quarta-feira, 1 de maio de 2013

Lanchonete Subway é assaltada no Garcia

A lanchonete da rede Subway no bairro do Garcia, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (1º), segundo a Polícia Militar. Três homens armados com revól-veres chegaram em um Fiat Punto branco por volta das 21h, e anunciaram o assalto, na avenida Leovigildo Filgueiras. Os criminosos renderam três funcionários e quatro clientes. 
Eles roubaram o dinheiro do caixa, três aparelhos de celular, uma carteira e duas bolsas dos clientes. Em seguida, fugiram no carro em direção ao Campo Grande. O valor roubado não foi informado. O caso foi registrado na 1ª Delegacia (Barris). Na noite do dia 09 de abril, outra lanchonete da Subway, em Ondina, foi assaltada por quatro criminosos.

Doceria Viva Gula é assaltada pela segunda vez em um mês no Jardim Brasil

Pela segunda vez em menos de um mês, a doceria Viva Gula do Jardim Brasil é alvo de arrastão em Salvador. Por volta das 19h30 desta quarta-feira (1º), três homens armados com revólveres e peixeiras invadiram a doceria na rua Aracaju, renderam funcionários e clientes e anunciaram o assalto. Um quarto membro da quadrilha ficou na porta da loja. 

Os criminosos encheram mais de seis mochilas com o dinheiro do caixa, celulares, tablets, bolsas, carteiras e relógios das vítimas. "Esse aqui é peba, serve não", disse um dos bandidos, referindo-se ao celular de uma cliente. "Abaixem a cabeça e não olhem pra gente", disse um outro criminoso, segundo informações da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Barra/Graça). 

A quadrilha fugiu em um Chevrolet Agile verde escuro. Ao menos dez clientes prestaram queixa na 14ª Delegacia (Barra), onde o caso foi registrado. A gerente da Viva Gula, Valdeci, não quis comentar o caso. No dia 06 de abril, a mesma doceria foi assaltada em ação semelhantequando três homens armados invadiram o local e roubaram o dinheiro do caixa e dos clientes, entre outros pertences das vítimas.

Ônibus da seleção de futebol do Ypiranga é atingido por tiros em Catu (BA)

Um ônibus que saiu de Salvador levando jogadores de futebol do Esporte Clube Ypiranga para Alagoinhas (a 116 km de Salvador) foi atingido por cinco tiros quando passava na cidade de Catu (a 87 km de Salvador), por volta das 14h30 desta quarta-feira (1º), segundo a PRE (Polícia Rodoviária Estadual). Os tiros atingiram dois vidros do veículo. Ninguém ficou ferido. 
Ainda segundo a PRE, quatro homens armados em duas motos fecharam o ônibus para forçar que o motorista parasse e atiraram contra o veículo. O motorista desconfiou que se tratava de um assalto, desviou o veículo e seguiu para Alagoinhas, onde o time foi jogar contra o Camaçari, no Estádio Antônio Carneiro, às 16h desta quarta-feira.

Por que Obama não fechou Guantánamo?

