quinta-feira, 2 de maio de 2013

Helicóptero da Polícia Civil do RJ cai e cinco policiais ficam feridos na zona portuária


Cinco policiais da Coordenaria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro realizavam um treinamento de rotina na tarde desta quinta-feira (02), quando o helicóptero em que estavam (modelo Esquilo, prefixo PPEIH 01) caiu no Caju, região portuária do Rio, por volta das 13h40. inspetor Cláudio Cobo Fernandes, que estava a bordo, foi socorrido no Hospital Municipal Miguel Couto. O estado de saúde dele é grave.

O piloto Ricardo de Resende Herter, o copiloto Murilo Cesar da Silva Saibro e oinspetores Disney da Silva Ribeiro Lopes Júnior e Marcos Estaca da Silva Nunes sofreram ferimentos leves e foram socorridos no Hospital Souza Aguiar. As causas da queda ainda são desconhecidas, segundo peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Ale Silva - Futura Press

Pepsi retira do ar comercial acusado de racista e pede desculpa


A empresa de refrigerantes PepsiCo retirou do ar um comer-cial acusado de usar estereótipos raciais e banalizar a violên-cia contra a mulher. O comercial postado na internet mostra uma mulher e um policial em uma delegacia. O policial pede à mulher, que foi vítima de agressão e usa muletas e colete ortopédico, que identifique seu agressor entre um grupo de suspeitos, formado por homens negros e um bode. 

No anúncio, o bode ameaça atacar a mulher quando sair da prisão, caso ela o identifique para a polícia. Em meio às amea-ças do bode, o policial pressiona a mulher para que ela iden-tifique seu agressor. No vídeo, o policial usa a expressão "do it" (faça-o), um jogo de palavras com o termo "dew", do nome do refrigerante Mountain DewA mulher repete que não tem como fazê-lo e sai correndo, aos gritos, da delegacia.

O vídeo foi descrito como "provavelmente o comercial mais racista da história" pelo acadêmico negro americano Boyce Watkins. Após ter retirado o comercial do ar, a PepsiCo se desculpou pelo anúncio do seu refrigerante Mountain DewEm nota divulgada ontem (1º), a PepsiCo disse que assumia "total responsabilidade" por qualquer ofensa causada pelo comercial e afirmou que retirou o anúncio de seus sites. 

Um dos criadores do argumento do comercial, o rapper ameri-cano Tyler the Creator, foi criticado no passado por ter assinado letras supostamente misóginas e homofóbicas com a sua trupe de rap, a "Odd Future". Ele disse que o anúncio fazia parte de uma série de comerciais criados para a PepsiCo e que o anúncio que o antecedeu mostrava a mulher na delegacia trabalhando como garçonete, quando era agredida pelo bode. Texto publicado originalmente em 02 de maio de 2013, no site da BBC Brasil.

Doceria Viva Gula fecha as portas depois de dez anos no Jardim Brasil

A onda de assaltos e o medo de novos ataques levaram os sócios da doceria Viva Gula a fechar as portas da sede da empresa, no Jardim Brasil, um dia após o segundo assalto à loja em menos de um mês. A informação é da direção da empresa, que divulgou nota à imprensa nesta quinta-feira (02). Depois de dez anos na rua Aracaju, os donos da Viva Gula decidiram encerrar as atividades. Em nota, a empresa afirma que a "falta de segurança pública" motivou o fechamento da loja. 

"Em menos de trinta dias, nossos funcionários e clientes foram surpreendidos pela ação de criminosos que, além de fazer ameaças portando armas brancas e de fogo, roubaram objetos pessoais", diz o texto. Os assaltos aconteceram nos dias 06 de abril e 1º de maio. As lojas nos shoppings Iguatemi, Barra, Salvador, Passeo Itaigara, Paralela e Salvador Norte conti-nuam funcionando normalmente. 

Leia abaixo a íntegra do texto: 

A diretoria do Viva Gula informa que por falta de segurança pública decidiu fechar as portas da sua sede, a loja conceito, no Jardim Brasil, região da Barra. Em menos de trinta dias, nossos funcionários e clientes foram surpreendidos pela ação de criminosos que, além de fazer ameaças portando armas brancas e de fogo, roubaram objetos pessoais. 

