segunda-feira, 23 de abril de 2012

PM apreende cerca de 50 kg de maconha e 8,5 kg de cocaína em Feira de Santana (BA)

Cerca de 50 quilos de maconha e 8,5 quilos de cocaína foram apreendidos por po-liciais militares, em Feira de Santana (a 107 km de Salvador), na madrugada des-ta terça-feira (24). De acordo com a Polícia Militar, a droga foi encontrada por volta das 1h30 em um GM Agile prata (placa JSU 3197), numa rua da cidade.
A maconha estava escondida em sacos de linhagem, e a cocaína distribuída em 17 pacotes de 500 gramas, segundo a polícia. A apreensão ocorreu após uma ronda da PM, Rubenilson Souza Maia foi preso, sus-peito de fazer parte de uma quadrilha de tráfico de drogas. Ele foi levado pelos policiais militares para a 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Feira).

Jornalista é morto a tiros dentro de restaurante em São Luís (MA)

O jornalista e blogueiro Décio Sá, de 42 anos, foi morto com seis tiros à queima roupa de pistola 40 - quatro atingiram a cabeça e dois as costas -, por volta das 23h30 desta segunda-feira (23), dentro do bar Estrela do Mar, na avenida Litorânea, em São Luís (MA), segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Maranhão.
Décio era repórter da editoria de política do jornal O Estado do Maranhão há 17 anos, e mantinha o Blog do Décio. Testemunhas disseram à polícia que o bar estava lotado no momento em que o jornalista foi assassinado. Segundo a polícia, Décio estava sozinho no local, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e dispararam seis tiros contra o jornalista, que estava de costas. Em seguida, os criminosos fugiram na motocileta. Décio morreu na hora.
O secretário de SSP, Aluísio Mendes, informou que peritos do IML (Instituto Médico Legal) estão no local. O crime será investigado pela Superintendência de Investigações Criminais e pela Delegacia de Homicídios.

Ex-secretário da Segurança da Bahia tem prisão decretada pela Justiça de Alagoas

O ex-secretário de Segurança Pública da Bahia, general Edson Sá Rocha, suspeito de envolvimento em um esquema de fraude na segurança de Alagoas, teve a prisão temporária decretada nesta segunda-feira (23) pela Justiça. Em 2008, o Ministério Público (MP) da Bahia abriu investigação contra Edson Sá Rocha, sob suspeita de improbidade administrativa.
O ex-secretário é acusado pelo MP estadual de ter arquivado e obstruído a apuração de 435 processos que tinham como réus 167 municípios baianos, durante a sua gestão na secretaria da Segurança Pública da Bahia. Segundo o MP, Edson Sá é acusado de ter comandado um esquema criminoso em que ordenava o arquivamento de denúncias de desvio de recursos de convênios municipais, de apropriação de recursos público, de falsificação de documentos e de homicídios.
Em Alagoas, onde Edson Sá foi secretário de Defesa Social em 2007, ele é acusado pelo MP por improbidade ad­ministrativa na aquisição de produtos alimentícios sem licitação, em que desviou R$ 4 milhões.

Apresentador de televisão é assassinado em Honduras

O âncora do programa de entretenimento "El Tecolote", Noel Alexander Valladares, foi morto a tiros em Tegucigalpa, nesta segunda-feira (23), por dois homens ainda não identificados, segundo a polícia de Honduras. Além do apresentador, foram assassinados o seu guarda-costas e um amigo de Noel.
O crime aconteceu na rua da sede do canal Maya TV. Testemunhas disseram à polícia que as vítimas estavam em um carro, quando foram baleadas por dois homens que estavam em uma caminhonete. (ANSA)

Taxista é assaltado em Itapuã e morto na estrada do CIA

O taxista Adilson Vieira de Souza, de 52 anos, que dirigia um Corsa Classic, foi encontrado morto na BA-526, em uma estrada do CIA (Centro Industrial de Aratu), em Simões Filho (a 31 km de Salvador), na madrugada desta segunda-feira (23). A polícia suspeita que ao menos dois bandidos tenham cometido o crime após pegar o táxi da vítima em Itapuã.
Além do carro, os criminosos roubaram dinheiro e celular da vítima, segundo familiares. O corpo de Adilson foi localizado às 6h desta segunda-feira por pessoas que passavam pela estrada. Policiais da 22ª Delegacia (Simões Filho) informaram que não há detalhes do crime.
O DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) investiga o latrocínio (roubo seguido de morte). Até o início desta tarde, a polícia não tinha informações sobre o paradeiro dos criminosos.

Cinco universitários do Espírito Santo desaparecem durante viagem para a Bahia; polícia não descarta ação criminosa

