sábado, 1 de junho de 2013

Cliente é agredido durante arrastão a restaurante na zona sul do RJ

Um cliente ficou ferido após levar uma coronhada na cabeça durante um arrastão no restaurante Famiglia Pelluzzo's, na noite deste sábado (01) em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Quatro criminosos chegaram ao restaurante em um Corolla, por volta das 21h30, no cruzamento entre as ruas Fernando Guimarães com Arnaldo Quintella.
Após renderem os funcionários e anunciarem o assalto, que durou menos de três minutos, o bando roubou o dinheiro do caixa e todos os pertences das vítimas. Em seguida, fugiu no Corolla, ocupado por um quinto integrante da quadrilha
Um dos clientes tentou reagir ao assalto e foi agredido com uma coronhada. Ele foi socorrido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Botafogo. Foram roubados celulares, bolsas, carteiras, joias e relógiosAté as 16h deste domingo (02), a polícia não tinha pistas dos bandidos.

New York Times define caxirola como 'mais perigosa do que barulhenta'

O jornal norte-americano New York Times definiu a caxirola, instrumento criado pelo músico Carlinhos Brown para a Copa do Mundo e vetado nos estádios brasileiros, como "mais perigosa do que barulhenta". 

De acordo com um artigo publicado no site do jornal nesta sexta-feira (31), "a caxirola produz um ruído contínuo que é mais suave do que o barulho produzido pela vuvuzela", corneta usada na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
O artigo cita que, no último mês, torcedores do Bahia, em Salvador, irritados com a derrota para o Vitória, jogaram as caxirolas em campo, o que provocou uma interrupção mo-mentânea da partida. A caxirola foi apresentada ao governo federal por Brown e pela empresa americana Marketing Store.

Mulher morre baleada após GPS levá-la para favela em SP

Elza Gomes dos Santos, de 52 anos, morreu após ser baleada dentro de seu carro em São Vicente, litoral sul de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (31). Ela viajava de Campo Grande (MS) para São Vicente orientada por um GPS (aplicativo de navegação), quando por volta das 13h foi parar em uma favela no bairro de Vila Margarida.
A polícia acredita que Elza se perdeu, já que a entrada da rodovia que leva ao bairro não é passagem nem para a praia, nem para o centro da cidade. Os policiais trabalham com a hipótese de que criminosos jogaram uma bicicleta em frente do carro da vítima para que ela parasse, mas Elza teria tentado fugir e foi baleada na cabeça.
A bicicleta foi encontrada embaixo do veículo e apreendida. Elza foi socorrida no Centro de Referência de Emergência e Internação de São Vicente, mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo está no IML (Instituto Médico Legal) de Santos (SP), aguardando a liberação da família. O caso será inves-tigado pela polícia de São Vicente.

Queda de ultraleve mata duas pessoas em SP

A queda de um ultraleve na noite deste sábado (01) em Peruíbe, litoral de São Paulo (a 137 km da capital), matou o escrivão de polícia José Carlos Dionísio, de 51 anos, e Carlos Alberto Alves Gomes, de 50 anos, que pilotava a aeronave, uma asa-delta motorizada. 
O acidente ocorreu por volta das 14h, logo após a decolagem da praia de Ruínas do Abarebebê. Segundo testemunhas, "o ultraleve se despedaçou no ar e eles caíram de uma altura de uns 30 metros". Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Presídios abertos neste ano em SP já estão superlotados

Afonso Benites 

Das 12 novas penitenciárias paulistas, dez já estão superlo-tadas. Entre elas, estão duas abertas há menos de quatro meses, em Cerqueira César, a 291 km de São Paulo. As únicas penitenciárias novas - inauguradas desde 2010 - que ainda comportam detentos estão perto de atingir sua capacidade máxima. Ficam em Capela do Alto (a 136 km da capital) e foram abertas em março. 
Os dados constam de um levantamento feito pela Folha de São Paulo no banco de dados da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária. A pesquisa mostra que São Paulo tem quase dois presos por vaga. São 205 mil detentos onde caberiam 105 mil. O Estado tem 37% da população carcerária do Brasil. E tem uma taxa de 486 detentos por 100 mil habitantes. No país, a taxa é de 287.
Especialistas apontam ao menos três motivos. O primeiro é o aumento das prisões; depois, vem a pequena quantidade de ordens judiciais para o cumprimento de medidas alternativas. Por último, a falta de estrutura para que presos façam a progressão de regime - do fechado para o semiaberto, por exemplo.
"O sistema é um caos e isso é culpa de todo mundo, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário", diz o criminalista e professor de direito Roberto Soares Garcia. Para ele, a distorção começa por um sistema penal que admite prisões desnecessárias antes do fim dos processos. 
"Eles [juízes] não enxergam a condição desumana das prisões", afirmou. Quem trabalha nas unidades reclama da superlotação. "É duro controlar uma turba [multidão]. Em muitas prisões, quem manda é o preso", disse um agente penitenciário. 
Para o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, José de Jesus Filho, os governos federal e estadual nunca deram prioridade à reabilitação de presos. "O foco sempre foi a construção de prisões." 
Em 36 presídios a superlotação é pior do que a que havia no Carandiru. Com implosão iniciada em 2002, o famoso presídio brasileiro chegou a ter 8.000 detentos em 3.500 vagas - 2,3 presos por vaga. Hoje, os presídios que mais preocupam são os CDPs (Centros de Detenção Provisória) 4 de Pinheiros, com 3,6 detentos/vaga, e de Santo André, com 3,5.
"A situação nesses locais é deplorável", disse Jesus Filho. O complexo formado pelos quatro CDPs de Pinheiros tem sido chamado de "novo Carandiru". Nele, estão detentos vinculados à facção criminosa PCC, estupradores e rejeitados por outros criminosos. Texto publicado originalmente em 01 de junho de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano. Colaboraram Apu Gomes e Felipe Souza.

Idosa é morta durante tentativa de assalto a lotérica em SP

A dona de casa Maria do Carmo da Silva Batista, de 62, anos foi morta com um tiro no início da tarde deste sábado (01) durante uma tentativa de assalto a uma lotérica no centro de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. 

O crime aconteceu por volta das 12h30, quando a mulher estava na lotérica para pagar uma conta e foi surpreendida por dois homens que invadiram a loja e fizeram Maria do Carmo refém. 

Segundo a polícia, os criminosos exigiam que os funcionários abrissem a porta da lotérica, quando um dos bandidos atirou na mulher. Após balear a vítima, eles fugiram sem levar nada. O caso será investigado pelo 1º Distrito Policial, em São Bernardo do Campo.