Guga Chacra 

Guantánamo é a maior vergonha de Barack Obama. O presi-dente fez campanha em 2008 prometendo que fecharia esta prisão americana em Cuba. Mas, já em seu segundo o man-dato, o ocupante da Casa Branca enfrenta uma greve de fome de mais de cem prisioneiros que jamais receberam o direito de viver livremente ou de serem transferidos para prisões normais. Eles não são condenados a nada. A maior parte deles já foi considerada inocente pela própria Justiça militar. 
Dos 166 detidos em Guantánamo, apenas seis foram conde-nados. Algumas dezenas são suspeitas, mas não há como promotores apresentarem casos contra eles. Os demais po-deriam estar livres. E estariam, se Obama tivesse cumprido a sua promessa. Mas Obama, lamentavelmente, não cumpriu. A pressão internacional e doméstica para fechar Guantánamo, existente contra George W. Bush, se reduziu depois da elei-ção do atual presidente. Muitos se esqueceram que existia esta vergonhosa prisão americana, na qual a Constituição dos EUA parece ter sido jogada no lixo, com os detidos sendo submetidos a tortura. 
Em entrevista coletiva que marca o seu centésimo dia de mandato, Obama afirmou nesta quinta mais uma vez “que fechará Guantánamo” e voltou a culpar o Congresso pelo fracasso. Chega a ser patético. Por que não fechou antes? Por que cedeu a senadores e deputados em vez de cumprir o que prometeu na campanha e respeitar os direitos humanos? Por que acabou com o escritório responsável por elaborar um plano para fechar a pressão? 
Como bem lembra Joe Nocera, colunista do New York Times, 56 prisioneiros de Guantánamo de origem iemenita estava prontos para ser libertados anos atrás. “Mas o Congresso, liderado pelos senadores John McCain e Lindsay Graham, aprovou leis que tornou impossível a libertação deles. Ver-gonhosamente, Obama assinou estas leis”, escreveu. O presidente parece ter imaginado que o tema Guantánamo ficaria esquecido eternamente e, assim, poderia se concen-trar em suas prioridades domésticas e mesmo externas, como os seus ataques seletivos com Drones, como são chamados os aviões não tripulados utilizados para bombardear o Paquistão e o Yemen. 
A greve de fome, porém, trouxe de volta à tona o problema destes homens que vivem em um limbo, segundo as palavras do próprio presidente. É urgente que eles tenham direito à liberdade ou, pelo menos, um julgamento justo nos EUA. texto publicado originalmente em 1º de maio de 2013, no jornal O Estado de São Paulo. 


Guga Chacra é comentarista de política internacional do jornal O Estado de São Paulo e do programa Globo News em Pauta em Nova York.

Número de panes no metrô de São Paulo cresce 30% em um ano

Eduardo Geraque

O número de panes do Metrô de São Paulo aumentou quase 30% na comparação entre 2012 e 2011. Não entram na conta dados da linha 4-amarela. Em números absolutos, foram 66 registros de pane contra 51. De acordo com Mário Fioratti, diretor de operações do Metrô, existem dois motivos que explicam o aumento das ocorrências. 

"A rede cresceu nesse período e o número de viagens fora do horário de pico, por causa da demanda, também", afirma o executivo. A expectativa de Fioratti é que o número de ocorrências se estabilize em 2013, apesar do acidente registrado ontem (30), quando passageiros ficaram presos em um trem após uma falha no sistema da linha 3-vermelha. Texto publicado originalmente em 1º de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Quadrilha rende funcionários e explode caixa eletrônico do Santander dentro da Ucsal de Pituaçu

Quatro homens armados renderam funcionários da Ucsal (Universidade Católica do Salvador) de Pituaçu e explodiram um caixa eletrônico do Banco Santander instalado no campus da universidade, na madrugada desta quarta-feira (1º), em Salvador. 
De acordo com a 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Boca do Rio), os criminosos chegaram a pé no campus, na Avenida Pinto de Aguiar, por volta das 1h30. Os funcionários foram mantidos reféns em uma sala. Em seguida, a quadrilha explodiu o caixa e fugiu em um Fiat Uno que estava no campus. O veículo foi abandonado a poucos metros da universidade.
A Polícia Militar não soube informar se há câmeras do circuito interno de segurança. A quantia roubada não foi divulgada. Ninguém ficou ferido. Além do dinheiro do caixa, os criminosos roubaram bolsas, celulares e dinheiro dos funcionários. O caso foi registrado na 9ª Delegacia (Boca do Rio).

Empresário de 29 anos é assassinado em assalto na porta de sua academia em SP


O empresário Fernando Guerreiro Abdalla, de 29 anos, foi morto na noite desta terça-feira (30) com um tiro na barriga durante um assalto na porta de sua academia, na Estrada do Sabão, no Jardim Maristela, zona norte de São Paulo. Ele era dono da academia Alto Astral. 
Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 21h, quando Abdalla saía da academia em direção à sua moto e foi abordado por dois homens com capacetes em uma moto. Testemunhas disseram à polícia que os criminosos anunciaram o assalto e mandaram Abdalla deitar no chão. Ainda segundo testemunhas, o empresário estava com as mãos para o alto e se recusou a deitar, quando foi baleado.
Ele chegou a ser socorrido no Hospital Geral Vila Penteado, mas não resistiu aos ferimentos. Os criminosos fugiram levando a moto da vítima. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, na Vila Penteado.