domingo, 14 de abril de 2013

Policial militar de folga é morto a tiros na porta de casa em Marechal Rondon

O soldado da Polícia Militar (PM) Ângelo Manuel Marques da Silva, de 44 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo (14), na frente de casa, no bairro Marechal Rondon, em Salvador. O policial, que estava de folga, era lotado na 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Pirajá). 
O crime aconteceu por volta das 20h, na rua Ligia Maria. Testemunhas disseram à polícia que o policial estava na porta do prédio onde ele morava, quando foi morto por quatro homens em um Fiat Punto branco que já chegaram atirando contra Ângelo. Ele foi atingido por três tiros, dois na cabeça e um no pescoço. Ele morreu na hora. Em seguida, os criminosos fugiram. 

"Eles nem saíram do carro, encostaram perto do coitado e atiraram", disse um morador à polícia. As cápsulas de três balas foram apreendidas pela PM e encaminhadas para perícia. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico legal) Nina Rodrigues. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). O enterro de Ângelo Marques será amanhã, às 16h30, no Cemitério Parque Bosque da Paz, na Avenida Aliomar Baleeiro, no bairro de Nova Brasília.

Dois torcedores do Ceará são mortos a tiros por torcedores do Fortaleza

Aguirre Talento 

No dia do evento-teste para a Copa das Confederações em Fortaleza, neste domingo (14), dois torcedores do Ceará foram mortos a tiros em uma briga com torcedores do Fortaleza, em um bairro a 5 km do estádio Castelão, que também sediará a Copa-2014. O crime ocorreu antes do jogo entre Fortaleza e Ceará, válido pelo campeonato estadual. Segundo a Polícia Civil, os torcedores foram mortos com tiros na cabeça. Já há um suspeito do crime. 
De acordo com o secretário estadual da Copa, Ferrucio Feitosa, as vítimas tinham descido de uma van e foram assassinadas por uma pessoa vestida com a camisa do Fortaleza, que fugiu em uma moto e foi presa em flagrante, segundo a polícia. O delegado-geral Luiz Carlos de Araújo Dantas afirma que estão investigando se houve de fato uma briga de torcidas ou se os homicídios tiveram outro motivo. 
Os torcedores do Ceará tinham iniciado o confronto com os do Fortaleza jogando pedras e um homem revidou com tiros, segundo o jornal Tribuna do Ceará. No entorno do estádio, o movimento foi tranquilo. Compareceram ao jogo cerca de 15 mil torcedores. O evento-teste foi usado pelo COL  (Comitê Organizador Local) para ver como está o funcionamento do estádio em algumas áreas. Texto publicado originalmente em 14 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Esporte.


Foto de Sean Smith
The Guardian, 05.08.2011

Homem é morto a facadas em Areia Branca

Um homem identificado como como José Raimundo Mascarenhas dos Santos, de 30 anos, foi encontrado morto com seis facadas na manhã deste domingo (14), na Travessa dos Bandeirantes, em Areia Branca, região metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, o corpo da vítima foi encontrado por moradores em uma poça de sangue, por volta das 3h.

De acordo com a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Lauro de Freitas), a faca usada no crime não foi encontrada. Nenhum suspeito foi preso. O corpo de José Raimundo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico legal) Nina Rodrigues. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Dois ônibus batem de frente e cinco pessoas morrem na Estação do Iguatemi

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa União (placa JSZ 7052), que fazia a linha Campo Grande-Colina Azul, e outro da BTU (placa JOK 0797), que fazia a linha Lapa-Monte Gordo (distrito de Camaçari), deixou cinco pessoas mortas e ao menos onze feridas, por volta das 15h deste domingo (14), na Estação Transbordo do Iguatemi, em Salvador. O número total de passageiros não foi informado. 
De acordo com a Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador), os ônibus estavam na via exclusiva da Avenida ACM, em frente à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, quando bateram de frente depois que o motorista Fernando Gomes Oliveira, de 35 anos, que dirigia o coletivo da União, se chocou com o outro que vinha na direção contrária. 
O nome e a idade dos mortos ainda não foi informado. Segundo o Corpo de Bombeiros, as cinco vítimas morreram no local. Outras onze pessoas foram socorridas pelo Samu (Serviço Médico de Urgência) ao HGE (Hospital Geral do Estado). O estado de saúde delas não foi informado.