Cinco universitários (dois rapazes e três moças) que viajaram de São Mateus (a 222 km de Vitória do Espírito Santo) para a cidade de Prado (a 804 km de Salvador, no sul da Bahia) na última sexta-feira (20), estão desaparecidos, segundo familiares.
Os estudantes são Amanda Oliveira, de 22 anos, aluna do 7º semestre de Biolo-gia do Ceunes (Centro Universitário Norte do Espírito Santo), em São Mateus; André Galão, de 28 anos, estudante de Moda do Unesc (Centro Universitário do Espírito Santo), em Colatina (a 136 km da capital capixaba); Izadora Ribeiro, de 21 anos, aluna do 7º semestre de Biologia do Ceunes; Marllonn Amaral, de 21 anos, aluno do Ceunes, e Rosaflor Oliveira, de 24 anos, aluna do Mestrado em Biologia, do Ceunes.
Parentes dos jovens disseram à polícia que André saiu de Colatina e foi para São Mateus buscar os amigos na casa de Izadora, de onde saíram por volta das 19h, no Fiat Punto prata (placa ODC-6985, licença de Colatina), dirigido por André.
O pai de Amanda, Paulo Luiz Oliveira, conhecido como Paulo da Tinauto, informou que os jovens viajaram para comemorar o aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro Santos Oliveira. A viagem duraria cerca de três horas, mas até a manhã de hoje (23), eles ainda não tiveram contato com a família.
Eles foram vistos pela última vez na sexta-feira, por volta das 17h, em um posto de combustível em Pedro Canário (a 271 km de Vitória). A informação foi confirmada pela Polícia Civil de São Mateus, após uma funcionária do posto ter dito que reconheceu o grupo.
Na sexta-feira, a mãe de Marllonn, Margarete Vieira do Amaral, recebeu às 15h57 uma mensagem do celular do filho: "Ei mãe... To indo pro Prado agora... Chegando lá te aviso!". Izadora também ligou para a mãe na sexta-feira, por volta das 19h20, para dizer que chegariam em Prado por volta das 22h30. Por volta das 19h30, Rosaflor ligou para a irmã, Luísa Chacon, dizendo que estava tudo bem. Depois disso, todos perderam contato, os celulares continuam desligados.
O delegado de Teixeira de Freitas (a 826 km de Salvador), Marcos Vinícius Almeida Costa, informou que a partir de hoje, as polícias de Espírito Santo e da Bahia farão buscas aéreas com dois helicópteros para cobrir as áreas dos dois Estados.
A Polícia Civil de São Mateus e de Pedro Canário realizam buscas desde sábado, e pedem que qualquer informação sobre os jovens seja passada pelo telefone (27) 3137-9065 ou pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, 181. A Polícia Federal foi alertada.
Ação criminosa
O delegado de São Mateus, Leonardo Malacarne, responsável pelo caso, não descarta que os jovens tenham sido vítimas de algum crime. "Rastreamos a rodovia e não encontramos indícios de acidentes, o que reforça a hipótese de uma ação criminosa", informou. Malacarne não descartou, porém, outras possibilidades.
"Não podemos adiantar muitas informações, pois a investigação corre em sigilo", completou. Ele acrescentou que a partir de hoje, a investigação será em conjunto com a Polícia da Bahia. "Só não começamos neste final de semana porque não conseguimos contato por lá, mas nesta segunda, sem falta, vamos unir a investigação para garantir mais eficiência", disse.

16 presos fogem de delegacia pelo buraco do teto em Santo Antônio de Jesus (BA)

16 presos fugiram da delegacia de Santo Antônio de Jesus (a 192 km de Salvador) pelo buraco do teto, após serrarem o cadeado da cela, na madrugada desta segunda-feira (23), segundo a polícia. Cinco dos fugitivos foram recapturados em um terreno na BR- 116, durante a madrugada.
De acordo com a polícia, os fugitivos são suspeitos de homicídio, roubo e tráfico de drogas. Os policiais continuam na região em busca dos foragidos. A Polícia Militar participa da operação de captura.
A carceragem da delegacia tem capacidade para abrigar 40 detentos, mas no momento da fuga havia cem presos no local.

Taxista é preso por clonagem de cartões de crédito no Nordeste de Amaralina

O taxista Weliton Santana Barbosa, de 42 anos, foi preso no início da noite desta segunda-feira (23), em sua residência, no Nordeste de Amaralina. Segundo a delegada titular da 6ª Delegacia (Brotas), Maria Dahil, o taxista é especializado em clonagem de cartões de crédito.
Com o taxista, foram encontrados vinte cartões clonados e equipamentos de captura de dados que ele instalava em caixas-eletrônicos de bancos e estabelecimentos comerciais.
Weliton foi preso após utilizar cartões clonados para pagar suas contas de luz, segundo a delegada.

Malu Fontes participa do projeto Com a Palavra o Escritor

Na próxima quarta-feira (25), às 18h, a Fundação Casa de Jorge Amado recebe, no projeto Com a Palavra o Escritor, a jornalista e professora da Facom (Faculdade de Comunicação) da Ufba (Universidade Federal da Bahia), Malu Fontes. Um dos grandes talentos do jornalismo da Bahia na atualidade, Malu Fontes falará sobre seu trabalho, abrindo espaço para um bate-papo informal com o público, sobre temas relacionados à sua trajetória.
A Fundação Casa de Jorge Amado realiza, há 18 anos, o Com a Palavra o Escritor, que consiste em um espaço de encontro entre autores e público. Já participaram do projeto convidados como: Zélia Gattai, Ruy Espinheira Filho, Judith Grossman, Hélio Pólvora, Cid Teixeira, Ildásio Tavares, José Carlos Capinam, Jorge Calmon, Edvaldo Boaventura, Ubiratan Castro, Mabel Velloso, Mãe Stella de Oxóssi, entre outros.
Com a Palavra o Escritor
Malu Fontes
25/04/2012 (quarta-feira), às 18h
Fundação Casa de Jorge Amado
Largo do Pelourinho