Na nossa concepção, a integridade física e psicológica das pessoas que nos ajudaram a fortalecer a marca, deve estar além de qualquer interesse econômico. Portanto, ficam aqui registradas nossa indignação quanto aos rumos que a segurança tomou na nossa cidade e a nossa torcida por dias melhores. Agradecemos a compreensão. 

Lembramos que a loja mais próxima do Jardim Brasil fica no Shopping Barra e que a Viva Gula tem ainda lojas nos shoppings Iguatemi, Passeo Itaigara, Paralela, Salvador e Salvador Norte.

Mano Brown rebate críticas e chama Lobão para briga

O rapper Mano Brown, dos Racionais MCs, respondeu nesta quinta-feira (02), via Twitter, aos ataques feitos a ele e a seu grupo pelo cantor Lobão. Em reportagem publicada nesta quinta na Folha de São Paulo, o músico carioca ataca artistas e políticos, como Racionais e Dilma. Ele disse que "tudo passa na Lei Rouanet" e "os Racionais são o braço armado do governo, são os anseios dos intelectuais petistas, propaganda de um comportamento seminal do PT". 
Lobão lança nesta semana o livro "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", em que fala que, no clipe mais recente dos Racionais, Mano Brown "brada clichês anacrônicos, exatamente como era de se esperar de um papagaio piegas. O chamado idiota útil". Pelo Twitter, Brown respondeu ao cantor. "Não entendo a postura dele agora. Ele, que pregava a ética e rebeldia, age como uma puta para vender livro." 
O rapper chamou Lobão de "leviano" e "desinformado". "Nos anos 1980 as ideias dele [Lobão] não fizeram a diferença para a gente aqui da favela", completou. O líder dos Racionais convocou o músico para um encontro. "Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui." 
Também pelo Twitter, a produtora Paula Lavigne escreveu: "@ManoBrownOF vc segura o Lobão q vai ter uma fila pra bater! Kkkk até eu fui esculhambada! Vamos cobrar royalties desse livro!". Na entrevista publicada pela Folha, Paula Lavigne é a "rainha [de captar incentivos na Lei Rouanet]". 
O rapper Emicida também se manifestou pelo Twitter. "Pela quantidade de gente me pedindo opinião, logo concluo, tem algum infeliz desinformado falando besteira sobre o hip hop em algum lugar." O rapper acrescentou: "fui trabalhar, deixo esta canção para o Pai destas polêmicas idiotas do dia de hoje. rs.", postando sua música "Zóião". 
Lobão disse que "Emicida, Criolo, todos têm essa postura, neguinho não olha, não te cumprimenta. Vai criar uma cizânia que nunca teve, ódios [raciais] estão sendo recrudescidos de razões históricas que nunca aconteceram aqui. Estão importando Black Panthers, Ku Klux Klan. Tem essa coisa de 'branquinho, perdeu, vamos tomar seu lugar'. Como permitem esse discurso?". 
Procuradas pela Folha, outras pessoas citadas por Lobão, como Roberto Carlos, Edu Lobo e Criolo, não se pronunciaram até o início desta tarde. Texto publicado originalmente em 02 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Ilustrada.

PRF prende dois homens e apreende 20 kg de drogas dentro de ônibus em Encruzilhada (BA)

Dois homens, um de 23 anos e outro de 26, foram presos em flagrante durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quinta-feira (02), no km 932 da BR-116, na cidade de Encruzilhada (a 630 km de Salvador), suspeitos de tráfico de drogas. Eles foram presos em dois ônibus, por volta das 10h. Na bagagem deles, os policiais encontraram 20 kg de drogas. 
A PRF não informou a identidade dos suspeitos nem o nome das empresas dos ônibus. O rapaz de 23 anos foi preso com 15 kg de maconha prensada. Ele estava no ônibus que saiu de Campinas (SP) e seguia para Salvador. Segundo a PRF, a droga estava espalhada em uma bagagem de mão. 


PRF - Ascom

O outro suspeito, de 26 anos, estava com 2 kg de cocaína e 3 kg de crack no ônibus que saiu de São Paulo com destino a Recife. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados à delegacia da cidade de Cândido Sales (a 603 km da capital baiana).