sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quatro presos fogem do Complexo Policial de Itamaraju (BA)

Quatro presos fugiram do Complexo Policial de Itamaraju (a 733 km de Salvador), na noite desta sexta-feira (20). Segundo a Polícia Civil, a fuga ocorreu por volta das 20h, quando os presos arrombaram o cadeado de uma das celas e escaparam, utilizando uma "teresa" (corda feita com lençóis), para pular um dos muros do complexo policial.
A ausência dos presos só foi percebida pelos policiais cerca de meia hora depois, quando foi iniciada a contagem dos detentos. Os foragidos, que ainda não foram localizados, são André Carlos Alves dos Santos, Josimar Santos da Conceição, de 22 anos, que cumpria pena por tráfico de drogas, Maicon de Oliveira Goes e Robson de Jesus, que respondem por assalto e roubo de veículos.
Policiais militares e civis realizam buscas pelas imediações.

Equipe de reportagem da Folha de SP é rendida por homens armados em área de conflito na Bahia

Homens fortemente armados, com escopetas e revólveres, renderam na manhã desta sexta-feira (20) uma equipe de reportagem da Folha de São Paulo em uma estrada rural de Pau Brasil (a 553 km de Salvador), no sul da Bahia, centro do conflito entre índios pataxó hã hã hãe e fazendeiros. Os integrantes do grupo armado usavam capuzes.
Por volta das 8h, o carro da reportagem foi parado por cerca de 12 homens. Sob a mira de armas, o repórter fotográfico Joel Silva, de 46 anos, e o motorista Igor Correia, de 25 anos, foram obrigados a sair do veículo e a se deitar na estrada de terra. Os dois foram revistados.
Um dos homens armados ordenou que os dois não olhassem para o grupo. O equipamento fotográfico foi retirado do carro e inspecionado. Deitado, o repórter foi interrogado pelos homens armados sobre sua identidade e sobre a razão de estarem na zona de conflito.
Após cerca de sete minutos, os homens trancaram o equipamento no porta-malas do carro da reportagem e mandaram o repórter fotográfico e o motorista deixarem o local rapidamente, reiterando a ameaça de atirar caso olhassem e identificassem os agressores.
Poucos quilômetros depois, o carro foi novamente parado por outro grupo, este de sete homens. Pelo menos um deles carregava uma escopeta. O repórter e o motorista receberam uma nova ordem para deixar o local rapidamente. A ação da milícia armada foi relatada à Polícia Federal.

Suspeito de ter matado francês em Stella Maris é identificado, diz polícia

Policiais do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) informaram que foi identificado no final da tarde desta sexta-feira (20), o homem suspeito de ter matado a pauladas o francês Fernand Gaston Mathieu, de 70 anos, em Stella Maris.
O nome do suspeito ainda não foi revelado pela polícia. O delegado do DHPP, Antônio Cláudio Oliveira informou que não quer adiantar detalhes para não atrapalhar as investigações.

Índio da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe é baleado em Pau Brasil, área de conflito na Bahia; Funai acusa "pistoleiros"

O índio Ivanildo dos Santos, de 29 anos, da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe foi baleado na perna por volta das 13 desta sexta-feira (20) na cidade de Pau Brasil (a 555 km de Salvador), no sul da Bahia, numa área de disputa de terras entre índios e fazendeiros. Ele foi socorrido no Hospital de Base, em Itabuna (a 447 km da capital baiana), segundo a Polícia Federal.
O dirigente da Funai (Fundação Nacional do Índio) na região, Wilson Jesus de Souza, informou que Ivanildo não estava armado e foi baleado na fazenda. Há suspeita de que o índio tenha sido baleado por "pistoleiros" de um fazendeiro que teve suas terras ocupadas pelos índios, segundo o dirigente da Funai.
Desde 1982 os índios aguardam o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) de uma ação que pede a nulidade dos títulos de propriedade de 396 fazendeiros para a criação de uma reserva indígena. Cansados de esperar, os índios começaram a ocupar, em fevereiro deste ano, algumas terras da região para pressionar o STF a julgar a ação.

