terça-feira, 26 de março de 2013

Iurd é condenada a indenizar funcionário agredido por pastor em igreja de BH


Mônica Bergamo

A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) foi condenada a pagar indenização de R$ 25 mil por danos morais a um operador de som agredido por um pastor da igreja em Belo Horizonte. O pastor agrediu o homem com um microfone em sua cara. A Iurd recorreu ao TST (Tribunal Superior do Trabalho), mas a decisão foi mantida. 
O pastor reclamou que o microfone estava sujo e descascando. Quando o funcionário explicou que era por excesso de lavagem, o pastor pediu para ele cheirar o aparelho e empurrou o equipamento em seu nariz. Após a agressão, outros pastores passaram a fazer piada dizendo "cheira aqui". 
No processo, o trabalhador conta que, "em rituais de exorcismo, um bispo apontava para ele e dizia 'queima esse demônio aí em cima. Mande ele embora, pois ele é o demônio que está estragando a nossa reunião'". A Iurd afirma "que inexistiu a configuração do dano [...] e que não houve prova de qualquer dano psíquico-emocional do autor". Texto publicado originalmente em 26 de março de 2013, no jornal Folha de São Paulo.