segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Lixo extraordinário" recebe prêmio em festival português

O documentário “Lixo extraordinário”, que narra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro, e que foi indicado ao Oscar neste ano, recebeu uma menção honrosa e o prêmio do público na segunda edição do FESTin (Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa), em Lisboa.
Já na seção competitiva de curtas-metragens do evento português, o prêmio principal foi entregue a outra produção brasileira, “Contagem”, de Gabriel e Maurílio Martins. Muito aplaudido pela crítica, “Lixo extraordinário” narra as mudanças na vida de vários catadores de lixo de um gigantesco aterro sanitário quando começaram a colaborar com os trabalhos de Vik Muniz no local.
Dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley, o documentário mostra em seus 90 minutos de duração o processo de elaboração das obras do artista, vendidas posteriormente em casas de leilão londrinas por milhares de euros. A organização anunciou também que o vencedor do prêmio principal na mostra de competição entre longas-metragens foi o representante de Guiné-Bissau, “Hortas di pobreza”, dirigido por Sara Sousa.
O FESTin, que reúne filmes procedentes dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), exibiu 72 filmes e homenageou o diretor português João Botelho e também Manoel de Oliveira, considerado o cineasta mais velho do mundo em atividade, com 102 anos.

Polícia Militar da Bahia tem novo comando

A cúpula da segurança pública da Bahia anunciou hoje (02) a troca do comando da Polícia Militar. No lugar do coronel Nilton Régis Mascarenhas (no cargo há dois anos e oito meses), foi designado o coronel Alfredo Braga de Castro, de 51 anos, atual responsável pela Coordenadoria de Missões Especiais (CME) da PM.
Além de Castro, assumem o coronel Carlos Eleutério Filho, de 56 anos, no subcomando da PM, onde exerce o cargo de auditor chefe, e o coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos, de 57 anos, como chefe da Casa Militar, em substituição ao coronel Expedito Barbosa Souza.
Admitido na PM em 1978, Castro foi comandante, por duas vezes, do 12º BPM/Camaçari, comandante do Batalhão de Polícia de Choque, instrutor dos cursos de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública e de Formação de Oficiais, entre outras funções.
Carlos Eleutério Filho ingressou na PM em 1972, onde foi comandante do Policiamento Regional da Capital - Atlântico e diretor do Departamento de Apoio Logístico da Corporação.
Rivaldo Ribeiro ingressou na PM em 1972. Entre outras funções, foi comandante do 7º Batalhão da PM (Barbalho), subcomandante do Esquadrão de Motocicletas, comandante do Corpo de Alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, e diretor da Academia de Polícia Militar.
A solenidade de transmissão de cargo acontece na próxima sexta-feira (06) às 8h30 na Vila Militar do Bonfim, Avenida Dendezeiros, onde estarão presentes o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o delegado-geral, Hélio Jorge Oliveira Paixão, e o governador Jaques Wagner, dentre outras autoridades.

