segunda-feira, 28 de março de 2011

Crime do motel Vips, 27 anos depois: espanhol acusado de matar taxista vai a júri popular

O Tribunal do Júri da Bahia inicia na próxima quinta-feira (31), às 8h30, na 2ª Vara Privativa do Júri, o julgamento do espanhol Francisco Ramiro Ferreiro Espasadim, de 52 anos, acusado de matar junto com Isauro Pazos Gerpe, de 63 anos, também espanhol, o taxista baiano Zigomar Albuquerque do Sacramento, pai de oito filhos, morto por espancamento e a pauladas no dia 30 de setembro de 1984, no motel Vips, onde Espasadim e Isauro Gerpe eram gerentes, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Prisão preventiva - No dia 10 de outubro de 1984, foi decretada a prisão preventiva dos acusados, mas eles fugiram. Em dezembro de 2008, 24 anos depois do crime, Francisco Ramiro foi preso no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, quando tentava embarcar para a Espanha. Já Isauro Gerpe continua foragido.
Francisco Ramiro será julgado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, meio cruel e emprego de recurso que causou sofrimento à vítima, e impossibilitou-a de defesa), que tem pena prevista de 12 a 30 anos de prisão.
Já Isauro Gerpe, continua foragido, mas o processo contra ele permanece tramitando, segundo a Promotoria.
O júri será presidido pelo juiz José Vilebaldo Freitas Pereira, e a acusação será representada pelos promotores de Justiça Antônio Luciano Assis e Davi Gallo Barouh.
O crime
O crime aconteceu há 27 anos, no dia 30 de setembro de 1984, por volta das 14h, no apartamento nº 315 do motel Vips, onde Zigomar foi friamente assassinado na presença de sua mulher, Edina Sacramento, com quem estava comemorando o 20º aniversário de casamento no motel.
Por volta das 14h30, quando o casal pretendia sair, foi impedido por Francisco Espasadim e Isauro Gerpe, que chegaram ao apartamento após serem informados por uma camareira, que na parede do apartamento estavam escritas a palavra “Zigom” e a letra “Z”.
Isauro Gerpe desferiu golpes com pedaços de madeira contra Zigomar, atingindo-o na cabeça e nos ombros. Mesmo ferido, o taxista conseguiu correr para o corredor do motel, mas foi perseguido por Francisco Espasadim, que disparou um tiro contra Zigomar, mas não conseguiu atingi-lo.
Os acusados arrastaram Zigomar para o apartamento e trancaram-no, dando início ao brutal assassinato, na presença camareira, de um garçom e do cozinheiro do motel, que foram obrigados pelos gerentes a ficar no local.
A mulher de Zigomar foi levada pelos gerentes para o escritório do motel, onde foi espancada por eles, que deixaram-na trancada e retornaram ao apartamento para concluir o crime. Zigomar chegou a oferecer seu carro e cheques assinados em branco aos gerentes, em pagamento pelo que escreveu na parede, para que poupassem a sua vida, mas foi espancado e torturado até as 17h30, quando não resistiu aos ferimentos.
Quando os acusados constataram que Zigomar estava morto, eles foram ao escritório onde Edina Sacramento estava trancada, e levaram a mulher da vítima para um depósito de bebidas do motel, deixando-a novamente trancada e retornaram ao apartamento onde estava o corpo do taxista.
Os acusados colocaram o corpo de Zigomar no porta-malas do carro da vítima e abandonaram o cadáver em um terreno em Itinga, Lauro de Freitas, e retornaram ao motel. A mulher da vítima, que continuava trancada no depósito de bebidas do motel, foi libertada por Isauro, por volta das 19h, e foi informada que seu marido estava em uma delegacia próxima dali.

Homem é baleado em Valéria

Nivaldo Santos Lima, de 40 anos, foi baleado hoje (28), por volta das 14h,no bairro de Valéria, em Salvador. Ele foi atingido no abdômen e no joelho esquerdo, e socorrido no Hospital Geral do Estado (HGE), onde continua internado. O caso será investigado pela 8ª Delegacia de Polícia (Aratu). Não há informações sobre o motivo ou autoria do crime.

