segunda-feira, 6 de maio de 2013

Três garotas desaparecidas há dez anos são encontradas vivas nos EUA

Três garotas que desapareceram há dez anos foram encon-tradas vivas nesta segunda-feira (06), no estado americano de Ohio (EUA), segundo a polícia. Amanda Berry desapareceu em 2003, aos 16 anos. Gina DeJesus sumiu um ano depois, aos 14, e Michele Knight desapareceu em 2002, aos 20 anos. Elas foram encontradas em uma casa na cidade de Cleveland. A polícia informou que as três jovens estão no hospital e passam bem. 
Foto de Scott Shaw - AF

Uma mulher de 52 anos foi presa sob suspeita de conexão com o caso. De acordo com a BBC, pelo menos uma das jovens teve um filho. "Eu estou grato que Amanda Berry, Gina DeJesus e Michele Knight foram encontradas vivas", disse o prefeito de Cleveland, Frank Jackson. "Ainda temos muitas questões sem respostas em relação a este caso, e será conduzida uma investigação".
Angie Garcia, cuja tia vive na mesma rua onde as jovens foram encontradas, disse a CNN que Amanda Berry fugiu da casa nesta segunda-feira e pediu para usar o telefo-ne. Usando uma peruca, ela disse à mulher quem era, e pediu para usar o telefone para chamar o serviço de emergência. 
Junto com Berry, teriam saído da casa duas crianças pequenas. "Nos nunca havíamos visto as mulheres aqui, e estamos sempre na área externa da casa", disse Angie Garcia. Texto publicado originalmente em 06 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Mundo.

Guitarrista Peu Sousa é encontrado morto em seu apartamento em Itapuã

O guitarrista baiano Pedro Sérgio dos Santos Maia de Sousa, o Peu Sousa, de 36 anos, foi encontrado morto na noite de ontem (05), em seu apartamento no Condomínio Colina da Fonte, no bairro de Itapuã, em Salvador. Segundo a polícia, a mulher de Peu Souza, Monique Ferrari, encontrou o músico enforcado com um cinto em volta do pescoço, pendurado no armário do quarto do casal, por volta das 23h. 

O guitarrista era filho de Janete Galvão com Carlos Humberto Maia de Souza e enteado do cantor Galvão, do conjunto Novos Baianos. Ex-integrante da banda da cantora Pitty e das bandas Nove Mil Anjos e Dois Sapos e Meio, o músico tocou com Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, entre outros. 

O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), mas a polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Ele deixa a mulher e dois filhos - um menino de 4 anos e uma adolescente de 14. O velório está sendo realizado nesta segunda-feira (06) no Cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília. O enterro será amanhã, às 11h30, no mesmo local.

Polícia Civil prende caseiro acusado de matar ex-patroa e filho em Candeias (BA)

Após uma semana de investigação, policiais da 20ª Delegacia (Candeias) prenderam na última sexta-feira (03) o caseiro Jabiraci dos Santos, conhecido como Nem, de 28 anos, em uma casa no bairro Caroba, em Candeias, região metropo-litana de Salvador, a 52 km da capital baiana. Ele é acusado de ter matado a ex-patroa e o filho dela na casa das vítimas, no dia 30 de abril. 
De acordo com o delegado Miguel Cicerelli, titular da 20ª Delegacia (Candeias), a idosa Eliza Gomes da Silva, de 77 anos, e o filho dela, Joaquim José de Menezes, de 40 anos, foram mortos a facadas após o caseiro invadir a sede da Fazenda Petecaba, em Boca da Mata, zona rural de Candeias, onde trabalhou durante oito meses. 

Segundo a polícia, Jabiraci confessou ter matado a idosa e o filho dela "por vingança", após ter sido demitido da fazenda. O caseiro tinha passagem pela polícia por agressão a outro ex-patrão e por envolvimento em brigas na cidade.

Assalto a banco provoca pânico e envolve reféns e perseguição no RS

Um assalto ao Banco do Brasil em Sarandi, município de 21 mil habitantes no Rio Grande do Sul, ganhou contornos cinema-tográficos e provocou pânico na cidade na manhã desta segunda-feira (06). Os assaltantes, armados e encapuzados, usaram crianças como escudo humano, renderam policiais, fizeram reféns e foram perseguidos enquanto trocavam tiros com a polícia. O comércio fechou as portas. 
Segundo a polícia, os bandidos, que eram "quatro ou cinco", invadiram a agência por volta das 11h30, horário de maior movimento. Armado, o bando rendeu policiais e trancou o cruzamento próximo à agência. Quem passava no local, inclusive crianças que deixavam a escola, era detido e usado como escudo humano. Cerca de 30 pessoas estiveram sob a mira dos bandidos.
Foto de Andre Luiz Ferronato

Segundo testemunhas, os criminosos chegaram atirando. Após o assalto, de onde levaram R$ 776 mil, os bandidos fugiram em um Nissan Tiida, levando dois policiais militares como reféns no porta-malas. Perseguidos pela Brigada Militar, atiraram contra o grupo pelo teto solar do carro. Na saída da cidade, o veículo capotou (um dos PMs que era refém foi ferido com um tiro) e o bando se dispersou. 

Eles roubaram outros dois veículos e dois dos criminosos entraram numa empresa às margens da BR-386, onde fizeram três reféns - um homem e duas crianças. Após negociações com a polícia, os dois se renderam, por volta das 14h. A Brigada Militar continua em busca dos outros criminosos, que fugiram por um matagal. A polícia não soube informar o estado de saúde do policial que foi baleado. Texto publicado originalmente em 06 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Morre terceira vítima de acidente de carro em Santa Bárbara (BA)

A terceira vítima do acidente envolvendo um Fiat Siena e uma Kombi na manhã de ontem (05) na BR-116, próximo ao município de Santa Bárbara, morreu por volta das 7h desta segunda-feira (06), no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. 

José Adauto Oliveira, de 52 anos, estava no Siena com a mulher dele, Maria Edelci Carvalho Oliveira, de 46 anos, que morreu no local do acidente. Além dela, morreu o motorista da Kombi, Roberto de Jesus Silva, de 28 anos.

Jovens de classe média são presos por furto de carros e tráfico de drogas em Salvador

Filhos de empresários baianos, Cristiano Maia Galvão Legart, de 25 anos, e Felipe Caribé Leite Dantas, de 26, jovens da classe média de Salvador, foram presos na manhã deste domingo (05), no Corsário, orla da cidade, acusados de furto de veículos e tráfico de drogas. De acordo com a DRFRV (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos), a prisão ocorreu por volta das 9h, no apartamento em que eles moravam juntos. 

Segundo a polícia, os acusados adulteravam documentos e chassis dos veículos, que eles usavam para entregar drogas. No imóvel, alugado para guardar os objetos furtados e as drogas, foram encontrados maconha, cocaína, aparelhos de som e duas balanças de precisão. Na garagem do prédio, a polícia encontrou um Chevrolet Vectra roubado, com documentação falsa e chassi adulterado. Eles estão presos na carceragem da DRFRV, à disposição da Justiça.