'Peluso manipulou resultados de julgamentos', diz Joaquim Barbosa

O novo vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e futuro presidente da corte Joaquim Barbosa disse que o ex-presidente Cezar Peluso foi tirânico e incendiou o Judiciário. Relator do processo do mensalão no STF, Barbosa chamou Peluso de "ridículo", "brega", "caipira", "corporativista", "desleal", "tirano" e "pequeno" em entrevista publicada hoje no jornal O Globo.
Barbosa acusou Peluso de manipular resultados de julgamentos de acordo com seus interesses, e de praticar "supreme bullying" contra ele por conta dos problemas de saúde que o levaram a se afastar para tratamento. Nesta semana, com a posse de Carlos Ayres Britto na presidência do STF no lugar de Peluso, a crise entre os ministros foi escancarada.
Ao chamar a gestão de Peluso de "desastrosa", Barbosa ressaltou ainda que ele "incendiou o Judiciário inteiro com a sua obsessão corporativista. As pessoas guardarão a imagem de um presidente do STF conservador, imperial, tirânico, que não hesitava em violar as normas quando se tratava de impor à força a sua vontade", afirmou.
"Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais ou simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento."
Ele também comentou o fato de ser o único ministro negro do tribunal: "Alguns brasileiros não negros se acham no direito de tomar certas liberdades com negros. Você já percebeu que eu não permito isso, né?".
A íntegra da entrevista está aqui.

Dois dedos de prosa com Jussara Silveira: Cantora fala sobre shows que fará em Salvador

Nascida em Minas, criada na Bahia e radicada em São Paulo, Jussara Silveira usa as influências culturais desses estados para dar mais vivacidade a sua música. A cantora, que está em Salvador para duas apresentações especiais na Sala Principal do Teatro Castro Alves, é dona de uma voz marcante e de um jeito doce.
Seu álbum mais recente, 'Ame ou Se Mande', foi indicado ao 23º Prêmio de Música e tem sido bastante elogiado pela crítica nacional. Entrevista ao Portal iBahia, Jussara contou como serão suas apresentações e falou um pouco sobre sua relação com a Bahia.
A abertura do show fica por conta do duo baiano 'Dois em Um', do produtor e músico Luisão Pereira e da violoncelista Fernanda Monteiro. As apresentações acontecem nos dias 21 e 22 de abril, às 20 horas.
"Vou apresentar as canções do álbum 'Ame ou se Mande' e alguns sucessos da minha carreira. Vai ter de tudo um pouco", explica.
O ingresso custa R$ 20, a inteira.

Assaltante em fuga atinge três carros e deixa uma pessoa ferida em Salvador

Um ladrão atingiu três veículos, por volta das 15h30 desta sexta-feira (20), no momento em que fugia de policiais militares da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Sussuarana) na pista sentido avenida Gal Costa, em Sussuarana. Ele dirigia um Gol cor prata, próximo à empresa Polimix.
Segundo a polícia, o veículo foi roubado ontem, na av. Garibaldi. Ao ver o trânsito parado, o criminoso resolveu abrir caminho batendo contra os carros e uma moto que estavam à frente. Em um determinado ponto, o bandido parou e tentou fugir, mas acabou detido pelos PMs e foi levado para a a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. O motociclista Luis Fernando Carvalho de Souza, de 37 anos, teve uma fratura na perna e foi socorrido no Hospital do Subúrbio, onde permanece internado.

Francês é morto a pauladas em Stella Maris

O francês aposentado Fernand Gaston Mathieu, de 70 anos, que era casado com uma brasileira e morava em Salvador há onze anos, estava desaparecido há dois dias e foi encontrado morto nas dunas de Stella Maris, na manhã desta sexta-feira (20).
De acordo com peritos do DPT (Departamento de Polícia Técnica), o corpo de Fernand já apresentava sinais de decomposição e estava com marcas de espancamento, as mãos e os pés amarrados, hematomas e afundamento do crânio.
O cachorro de Fernand também foi morto a pauladas e estava próximo ao corpo do francês.
Policiais da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapuã) informaram que encontraram o documento de um Fiat Pálio, que está no nome de Fernand, mas o veículo não estava no local. A polícia suspeita de latrocínio (roubo seguido de morte), mas não descarta homicídio.
O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídio (Vilas do Atlãntico). Ainda não há previsão de quando o laudo do IML (Instituto Médico Legal) será divulgado.

