quinta-feira, 10 de março de 2011

Pablo Stolze disponibiliza nova apostila em seu site

Nesta quinta-feira (10), o Juiz de Direito Pablo Stolze Gagliano, que também é mestre e especialista em Direito Civil e autor de dezenas de livros e artigos, disponibiliza em seu site, a mais nova apostila de Parte Geral, que, dentre outros importantíssimos assuntos, analisa também a profunda temática do Bem de família. Stolze ressalta que "o novo editorial, que também já está no ar, aborda decisões relevantes do STJ a respeito deste instituto, que sempre está em debate em nosso País." Vale a pena fazer este passeio virtual, vejam como há vida inteligente na rede.

Site divulga vídeo do secretário da Segurança Pública de São Paulo com repórter em shopping

Vídeo divulgado na internet nesta quarta-feira (09) mostra o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, encontrando-se com o repórter da Folha de São Paulo, Mario Cesar Carvalho. As imagens são do circuito de segurança do shopping Pátio Higienópolis, na região central da capital, e têm um minuto e nove segundos de duração.
No vídeo, há imagens de duas câmeras. As cenas mostram o secretário caminhando próximo à entrada principal segurando um envelope pardo. Instantes depois o jornalista chega. Eles se cumprimentam e seguem para uma área do prédio sem monitoramento de câmeras de vídeo. O jornalista também leva uma pasta.
O primeiro a divulgar as imagens foi o radialista João Alkimin, de São José dos Campos, no site "Veja São José". O vídeo foi repercutido em vários blogs, um deles ligado a policiais civis. O Palácio dos Bandeirantes diz não haver parentesco entre o radialista e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A página do radialista também traz uma foto de baixa qualidade que diz ser do repórter e do secretário em um café do shopping.
O site e alguns blogs relacionam o encontro à reportagem escrita por Carvalho sobre a venda de dados sigilosos por um funcionário da Secretaria de Segurança, o sociólogo Túlio Kahn, que acabou demitido. Esses sites dizem que o encontro se deu às 19h30 de 25 de fevereiro. No vídeo não há tal registro. A reportagem da Folha saiu em 1º de março.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma considerar "grave a obtenção e a divulgação das imagens. Não por seu conteúdo, mas pelo forte indício de que grupos criminosos as utilizaram para espionar o primeiro escalão do Estado e o trabalho legítimo da imprensa".
Também em nota, o Pátio Higienópolis afirma ter entregado as imagens "a órgãos oficiais por solicitação dos mesmos visando atender e colaborar na investigação de ocorrência de outra natureza". O shopping não diz quais são os "órgãos oficiais" nem se há determinação judicial para isso.
Nota da redação - O repórter Mario Cesar Carvalho se encontrou em local público com o secretário da Segurança, Antônio Ferreira Pinto, autoridade da área de especialização do jornalista. A Folha lamenta que imagens colhidas no circuito interno de um shopping center tenham sido utilizadas na tentativa de coibir o trabalho da imprensa.
Da Folha.

Condenado por sequestro e morte de jornalista é preso após dois anos foragido

A polícia paulista prendeu nesta quarta-feira (09), o criminoso Wilson de Moraes Silva, de 26 anos, no Jardim São José, zona leste de São Paulo. Ele é um dos condenados pelo sequestro e assassinato do jornalista Ivandel Godinho Júnior, em outubro de 2003.
A família de Ivandel chegou a pagar o resgate, mas o jornalista foi morto no cativeiro. Seu corpo foi picado e ossos queimados em uma cova rasa. Wilson foi condenado a 36 anos de prisão por crime hediondo, mas só ficou três anos na Penitenciária 2 de Bauru (a 329 km de SP), onde cumpria a pena em regime semiaberto. Em 2008, ele não retornou de uma saída temporária do Dia dos Pais.

Homem é baleado durante assalto na Boca do Rio

Um homem ainda não identificado levou dois tiros, um na boca e outro na perna durante uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (09), na Boca do Rio. A vítima foi atingida quando voltava do trabalho e menos de 50 metros de sua casa, na região do Bate Facho.
De acordo com a polícia, dois homens armados com revólveres abordaram a vítima e anunciaram o assalto, por volta das 23h10. Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado. Os bandidos fugiram levando todos os documentos da vítima, segundo informações da 9ª Delegacia de Polícia (Boca do Rio), que investiga o caso. Até o início da manhã desta quinta-feira (10), ninguém foi preso.

Jornalista brasileiro está preso na Líbia e Dilma pede providências urgentes para libertá-lo

O jornal O Estado de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (10) que o jornalista Andrei Netto, de 34 anos, que estava na Líbia cobrindo os confrontos entre forças leais ao ditador Muammar Gaddafi e rebeldes opositores, está preso no oeste da capital do país, Trípoli, e que a embaixada brasileira “está tomando as providências para libertá-lo”. O jornal perdeu contato há uma semana com Netto, e na quarta-feira, recebeu indicações de que o jornalista tinha sido preso por tropas do governo perto de Zawiya.
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, em nota, divulgada pelo porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, que determinou ao ministro interino das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, “providências urgentes para assegurar a integridade física e a libertação” do jornalista Andrei Netto.
A nota de Dilma confirma que o brasileiro está detido na Líbia e que ela foi informada pelo Itamaraty na manhã desta quinta-feira que o jornalista estaria perto da capital, Trípoli. “O embaixador brasileiro na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, está enviando todos os esforços necessários junto às forças que atuam na região para a pronta solução do caso”, diz a nota.
Mais cedo, o embaixador da Líbia no Brasil, Salem Omar Abdullah Al Zubaidi, assegurou a integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado que as autoridades líbias estão tomando todas as providências para que Netto saia da prisão e afirmou que o jornalista vai ser libertado pelo governo líbio ainda nesta quinta-feira.
Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão, o embaixador disse que as autoridades líbias estão tomando “todas as providências” para que Netto saia da prisão. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que também conversou com o embaixador Zubaidi, disse que o jornalista foi detido por não estar com as documentações necessárias para o exercício da profissão na Líbia. “Ele me relatou que o jornalista não teria a licença que se faz necessária à mídia para se trabalhar na Líbia. Mas que já estava sendo libertado”, afirmou.
A comissão enviou ofício à Embaixada da Líbia no Brasil em protesto contra a prisão do jornalista. Os senadores também encaminharam moção de apoio ao governo de São Paulo com manifestações de indignação pelo ocorrido. “Esperamos que não só ele, mas que todos os jornalistas que estejam detidos na Líbia sejam liberados o mais rápido possível”, afirmou Paim.

Acidente na avenida Barros Reis complica o trânsito na região

A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) informou na manhã desta quinta-feira (10) que o trânsito no trecho entre a avenida Barros Reis e o viaduto do Bom Juá está lento por causa de um acidente com um caminhão carregado de refrigerante. A Transalvador recomenda aos motoristas que evitem passar pelo local e, se possível, que mudem o seu itinerário.

Escultura de Rodin é furtada do museu de Israel

A escultura de bronze "Balzac nu com os braços cruzados", de 1,6 metro de altura, do artista francês Auguste Rodin, foi furtada do Museu de Israel, em Jerusalém, há três meses, durante obras de restauração.
Nesta quarta-feira (09), Rahel Sehta, porta-voz do museu, disse que "o sumiço da obra só foi notado quando o museu decidiu expô-la, ao fim do prazo para a restauração", que durou vários anos.
A obra foi esculpida por Rodin entre 1892 e 1893 como trabalho preparatório para o monumento erguido em Paris em honra ao escritor francês Honoré de Balzac. A escultura foi doada ao museu pela colecionadora de arte americana Billy Rose.