quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ex-secretária de assentamento em Ilhéus (BA) é assassinada dentro de casa

Genilce Pereira dos Santos, de 59 anos, integrante e ex-secretária do assentamento Frei Vantuí, na rodovia Ilhéus-Itabuna (a 447 km de Salvador), foi morta a facadas na noite de ontem (18) dentro de sua casa, segundo a polícia. A vítima deixara o cargo em janeiro, após sofrer ameaças de morte.
As ameaças começaram depois que Genilce fez denúncias ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sobre as irregularidades no assentamento, informou a presidente do Frei Vantuí, Maísa Fontana. Ela diz ainda que registrou queixa com Genilce na polícia e pediram providências ao Incra em janeiro deste ano, após as ameaças de morte.
Pelo menos seis trabalhadores rurais que denunciaram irregularidades ao Incra em Itabuna estão ameaçados de morte. Genilce estava morta com vários ferimentos na cabeça, quando foi encontrada por um dos seus filhos, que morava com ela no assentamento. Nenhum suspeito foi preso.

Claro, Oi e TIM estão proibidas de vender chips

As operadoras Claro, Oi e TIM estão proibidas de vender novas linhas de celulares a partir de segunda-feira (23). A medida foi determinada ontem (18) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A empresa decidiu suspender a venda de novas linhas após constatar a péssima qualidade dos serviços prestados aos consumidores. Apesar de não ter a venda de chips suspensa, a Vivo, a CTBC e a Sercomtel terão que apresentar um planejamento para melhorar a qualidade do serviço, informou a Anatel.
A Claro está proibida de vender nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
A Oi não pode vender no Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima.
A TIM, que registrou o número de queixas dos usuários, está proibida de vender no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, em Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

Greve de professores das escolas estaduais da Bahia completa 100 dias

A greve dos professores da rede pública estadual da Bahia, a maior na história da Educação no Estado, completa cem dias hoje (19) e afeta mais de 1 milhão de alunos. Os professores estão acampados na Assembleia Legislativa da Bahia desde o dia 11 de abril.
Eles pediam reajuste de 22,22% e apresentaram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (18), nova proposta de reajuste ao Governo. A categoria propôs aumento de 14,26% este ano, que pode ser dividido em duas parcelas, de 7,26% e 7%, e pedem a recontratação dos professores demitidos durante a greve e o pagamento dos salários e benefícios suspensos.
Os professores afirmaram que vão cumprir o calendário de reposição das aulas para garantir os duzentos dias letivos previstos em lei. O governador Jaques Wagner, que havia oferecido reajuste de 7% em novembro deste ano e 7% em março de 2013, ainda não se manifestou, informou a vice-coordenadora da APLB (Associação dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), Marilene Betros.