A Micareta acabou e balanço da segurança aponta redução no índice de violência

A Micareta acabou. Essa frase foi dita pela primeira vez em 1937, por foliões saudosos, após a Micareta de Feira de Santana (a 107 km de Salvador), a primeira do Brasil e a maior da Bahia. Este ano, cerca de 600 mil pessoas participaram da festa, que teve abertura oficial quinta-feira (28) e terminou neste domingo (1º).
No quesito organização, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do município dá um baile. No camarote da imprensa, um espaço amplo e confortável, jornalistas, repórteres, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas contaram com todo o suporte necessário para a cobertura do evento. Quem pensou nos mínimos detalhes foi o secretário da Secom, Fabrício Almeida, que assumiu a secretaria em fevereiro deste ano, e lidou, pessoalmente, com todas as atribuições do seu cargo. O Caldeirão na TV, programa de Josse Paulo Pereira Barbosa, o Paulão, foi presença garantida na cobertura midiática do evento. Vale a pena conferir.
Além das bandas e dos trios elétricos que animaram os foliões, as polícias Civil e Militar garantiram a segurança e a tranquilidade da Micareta 2011.
Nessa festa mágica, a diversidade deixa saudade e um gosto de beijo. A micareta acabou, sim. E o resultado não poderia ser outro: com redução no índice de ocorrências policiais e uma certeza: em matéria de Micareta, Feira de Santana é a melhor.
Alguns blocos desfilaram debaixo de chuva na Presidente Dutra, mas isso não desanimou os foliões, que passaram pela avenida lavando a alma para o ano que vem.
Saul Barbosa A Micareta fez neste ano uma homenagem ao músico baiano Saul Barbosa, que morreu em setembro do ano passado, após apresentar complicações pulmonares.
Quinta-feira (28) A cantora Margareth Menezes esteve à frente de um trio elétrico da prefeitura, que desfilou sem cordas no circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra), o oficial da festa. No repertório, Margareth cantou sucessos como Faraó, Elegibô, Toté de Maianga, Dandalunda e Saudação a Caboclo. Já o cantor Tatau, animou o bloco Abracaê. A animação do primeiro dia contou também com a cantora Daniela Mercury, entre outras atrações.
Sexta-feira com Chiclete na avenida A banda Chiclete com Banana não poderia faltar, já que foi a atração mais esperada e a que mais se destacou no segundo dia da Micareta. A banda incendiou, literalmente, a avenida - os foliões dançaram e cantaram no asfalto, nos camarotes e nas arquibancadas, contagiados com as músicas da banda que teve origem nos anos 1980, e, pela primeira vez na história da Micareta de Feira de Santana, tocou para o folião pipoca. Durante sua passagem pelo circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra), o cantor Bell Marques, vocalista da banda, animou milhares de foliões, e alguns chegaram às lágrimas com a música "Chorarei amor", além de outros sucessos da banda. Entre outras atrações na sexta-feira (29), estavam Harmonia do Samba, Jamil, Filhos de Gandy e a banda Eva, liderada pelo cantor Saulo.
Sábado (30) A animação do terceiro dia da folia ficou por conta da banda Sady Bamba, que puxou o bloco Lá vem elas, além da Timbalada, Parangolé, Netinho e Ricardo Chaves, entre outros.
Domingo (1º) Um momento de destaque do último dia da festa foi a passagem da banda Aviões do Forró, atração mais esperada no domingo, e que arrastou milhares de foliões no circuito Maneca Ferreira (av. Presidente dutra).
A segurança Além das bandas e dos trios elétricos que animaram os foliões, as polícias Civil e Militar (efetivo de 6.750 homens - 6.500 policiais militares e 250 civis) garantiram a segurança e a tranquilidade da Micareta 2011. Além do efetivo policial, foram utilizadas dez câmeras espalhadas pelo circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra), garantindo o monitoramento em tempo real e uma resposta imediata às ações de segurança pública.
A Prefeitura também auxiliou com a disponibilização do Ônibus digital, utilizado como base pela polícia.
A saúde
Ponto também para a Secretaria Municipal da Saúde. Durante a micareta, havia dois postos de saúde no circuito da festa: na rua Adenil Falcão e na Vasco Filho, ambos próximos ao circuito Maneca Ferreira (av. Presidente Dutra). Com equipes formadas por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, cada posto teve uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quatro ambulâncias do município estavam em locais diferentes no percurso da festa.
A Vigilância Sanitária de Feira de Santana realizou inspeções em camarotes e serviços terceirizados de saúde, trios elétricos e carros de apoio da Micareta.

Ocorrências policiais diminuem na Micareta de Feira de Santana

No balanço divulgado hoje (02) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), houve redução de 48,6 % no índice de ocorrências policiais registradas na Micareta de Feira de Santana (a 107 km de Salvador) deste ano (203 registros) em relação ao ano passado (395 registros). Na comparação com 2010, o número de lesões corporais caiu 57,1%, o de roubo 50,5% e o de furtos, 21,1%. A SSP informou que registrou duas prisões por tentativa de homicídio e o número de furtos registrados caiu. Entretanto, as prisões em flagrante tiveram um acréscimo de 13,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado: foram 17 pessoas detidas este ano e 15 prisões em 2010.

Pablo Stolze, o site campeão

O site Novo Direito Civil, em sua nova versão, completou apenas um ano em abril. E, apenas neste primeiro ano, chega à incrível marca de 1.744.679 pageviews, mais de 275.800 visitantes únicos (fonte: Google Analytics) e mais de 20.000 membros cadastrados, que participam da comunidade NDC.
Trata-se de uma plataforma gratuita e voltada ao estudo, debate e pesquisa do Direito Civil, que cresce e se multiplica a cada dia. E você pode fazer parte desta grande família! E tem mais boas notícias: postaram nova apostila (Direito das Obrigações), novo editorial (sobre a polêmica acerca do prazo prescricional da pretensão indenizatória contra o Estado) e, nos próximos dias, no blog do site (na página central), o colaborador Prof. Salominho vai anunciar as regrinhas para o SORTEIO DE TRÊS LIVROS NOVOS, EDIÇÃO 2011, da coleção Novo Curso de Direito Civil, dos Professores Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona.