quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Adolescente de 15 anos morre após ser baleada dentro de casa em Cajazeiras

A adolescente Cristiele Rebouças dos Santos, de 15 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (08) após ser atingida por um tiro na cabeça dentro da casa de uma amiga, na travessa Maria Antonieta, no bairro Cajazeiras XI.
De acordo com a 13ª Delegacia (Cajazeiras), o suspeito de efetuar o disparo que matou a adolescente é um amigo da vítima, que não teve o nome divulgado. Cristele foi levada ainda com vida para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia ouviu na tarde desta quarta-feira o namorado e a mãe da vítima, mas ainda não tem informações sobre o paradeiro do suspeito e não esclareceu os motivos do crime.

Jornalismo: Senado aprova obrigatoriedade do diploma

Com 60 votos a 4, o Senado aprovou nessa terça-feira (07) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que torna obrigatório o diploma de curso superior para o exercício do jornalismo. A chamada "PEC dos Jornalistas" é uma resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de junho de 2009, que derrubou a necessidade do diploma para os jornalistas.
A proposta estabelece que a profissão só pode ser exercida por "portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação".
O autor da proposta, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), afirmou que uma profissão não pode ficar às margens da lei. "A falta do diploma só é boa para os grandes conglomerados de comunicação, que poderiam pagar salários menores para profissionais sem qualificação", acrescentou.
Valadares contou que foi motivado a apresentar a proposta pela própria Constituição, que prevê a regulamentação das profissões pelo Legislativo. Segundo o senador, se o diploma fosse retirado, a profissão dos jornalistas poderia sofrer uma discriminação. "A profissão de jornalista exige um estudo científico que é produzido na universidade. Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação", declarou o senador.

Homem é encontrado morto dentro de carro em Itapuã

Um homem identificado como Rafael foi encontrado morto com marcas de tiros dentro de um carro no bairro de Itapuã, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (08). Segundo a Polícia Militar (PM), o homem estava no banco traseiro de um Celta vermelho (placa HZM 9669, licença de Salvador), quando foi encontrado por moradores do bairro, por volta das 10h.
A PM informou que o carro estava estacionado próximo ao Condomínio Colinas de Itapuã e a vítima foi baleada com três tiros - um na testa e dois na cabeça. A assessoria da SSP (Secretaria da Segurança Pública) da Bahia informou que a suspeita é de que o crime tenha relação com o uso de drogas, mas a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Baleia jubarte é encontrada morta na praia de Ondina, em Salvador

Uma baleia jubarte de 8 metros de comprimento e aproxima-damente 2 toneladas apareceu morta na manhã desta quarta-feira (08), na praia de Ondina, orla marítima de Salvador. Ainda não há informações sobre o motivo da morte do animal, que estava em estado avançado de decompo-sição.
De acordo com o coordenador do Instituto Baleia Jubarte, Sérgio Cipolotti, o animal foi trazido pela maré. Uma equipe do instituto foi encaminhada ao local para retirar o animal. Moradores de Ondina viram a baleia na areia por volta das 7h e ligaram para a polícia, que acionou o instituto, informou Cipolotti.

Bombeiros de Nova York controlam fogo na principal torre do novo WTC

Foto Spencer Platt-France Presse
O Departamento de Bombeiros de Nova York apagou um incêndio registrado nesta quarta-feira (08) no andar número 88 do principal edifício do novo World Trade Center, que pode ter sido provocado por problemas na soldagem. Um porta-voz do corpo de bombeiros afirmou que o incêndio foi registrado pouco antes das 8h45 (horário de Brasília), e em menos de uma hora já havia sido controlado por 90 bombeiros que foram deslocados ao complexo.
O incêndio pode ter sido provocado por problemas na soldagem durante a construção do edifício, que quando estiver totalmente pronto, contará com 104 andares e terá 541 metros de altura. Na semana passada, a viga de aço na qual o presidente Barack Obama escreveu "Lembramos, reconstruímos e retornamos mais fortes" foi alçada até o andar mais alto do prédio.
Quando a obra for finalizada, a torre contará com um terraço situado a 417 metros de altura, exatamente a mesma altura que tinham as Torres Gêmeas, que foram destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001. Texto publicado originalmente em 08 de agosto de 2012, no jornal Folha de São Paulo, caderno Mundo.