a polícia atuarão juntos, desde a investigação, passando pela prisão e indo até o final, que é a execução da pena", disse Alexandre de Moraes, secretário da Segurança Pública, que acompanhou a estreia do novo esquema de segurança. O presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, e o procurador-geral de Justiça do Estado, Márcio Fernando Elias Rosa, também estavam presentes. 

Romário: "Del Nero, Marin e Ricardo Teixeira fazem parte da mesma quadrilha"

Vinicius Konchinski e Vinícius Segalla

O senador Romário (PSB-RJ), autor da proposta de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar suspeitas de corrupção na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e no futebol, que foi aprovada na última quinta-feira (28), acredita que os supostos crimes que levaram à prisão de José Maria Marin também foram praticados por outros membros e ex-membros da alta cúpula da entidade máxima do futebol brasileiro.
"Acredito que o Marco Polo Del Nero (atual presidente da CBF) esteja envolvido nesta mesma investigação. Ele, Marin e Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) fazem parte da mesma quadrilha. Já sabemos, por exemplo, que estes três recebiam, por ano, R$ 2 milhões, de propina de contratos do campeonato Copa do Brasil", afirmou o parlamentar.
De acordo com Romário, Del Nero será o primeiro a depor na CPI. Além dele, adianta Romário, outros membros da cúpula da CBF serão investigados: "Na verdade, dificilmente alguém da atual diretoria da CBF está muito longe deste esquema (de corrupção)".
Romário trabalha para ser eleito o relator da CPI, cuja escolha dos membros será realizada nos próximos dias. O senador afirma que não pode garantir a retidão dos demais senadores que irão compor a comissão de inquérito, mas acredita ser este um bom momento para tentar moralizar o futebol no país, e para prender cartolas que eventualmente tenham cometido crimes.
"Eu só posso falar por mim, não posso garantir a idoneidade dos outros. No entanto, estou otimista com uma boa composição da CPI do Futebol. Tenho certeza que este é um momento muito favorável para investigarmos e aprovarmos um bom relatório, que tenha resultados positivos para o futebol, como a prisão de dirigentes", disse.
O parlamentar carioca espera que a CPI seja formada ainda nesta semana, para que os depoimentos possam começar a ser colhidos na semana que vem. "Quero que seja exposto tudo o que é verdade e inverdade no futebol. O mais rápido possível". 

Casal é sequestrado em SP e namorada morre com tiro na cabeça

O departamento de Homicídios de Suzano, na Grande São Paulo, investiga a morte da estudante Camila Beraldo Talarico, de 25 anos, que junto com o namorado foram sequestrados no centro de Itaquaquecetuba (Grande São Paulo) na manhã deste domingo (31). O sequestro aconteceu por volta das 7h30 quando o casal fazia entrega de pães em Itaquaquecetuba. 
Segundo o namorado, de 26 anos, que não teve o nome divulgado, três homens armados se aproximaram de seu carro - uma Fiorino branca - e os levaram para uma favela. No local, o casal chegou a conversar com traficantes e, depois, foram levados para a Estrada Antônio Jorge, no bairro Cidade Edson, em Suzano, onde foram baleados na cabeça.
Uma moradora próximo ao local onde o casal foi baleado disse que estava em casa quando ouviu um barulho e percebeu o jovem tentando roubar o seu carro - um Fiat Strada. Segundo a testemunha, o rapaz disse que precisava socorrer sua namorada que havia sido baleada. 
O casal foi socorrido na Santa Casa de Suzano. Camila não resistiu aos ferimentos. Ela será sepultada na manhã desta segunda-feira (1°) no cemitério São Salvador, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Já o namorado continua internado. Segundo a polícia, o carro do casal tinha marca de tiro na porta traseira e também havia indícios de uma tentativa de incêndio. Policiais do departamento de Homicídios de Suzano fazem diligências para localizar os suspeitos.

Bando explode agência bancária na Avenida Barros Reis

Criminosos armados com fuzis explodiram na madrugada desta segunda-feira (1º) os nove caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil na Avenida Barros Reis, em Salvador. Testemunhas disseram à polícia que cerca de dez homens participaram do crime, que aconteceu por volta das 2h40. 
Os criminosos fugiram com todo o dinheiro antes da chegada da Polícia Militar. Com o impacto da explosão, a agência ficou destruída. A polícia faz buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso. O valor roubado não foi informado.