O Serviço Social do HGE divulgou uma lista com o nome das onze vítimas internadas na unidade hospitalar: Cristiano Santos Freitas, de 37 anos, Débora Cristina Santana Reis, 32, Deise Nogueira, 28, Gean Silva de Oliveira, 25, Getúlio Ferreira dos Santos, 50, jornalista do jornal Tribuna da Bahia, José de Oliveira Freitas, 56, Marcos Batista, 35, Pablo Antonio da Silva, 32, Roberto Costa de Souza, 32, e duas meninas de 5 e 7 anos. 

Dos cinco mortos no acidente, apenas três foram identificados: Ambrósio Paixão, de 70 anos, Cosme Ferreira Barbosa, 23, Maria de Fátima Lima de Andrade, 50 anos.



Foto de Marco Aurélio Martins - Ag. A Tarde

Ex-morador de rua vence Maratona de Roterdã em sua 2ª prova na distância

Na segunda vez que correu uma prova de 42.195 m, o etíope Tilahun Regassa, de 23 anos, alcançou a primeira vitória neste domingo (14), na Maratona de Roterdã (Holanda), superando a terceira colocação de sua estreia em Chicago, em outubro do ano passado. Nascido na vila de Nazret, próximo à capital Adis Abeba, ele viu os pais se divorciarem quando tinha apenas 3 anos. Aos 15, perdeu o pai com quem foi morar, longe da mãe.
Em um dos países mais pobres do mundo, no leste africano, o atleta conseguiu emprego em uma pedreira, mas acabou morando três anos nas ruas. Regassa chegou a passar fome e, para se alimentar, ia a hotéis locais que lhe davam comida. Devido a essa época, desenvolveu problemas estomacais que ainda possui. Nessa época já corria. No entanto, ficou cinco anos sem competir. Recuperado, especializou-se em meia-maratonas (21,1 km).
Também acostumou-se a vencer provas de 5.000 m e 10.000 m. Agora, entra no seleto grupo de etíopes destaques mundiais nas provas de longa distância. Em Roterdã, uma das maratonas mais rápidas do mundo, Regassa chegou mais de um minuto à frente de seu compatriota Getu Feleke e do queniano Sammy Kitwara, respectivamente, segundo e terceiro colocados. Texto publicado originalmente em 14 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Esporte.

Foto de Utrecht, da Efe

Adolescente de 17 anos é encontrado morto em matagal em Pirajá

O adolescente Paulo Ricardo Silva de Santana, de 17 anos, foi encontrado morto amordaçado e ensanguentado em um matagal na Rua da Represa, no bairro de Pirajá, em Salvador, na manhã deste domingo (14). De acordo com o DPT (Departamento de Polícia Técnica), a morte do jovem foi causada por espancamento e estrangulamento
Policiais da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Pirajá) informaram que moradores do bairro encontraram o corpo do adolescente por volta das 5h e ligaram para o 190. Segundo a polícia, há um ponto de venda de drogas próximo ao local do crime. O corpo de Paulo Ricardo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) Nina Rodrigues. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa).

Ainda Feliciano?

Caetano Veloso
Jornal O Globo

Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos?

Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais.
As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é condenado pelo Deus de Moisés.
Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos? Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido (matizada pela esperança no papel das igrejas evangélicas) o ameaça tão fortemente? Eu diria a pastores, padres, rabinos ou imãs - sem falar em pais de santo e médiuns espíritas, que são diretamente agredidos por ele - que atentassem para o comportamento de Feliciano: como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?
Sim, porque não há, dentre aqueles que prestam atenção no meu trabalho, quem não saiba que, ao cantar a genial canção de Peninha “Sozinho” num show, eu indefectivelmente dizia não apenas que me apaixonara por ela através das gravações de Sandra de Sá e de Tim Maia: eu afirmava que cantá-la ao violão era só um modo de chamar a atenção para aquelas gravações.
Como pode Feliciano dizer que “a imprensa foi rastrear” e descobriu que a música já tinha sido gravada por Sandra e Tim? Essas duas gravações eram sucessos radiofônicos. E como pode ele, sem piedade daqueles que com tanta confiança o ouvem em seu templo, afirmar que eu disse em entrevista coisa que nunca disse e nunca diria, ou seja, que o êxito inesperado de minha versão de “Sozinho” se deveu a eu ter mostrado a faixa a Mãe Menininha e esta ter-lhe posto uma bênção que, para Feliciano, seria trabalho do diabo? Mãe Menininha, figura importante da história cultural brasileira, já tinha morrido fazia cerca de dez anos quando gravei a canção.
É muita loucura demais. E muita desonestidade. Aprendi com meu pai os gestos da honestidade - e tomei o ensinamento de modo radical. Me enoja ver a improbidade. Feliciano sabe que eu nunca dei tal entrevista. Mas não se peja de impressionar seus ouvintes gritando que eu o fiz. Ele, no entanto, não sabe que eu jamais sequer mostrei qualquer canção minha à famosa ialorixá. Nem a Nossa Senhora da Purificação eu peço sucesso na carreira. Nunca pedi. Nem a Deus, nem aos deuses, e muito menos ao diabo.
Decepciono muitos amigos por não ser religioso. Mas respeito cada vez mais as religiões. Vejo mesmo no cristianismo algo fundamental do mundo moderno, algo inescapável, que é pano de fundo de nossas vidas. Mas não sou ligado a nenhuma instituição religiosa. Eu me dirigiria aqui àqueles que o são. Os homens crentes devem tomar atitude mais séria em relação a episódios como esse.
O que menos desejo é ver o Brasil dividido por uma polaridade idiota, em que, de um lado, se unem os que querem avanços nos costumes, e de outro, os que necessitam fundamentos de fé, ambos gritando mais do que o conveniente, e alguns, como Feliciano, saindo dos limites do respeito humano. Eu preferiria dialogar com crentes honestos (ou ao menos lúcidos). Não aqueles que já se põem a uma distância segura da onda neopentecostal.
Eu gostaria de dialogar com um Silas Malafaia, de quem tanto discordo, mas que respeita regras da retórica e da lógica. Marina Silva seria ideal, mas poupemo-la. Não é preocupante, eu perguntaria a alguém assim, que um dos seus minta de modo tão escancarado? É fácil provar que nunca fiz aquelas declarações e é fácil provar que Sandra e Tim tiveram êxito com a obra-prima de Peninha. E que eu louvei esse êxito ao cantar a canção. Foram dezenas de milhares de brasileiros que ouviram.
Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura religiosa, criar uma caricatura caluniosa dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. A maré montante do evangelismo não dá direito à soberba irrefreada. O boneco tem pés de barro. E cairá. Eu creio na justiça e na verdade. Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é aí que o diabo está? 
Texto publicado originalmente em 14 de abril de 2013, no jornal O Globo, caderno Cultura.

Dois jovens são encontrados mortos em matagal em Candeias (BA)

Um adolescente de 17 anos, que ainda não foi identificado, e o jovem Felipe Castro de Souza, de 21, foram encontrados mortos a tiros na manhã deste domingo (14) em um matagal na rua Fonte do Mato, no bairro Sarandi, na cidade de Candeias (a 52 km de Salvador). Os corpos foram localizados às 6h por um morador do bairro, que ligou para a Polícia Militar. 
De acordo com a 20ª Delegacia (Candeias), onde o caso foi registrado, o adolescente foi baleado na boca e na cabeça, e Felipe, com dois tiros na testa. Policiais estão investigando a autoria e a motivação dos crimes, mas a suspeita é de que as mortes tenham relação com o uso de drogas. Os corpos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) Nina Rodrigues, em Salvador.