segunda-feira, 2 de julho de 2012

Governador da Bahia é vaiado em desfile

Eder Luis Santana
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi hostilizado pela população nesta segunda-feira (02). Vaias e palavras como "traidor" e "fora Wagner" foram disparadas por centenas de pessoas enquanto a comitiva do petista andava pelas ruas do centro histórico de Salvador, no desfile do 2 de Julho.
O 2 de Julho é um evento cívico que reúne milhares de pessoas para celebrar a data que marca a expulsão das tropas portuguesas da Bahia, em 1823, durante o período de lutas pela independência do Brasil.
Este ano, cerca de 200 mil pessoas participaram da festa, segundo a Polícia Militar. Em Salvador, o 2 de Julho serve todos os anos como termômetro do cenário político. Gestores públicos e candidatos vão às ruas em comitivas, sendo obrigados a encarar os eleitores e as manifestações de carinho ou repúdio.
No caso de Wagner, o desgaste teve início em janeiro, com a greve da PM que durou 12 dias, e segue com a paralisação dos professores, que completa hoje 83 dias. O desfile percorre cerca de oito quilômetros.
Wagner foi vaiado a todo momento por pessoas com faixas e cartazes com frases do tipo "Todos pela educação, menos o governo". Como atos de protestos eram esperados, a equipe do PT tratou de blindar o governador com um forte esquema de proteção.
O Largo da Lapinha, de onde sai o desfile, foi cercado com grades, policiais e seguranças que impediam a circulação na área oficial do governo. Até a saída da comitiva de Wagner foi antecipada e, ao contrário de anos anteriores, saiu no início do cortejo, antes mesmo das manifestações populares. "Acho injusto. Tenho tranquilidade em dizer que me considero um homem dedicado à educação", disse o governador, sobre as vaias.
Os professores em greve na Bahia pedem reajuste de 22,22%. O governo oferece aumento de 7% para novembro, com outros 7% acrescidos em abril de 2013. "Querer ganhar mais é razoável, mas tem de estar dentro do padrão. Não tenho como atender [o aumento], pois arrebentaria o orçamento do Estado. Se a guerra é comigo, se a raiva é com governador Jaques Wagner, então que não descarreguem essa raiva nos alunos que não tem culpa nenhuma", afirmou o petista.
Ao lado dele estavam o candidato à Prefeitura de Salvador, Nelson Pellegrino (PT), e a vice Olívia Santana (PC do B). Para tentar fazer com que a rejeição ao PT não atinja sua candidatura, Pellegrino diz que manterá "projetos consistentes para recuperar financeira e administrativamente a cidade".
Já os demais candidatos à prefeitura aproveitaram o dia. O deputado federal ACM Neto (DEM) foi aclamado e barrava seus próprios seguranças para garantir que ninguém ficasse sem tirar fotos ao seu lado ou receber abraços. O deputado federal Márcio Marinho (PRB) e o professor municipal Hamilton Assis (PSOL) também circulavam entre os eleitores.
Já o candidato do PMDB, o radialista e ex-prefeito de Salvador Mário Kertész, deixou o desfile na metade do caminho. De acordo com sua assessoria, Kertész teve de ir a um almoço com líderes do PDT que negociam uma coligação. O PMDB prometia sair sozinho na briga eleitoral, mas já coligou-se com o PSC. Texto publicado originalmente em 02 de julho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, no Caderno Poder.

Ladrões arrombam caixa eletrônico no Santander da av. Tancredo Neves

Criminosos arrombaram um caixa eletrônico da agência do banco Santander na Avenida Tancredo Neves, próximo à Casa do Comércio, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (02). O crime aconteceu por volta das 9h, segundo a polícia.
De acordo com a 16ª Delegacia (Pituba), os ladrões utilizaram um maçarico para arrombar o cofre do caixa eletrônico, e levaram o dinheiro. A polícia não soube informar o valor furtado e nenhum suspeito foi preso.
Ainda segundo a polícia, o gerente da agência já foi informado sobre o caso. Informações preliminares indicam que a ação dos bandidos foi flagrada pelas câmeras de vigilância do local. O gerente da agência deve prestar depoimento na 16ª Delegacia, onde o caso foi registrado, e apresentar as imagens.

Manifestante é detido suspeito de protestar contra o governador da Bahia durante o Dois de Julho

Um manifestante foi detido na manhã desta segunda-feira (02) durante um protesto por ocasião das comemorações da Independência da Bahia, no Largo da Lapinha, informou a assessoria da Polícia Militar (PM). O jovem, de 19 anos e identificado como Pedro Carvalho Melo, foi detido pela PM porque, segundo informações da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade), ele era suspeito de ter burlado o cerco de seguranças do governador da Bahia, Jaques Wagner, durante os festejos do Dois de Julho, e arremessado uma faixa de protesto na direção do governador.
Por falta de provas, o jovem foi detido no posto da 37ª CIPM, na Lapinha, e liberado em seguida. Vários protestos marcam os festejos dos 189 anos da Independência da Bahia, como professores da rede estadual de ensino, agitando faixas e cartazes com apitos, reivindicando o fim da greve. O governador e sua comitiva foram vaiados durante todo o cortejo.

Moradora de rua é encontrada morta a facadas em Periperi

Uma moradora de rua ainda não identificada foi encontrada morta na madrugada desta segunda-feira (02) na Rua das Pedrinhas, no bairro Periperi, subúrbio de Salvador. Segundo a Polícia Militar (PM), o crime aconteceu por volta das 11h30.
Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) confirmou a morte da mulher no local e informou que ela foi esfaqueada no braço, pescoço e no rosto. Ninguém foi preso. A PM não soube informar as circunstâncias do crime.
O corpo da vítima foi encaminhado ao DPT (Departamento de Polícia Técnica). O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).