quinta-feira, 24 de março de 2011

Site da Universidade de Columbia disponibiliza exercícios para estudantes de jornalismo

O site da Universidade de Columbia publicou exercícios e aulas que são aplicadas a seus alunos para consulta gratuita, segundo o site Catraca livre. No site da instituição estão armazenados arquivos, em inglês, com exercícios desde 2007.

Justiça nega habeas corpus para médico foragido

A Justiça negou negou ontem (23), pedido de habeas corpus do médico José Ricardo Campos de Souza, de 32 anos, que está foragido, para que ele respondesse em liberdade a tramitação do seu processo.
Acusado de ser o mandante da morte do próprio pai, o aposentado Isnard Costa de Souza, de 73 anos, José Ricardo está foragido desde o dia 16 de março. A prisão foi pedida pelo promotor Davi Gallo e acatada pela Justiça naquele dia, após a polícia alertar autoridades que o médico não estava na cidade. Para a Promotoria, isso indicou que ele estaria foragido.

Felipão diz que vai "buscar no inferno" jornalista que expôs seu salário

Durante coletiva de imprensa após a goleada de 3 a 0 do Palmeiras contra o Linense ontem (23), o técnico do alviverde, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, demonstrou sua insatisfação com a imprensa e ameaçou um repórter, por conta de uma matéria que compara o seu salário (R$ 700 mil) com toda a folha de pagamento mensal do Linense, que não chega a metade.
O técnico teme que, com a revelação do salário, possa ser vítima de violência em São Paulo.
"Eu já disse uma vez para todo mundo: se um dia acontecer alguma coisa, vou buscar quem escreveu essas coisas no inferno. Que fique bem claro de novo. Falem de mim por ser bom treinador ou não, mas deixem o que eu ganho ou não de lado. Eu aviso que vou buscar quem escreveu lá no inferno. É uma ameaça? É, ok? Vou tomar minhas providências. Esse daí tem que descer dos tamancos holandeses que ele usa", disse o treinador.
Felipão se reuniu com um grupo de jornalistas, no ano passado, e pediu que eles não revelassem seu salário, justamente pelo medo de represálias e violência.

Palestra do juiz Pablo Stolze durante o lançamento do seu novo livro de Direito de Família

STF anula Ficha Limpa nas eleições de 2010

Ficha Limpa só valerá a partir da eleição de 2012
Decisão anula resultado das urnas em 2010 e políticos barrados assumirão cargos
Entre os ministros do STF, prevaleceu a tese de que mudança na lei só vale se aprovada um ano antes do pleito
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal anulou ontem os efeitos da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Com a decisão, os políticos barrados pela Justiça Eleitoral em 2010 que tiveram votos suficientes para se eleger poderão assumir suas vagas. Entre os beneficiados com a decisão estão Jader Barbalho (PMDB-PA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PBO), João Capiberibe (PSB-AP), Marcelo Miranda (PMDB-TO), eleitos para o Senado, e Janete Capiberibe (PSB-AP), eleita para a Câmara.
Apenas no Supremo são 30 recursos de políticos barrados que serão analisados. Prevaleceu a tese de que qualquer mudança no processo eleitoral deve respeitar o princípio da anualidade, ou seja, ela precisa ser aprovada um ano antes do pleito.
Com a decisão de ontem, a Lei da Ficha Limpa será aplicada a partir das eleições de 2012, mas ministros ouvidos pela Folha não descartam que questionamentos sobre outros pontos da lei possam surgir e limitar seus efeitos. Estão em aberto pontos como, por exemplo, se é legal a determinação que torna inelegível candidato cassado pela Justiça Eleitoral ou em condenações por improbidade administrativa.
Surgida por meio de uma iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Lula em junho do ano passado. A anulação da validade da lei nas eleições de 2010 foi decidida pelo ministro Luiz Fux, que tomou posse no início deste mês. Seu voto foi decisivo porque duas análises anteriores de recursos contra a Ficha Limpa haviam terminado empatadas.
Fux chamou a Ficha Limpa de "lei do futuro" e disse que se sentiu tentado a votar pela validade. Mas disse que confirmar sua validade abriria um precedente perigoso. "O intuito da moralidade é de todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica e jurídica de que se aplicar no ano da eleição fere a Constituição."
Ontem, os ministros julgaram recurso de Leonídio Bouças (PMDB-MG), candidato a deputado estadual barrado após ter sido condenado por improbidade. Gilmar Mendes, que votou contra a validade da lei em 2010, disse que a Ficha Limpa teve influência direta nas eleições do ano passado, sustentando que um político não pode ficar inelegível por uma lei que não existia quando cometeu a irregularidade."
A Lei da Ficha Limpa tem uma conotação que talvez tenha escapado a muitos ditadores", disse Mendes."O tribunal que atende aos anseios do povo, ao arrepio da Constituição, é um tribunal no qual o povo não pode confiar", afirmou Cezar Peluso, que também votou contra a validade da lei em 2010.
Moralidade
Joaquim Barbosa, que defendeu a validade da lei nas eleições passadas, afirmou que a moralidade é um princípio constitucional e que caberia ao STF fazer uma escolha ao interpretar a Carta. Para Ayres Britto, "o candidato que desfila pelo Código Penal com sua biografia não pode ter a ousadia de se candidatar".

Após ser baleado, blogueiro está em estado grave

O blogueiro Ricardo Gama, conhecido por suas críticas aos governos Sérgio Cabral (PMDB) e Eduardo Paes (PMDB), permanece internado em estado grave, na tarde desta quinta-feira (24), no hospital Copa D'Or. Ele foi baleado ontem (23) em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do crime.
De acordo com o hospital, Gama passou por uma neurocirurgia na noite de ontem e está internado na unidade de neuroterapia - sedado e respirando por aparelhos. Médicos informaram que o quadro dele é grave, porém estável porque está evoluindo bem. Entretanto, ainda não há previsão de alta.
Gama levou dois tiros na cabeça e um no tórax, disparados por um homem que o abordou em um carro prata. O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana). Segundo a polícia, todas as hipóteses para o crime serão investigadas, no entanto, o assalto foi descartado já que nada foi levado da vítima.
Gama conseguiu repercussão para o seu blog no ano passado, quando divulgou o vídeo em que um jovem era chamado de "otário" por Cabral durante a inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).