Segredo segredíssimo

Uma história bonita e singela sobre uma realidade feia e complexa
Geração mais uma vez sai à frente das outras editoras e lança um livro pioneiro: uma história para crianças que as ensina a se protegerem contra abuso sexual infantil. O abuso sexual infantil é um fenômeno frequente em nosso país e pode acarretar graves consequências ao desenvolvimento normal de crianças e adolescentes vítimas dessa prática doentia.
No Brasil, o assunto ainda não é suficientemente abordado, e as ações de combate e prevenção a esse mal são ainda incipientes e restritas a profissionais e familiares. Entre as crianças e os adolescentes, as ações de prevenção são quase inexistentes.
Para preencher essa lacuna é que chega às livrarias Segredo segredíssimo, da escritora baiana Odivia Barros. Se falar de temas adultos com as crianças já é complicado, falar com elas sobre temas adultos de alta gravidade, como esse, é um desafio até para educadores profissionais experientes. Pois Odivia Barros enfrentou o desafio, e o resultado é uma contribuição importantíssima para o combate ao abuso sexual de crianças.
Segredo segredíssimo é uma obra que fala do problema na linguagem delas e usando imagens e situações cotidianas do mundo delas, imagens, por sinal, maravilhosamente retratadas pelas ilustrações belíssimas da consagrada artista carioca Thais Linhares.
O conto protagonizado pela menina Alice, que toma conhecimento do "segredo segredíssimo" de sua amiguinha Adriana, traz elementos muito próximos a uma situação real de abuso sexual, vivenciada por um grande número de crianças e adolescentes, e ensina alguns passos básicos na prevenção do problema, tais como reconhecer uma situação indesejada e contar para pessoas de confiança, ou seja: não guardar o segredo. Além disso, a mensagem, transmitida pela história, de que a criança (no caso, a pequena Adriana) será apoiada e protegida após contar o segredo a seus familiares, e não recriminada ou punida, é de extrema importância para conscientizar os leitores mirins da necessidade de romper o "muro do silêncio" que ainda envolve o assunto. Sem falar que psicólogos e educadores concordam que histórias com final feliz, em que o bem vence o mal, são importantes para a formação da personalidade da criança, dotando-a de ânimo e capacidade para superar obstáculos e dificuldades no futuro.
Como diz a própria autora: "Pensei que deveria existir um livro que contasse uma história para que eu pudesse ensinar algo sobre abuso sexual infantil à minha filha. Como esse livro não existia, resolvi escrevê-lo. E assim nasceu Segredo segredíssimo, o livro que ensina a criança a se proteger do abuso sexual infantil. O livro é também uma ferramenta útil para educadores abordarem o tema com as crianças."
Elogiada e recomendada por educadores e psicólogos, Segredo segredíssimo é uma obra que pode ser utilizada pela família e pela escola como material excelente para facilitar a discussão do assunto com as crianças e adolescentes, e, consequentemente, tornar possível a prevenção de futuros casos de abuso sexual infantil.
Segredo segredíssimo - Conto
Autor: Odívia Barros
Editora: Geração Editorial
Quanto: R$ 22,00 (32 págs.)
Clique aqui e saiba mais sobre o livro
Clique aqui e saiba mais sobre a autora - Odívia Barros
Clique aqui e saiba mais sobre a ilustradora - Thais Linhares
Assessoria de Imprensa
Willian Novaes
Adriana Carvalho
Rua Gomes Freire, 225-229
Bairro da Lapa - São Paulo - SP - 05075-010
Tel - 11 3256-4444
Fax - 11 3257-6373

Irmãs são encontradas mortas em São Paulo

Duas adolescentes - de 15 e de 16 anos - foram encontradas mortas na manhã desta segunda-feira (28) em um matagal na zona rural de Cunha (231 km de São Paulo). As garotas eram irmãs e estavam desaparecidas desde a última quarta-feira (23).
Segundo a delegada Sandra Maria Pinto Vergal, da Seccional de Guaratinguetá (187 km de SP), os corpos de Joseli Laurentino, 16, e de Juliana Vania de Oliveira, 15, foram encontrados por volta das 7h, por cães farejadores que faziam buscas pela região. O local é próximo à casa em que elas moravam. Ainda de acordo com a delegada, os corpos já estavam em estado de decomposição. Eles foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal), onde passarão por exames para determinar a causa da morte.
As adolescentes tinham sido vistas pela última vez quando retornavam da escola, no fim da tarde de quarta. Elas deixaram a escola e seguiram até a zona rural, onde moravam, em um ônibus, mas desapareceram em seguida. Policiais fazem buscas no local onde os corpos foram encontrados para tentar identificar evidências que ajudem nas investigações.
A Polícia Civil informou que já investiga um suspeito pela morte das duas irmãs. Segundo a delegada Sandra Maria Pinto Vergal, o suspeito - que não teve o nome informado - mudou recentemente para a cidade e teria feito comentários sobre a beleza de uma das garotas. A delegada afirmou ainda que ele tem passagem pela polícia, mas não informou por qual crime. As buscas se centralizaram no local após uma denúncia anônima recebida na manhã de segunda, segundo a Polícia Civil.

Apagão atinge mais de 15 bairros em Salvador

Um apagão na tarde desta segunda-feira (28), por volta das 13h49, em Salvador, atingiu os bairros do Campo Grande, Candeal, Canela, Cidade Jardim, Amaralina, Avenida Centenário, Barra, Brotas, Federação, Itaigara, Lapinha, Ondina, Pituba, Rio Vermelho, Vale dos Barris, Vitória, Vasco da Gama, Vitória, dentre outros.
A interrupção no fornecimento de energia foi causada por falhas no sistema da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), informou a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
De acordo com a Chesf, o setor de operações está reunido para identificar o problema.
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informou que em razão do apagão, alguns semáforos estão desligados. Nos bairros do Candeal e Amaralina a queda de energia foi restabelecida às 13h51, segundo a Coelba.