Bandidos rendem agentes da Transalvador e roubam chave da viatura

Dois assaltantes ainda não identificados renderam dois agentes da Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transportes do Salvador), e levaram a chave da viatura e um rádio de comunicação que capta a frequência dos agentes, na manhã desta sexta-feira (20), em Pirajá, nas proximidades da Brasilgás.
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 9h os bandidos tentavam roubar um Fiat Strada que estava estacionado, quando a viatura da Transalvador passava pelo local, e os criminosos deram sinal para a viatura parar.
Os agentes foram rendidos e os assaltantes fugiram a pé. Policiais da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Pirajá) estão no local. Até o momento, ninguém foi preso.

Quadrilha faz arrastão em clube e assalta clientes em Brumado (BA)

Quatro homens invadiram na noite desta quinta-feira (19) o clube Casa da Amizade, no município de Brumado (a 555 km de Salvador), e assaltaram mais de 50 pessoas, informou a polícia. O crime aconteceu por volta das 20h, durante uma reunião de membros do Rotary Clube.
De acordo com a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin-Brumado), os criminosos Maerberton Michel Pereira da Silva, de 20 anos, Gilmar Alves da Silva, de 28 anos, e dois adolescentes de 15 e 16 anos, estavam encapuzados, renderam o vigia do clube e invadiram o local.
O presidente do Rotary foi agredido com coronhadas e os reféns ficaram trancados em uma sala, enquanto a quadrilha roubava jóias, celulares, relógios, bolsas e documentos, segundo a polícia.
Os bandidos fugiram e foram presos meia hora depois do assalto. Eles foram levados para a Delegacia de Polícia de Brumado. Policiais informaram que Gilmar Alves da Silva era foragido do Presídio de Salvador.

R$ 5 milhões depois, Márcio Thomaz Bastos conhece seu cliente

Contratado para defender Carlinhos Cachoeira, ex-ministro Márcio Thomaz Bastos visitou o bicheiro na Papuda nesta quinta; ele, que já recebeu um terço dos R$ 15 milhões combinados, disse que não está preocupado com a integridade física do cliente e negou constrangimento pela defesa
O advogado do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, disse ontem (19) que não está preocupado com a integridade física de seu cliente no Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Cachoeira chegou na manhã de quarta-feira (18) à Papuda, vindo do Presídio de Segurança Máxima de Mossoró (RN), onde estava preso desde que foi deflagrada a Operação Monte Carlo, pela Polícia Federal, em fevereiro.
“Eu estive hoje com ele, não o conhecia, foi a primeira vez. Ele está bem. Essa ala onde ficam os presos federais é bem segura”, disse o advogado. O Ministério Público Federal (MPF) recorreu à Justiça contra a transferência de Carlinhos Cachoeira, para o Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Na ação, o MPF alega que a penitenciária não apresenta condições de impedir o poder de influência do preso.
Segundo Bastos, ainda não há previsão de quando o habeas corpus vai ser votado. “Ainda vai para a Procuradoria [Geral da República], deve ter uma semana, dez dias lá”. O advogado de Cachoeira disse ainda que não teve acesso aos documentos que estão no Supremo Tribunal Federal. “Esse negócio não é fácil de ler. É muita coisa. Temos uma equipe fazendo isso, sistematizando”.
Para Bastos, que já foi ministro da Justiça, não há constrangimento em defender uma pessoa acusada de participar de um esquema de corrupção. “Fui advogado por 45 anos antes de ser ministro da Justiça. Nosso sistema é baseado na presunção de inocência e no direito de todo acusado tem de ter um defensor”.
Carlinhos Cachoeira é apontado com o chefe da quadrilha que explorava máquinas caça-níqueis e pagava propina para agentes públicos de segurança. Ele é acusado de comandar o jogo do bicho na Região Centro-Oeste, em especial no estado de Goiás. Ele foi preso durante a Operação Monte Carlo, deflagrada em fevereiro pela Polícia Federal, que resultou na prisão de 20 pessoas ligadas ao grupo criminoso.
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e o governador de Goiás, Marconi Perillo, são acusados de participar dos esquemas ilegais do empresário. O Parlamentar tem sido o mais atingido pelas denúncias. Vazamentos das conversas telefônicas mostram o senador recebendo orientação da Cachoeira sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional.