quinta-feira, 30 de maio de 2013

Amistoso entre Brasil e Inglaterra no Maracanã é suspenso pela Justiça

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu nesta quinta-feira (30) o amistoso entre Brasil e Inglaterra, marcado para domingo (02), às 16h, no Maracanã. A juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda do Rio, concedeu liminar (decisão provisória) a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que alega "falta de segurança no estádio". 

Em sua decisão, a juíza diz que "apesar das inúmeras soli-citações feitas pelo Ministério Público, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos".
Segundo ela, o único laudo apresentado pela Polícia Militar, ontem (29), demonstra que o estádio ainda está em fase de construção. No relatório, consta a existência de "pisos soltos e mal fixados, além de materiais perigosos, como pedras, pedaços de calçadas e restos de obras que podem ser utilizados em tumultos ou provocar acidentes".
"Até o presente momento não se tem notícia de que as restrições foram sanadas ou ainda se teve acesso aos demais laudos, indispensáveis para a verificação da viabili-dade de inauguração com a segurança que se espera", diz a juíza. "Sendo assim, diante da desídia dos responsáveis, no caso, os réus, não há como permitir que o estádio seja reinaugurado sem a comprovação de que está em condições satisfatórias de segurança e higiene", conclui. 
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, disse que vai recorrer contra a decisão na manhã desta sexta-feira (31). Ele afirma que tem todos os laudos necessários para a realização da partida no domingo. Em nota, o governo do Rio informa que recorreu da decisão. 
"Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj [Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro]", diz a nota. 
Brasil e Inglaterra é o principal evento-teste do Maracanã antes da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho. O estádio receberá a final do torneio, marcada para o dia 30 de junho.

Comentário de Malu Fontes

Ouça aqui o comentário da jornalista Malu Fontes na rádio Band News Fm nesta quinta-feira (30) sobre a possibilidade de greve dos rodoviários.

Prefeitura do Rio troca placas com erro de grafia em inglês

Após instalar nas ruas da cidade placas de sinalização com erro de grafia em inglês, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que as placas foram retiradas nesta sexta-feira (30) e serão substituídas até domingo (02). Em vez de "airports" (aeroportos em inglês), escreveram "aiports"As placas foram colocadas para auxiliar os turistas no trânsito da cidade durante a Copa das Confederações. Elas estavam instaladas na avenida Radial Oeste e na Praça da Bandeira, na zona norte da cidade. 

Fotos de Luiz Rosa e Isabela Marinho

Ciclista morre após ser atropelado em Vitória da Conquista

O lavrador Osmar Pereira Sampaio, de 57 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão modelo VW24250 (ATS 9921) no km 17 da BR-262, em Vitória da Conquista (a 578 km de Salvador) na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na pista sentido Barra do Choça, por volta das 9h20. Osmar estava em sua bicicleta quando foi atingido pelo veículo. Ele morreu no local do acidente. O motorista do caminhão, Adriano Alves de Souza, aguardou a chegada da PRF e foi liberado.

SP: Furtos no metrô e em trens sobem 128% nos 4 primeiros meses do ano

Léo Arcoverde 

Os furtos nos trens e nas estações do metrô da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mais do que dobraram entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, o número de furtos saltou de 852 para 1.945 casos (128%). 
No comparativo entre o mesmo mês de cada ano, abril registrou a maior alta (176%). Foram contabilizados 719 casos neste ano, contra 260 em 2012. De acordo com o delegado Antonio Cassola Filho, da Delegacia de Polícia do Metropolitano, o principal alvo dos criminosos são os celulares e as carteiras das vítimas. 
"Muitos passageiros são furtados enquanto estão dormindo no vagão", afirma o delegado. Ainda segundo ele, o celular é muito procurado porque é facilmente negociado pelo criminoso no mercado paralelo. "Um celular sofisticado é facilmente vendido por, no mínimo, R$ 100", diz.
As mulheres são a maioria das vítimas. "Algumas delas guar-dam o celular na bolsa e a coloca nas costas", diz. O Metrô informou, em nota, que "as ocorrências que incluem furtos" se mantêm estáveis desde 2011. Texto publicado originalmente em 30 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Ônibus é incendiado em Brumado

Um ônibus da empresa TPC Turismo foi incendiado e ficou destruído na madrugada desta quinta-feira (30) em Brumado, cidade a 564 km de Salvador. O crime aconteceu por volta das 2h30, na antiga garagem da empresa, na rua Aureliano de Carvalho, no bairro do Tanque. Ninguém ficou ferido. 

A polícia suspeita que o crime tenha sido cometido em retaliação à prisão de Átila Vinícius e Romário, acusados do sequestro de um jovem na cidadeDe acordo com as primeiras informações, o incêndio foi provocado por três traficantes ligados a Átila e a Romário. 


Foto de Lay Amorim

Segundo a polícia, os criminosos pularam o muro da garagem e com uma garrafa PET jogaram gasolina, atearam fogo e fugiram. No local do crime foi encontrada uma garrafa com restos do combustível e os bancos do ônibus estavam encharcados de gasolina. Até a tarde desta quinta-feira ninguém foi preso. 

Polícia resgata jovem de cativeiro em Brumado

Um jovem de 20 anos que havia sido sequestrado por volta das 12h30 desta quinta-feira (30) na cidade de Brumado (a 564 km de Salvador) foi resgatado por policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Brumado) e da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Brumado), por volta das 2h10. 

A vítima, que não teve o nome divulgado, era mantida em cativeiro em uma casa abandonada na cidade. Os policiais chegaram ao local depois de ouvir testemunhas que viram os suspeitos com o carro da vítima em um bar da cidade, na Avenida Centenário

Átila Vinícius e Romário, que tinham passagem pela polícia, foram presos por volta das 2h. Com eles, a polícia encontrou o carro e o celular da vítima, além de R$ 300 em dinheiro. Eles levaram os policiais ao cativeiro, onde a vítima estava algemada e sozinha. 

Segundo a polícia, o jovem estava bem de saúde, mas apresentava sinais de agressão física e psicológica. Átila Vinícius e Romário estão presos na delegacia de Brumado à disposição da Justiça. Eles foram indiciados por sequestro, cárcere privado e roubo de veículo.

Bahia registra 14 assassinatos em 24 horas

Em 24 horas, foram registrados 14 assassinatos na Bahia - mais que o dobro da média diária de seis homicídios registra-da neste ano, segundo a Stelecom (Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar). 
Entre os mortos, está o taxista Luciano Silva Santos, de 24 anos, vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) na madrugada desta quinta-feira (30) no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana (a 107 km de Salvador). Ele foi morto com dois tiros na nuca por volta das 3h, na rua Ubajara. O dinheiro, o celular e o carro da vítima, um Volkswagen Voyage (NYM 4291), foram roubados. Luciano deixa mulher e três filhos.
No bairro Uruguai, em Salvador, o comerciante Vagner Nascimento Heringer, de 38 anos, foi morto com cinco tiros por volta das 18h desta quarta-feira (29). O crime aconteceu na loja da família, a Alemão Baterias, na rua Régis Pacheco. Segundo testemunhas, um homem em uma moto atirou contra Vagner e fugiu em direção ao Largo do Tanque. 
Uma mulher ainda não identificada foi morta a facadas por volta das 6h desta quarta-feira, no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus (a 456 km da capital baiana). A vítima aparentava ter 30 anos. 
No bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, Antônio Carlos Soares Santos, de 58 anos, foi encontrado morto dentro de sua casa. Ele estava com sinais de enforcamento. A polícia suspeita de latrocínio. Antônio Carlos era dono de um bar no bairro.
Um homem ainda não identificado foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 3h30, próximo à empresa de ônibus União.

Em São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador, um homem identificado como Vivaldo Santos de Jesus foi morto a tiros por volta das 23h desta quarta-feira. 
O jovem Tiago de Jesus Santos, de 20 anos, falava ao celular quando foi morto com um tiro na nuca próximo à sua residência, na rua Pinheiro, em Eunápolis (a 662 km de Salvador). 

O mecânico Erick da Silva Vieira, de 18 anos, foi morto a tiros por dois homens em uma moto, quando jogava baralho no bairro Tomba, em Feira de Santana. O crime aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira, na 2ª Travessa Maria Quitéria, no Parque Tamandari.

Na tarde de ontem, a dona de casa Railda Alves Barbosa, de 40 anos, caminhava com a mãe pela Avenida do Canal, no bairro Rua Nova, em Feira de Santana, quando foi vítima de duas balas perdidas. Ela foi socorrida no Hospital Geral Clériston Andrade, onde morreu na madrugada desta quinta-feira.

Polícia divulga retrato falado de suspeito de matar empresário em SP

A Polícia Civil de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (29) o retrato falado do suspeito de ter assassinado o comer-ciante Maurício Saviano Morais, de 50 anos, na região central de São Paulo. O crime aconteceu no dia 20 de fevereiro deste ano na rua Miguel Teles Júnior, no bairro do Cambuci. 

Segundo a polícia, o comerciante foi abordado por um homem após descer de seu carro, um Fiat Fiorini, por volta das 12h10. O suspeito atirou contra Maurício, roubou R$ 7.000 que ele havia sacado minutos antes de uma agência bancária, e fugiu na garupa de uma motocicleta. 


Divulgação DHPP

De acordo com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), testemunhas e imagens de câmeras de monitoramento auxiliaram na elaboração do retrato falado do suspeito, que não ainda não teve o nome divulgado. 

A polícia informou que quem tiver qualquer informação sobre o suspeito, pode ligar no Disque Denúncia, pelo número 181. O serviço é gratuito e não é necessário se identificar. Em abril, o índice de latrocínios cresceu 9,1%, assim como os estupros (14,1%), furto de veículos (5,2%), entre outros crimes. Texto publicado originalmente em 29 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo.

Ladrões explodem caixa e destroem agência do Bradesco em Caraíbas

Criminosos explodiram na madrugada desta quinta-feira (30) o caixa eletrônico do Bradesco, única agência bancária da cidade de Caraíbas (a 615 km de Salvador). Segundo a Polícia Militar (PM), o crime aconteceu por volta das 4h. A parte da agência onde ficava o caixa foi destruídaA PM não soube informar quantas pessoas participaram do crime. Eles roubaram todo o dinheiro da agência. A quantia roubada não foi divulgada.

Foto do portal Caraíbas