terça-feira, 10 de julho de 2012

STF suspende concurso da Polícia Federal por não prever vagas para deficientes

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Ayres Britto suspendeu o concurso da Polícia Federal (PF) para os cargos de delegado, perito criminal e escrivão. A decisão foi proferida nesta terça-feira (10), um dia após o fim do prazo de inscrições do concurso.
Ayres Britto deferiu o pedido de liminar do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, suspendendo o concurso até que sejam retificados os editais da seleção, garantindo a reserva de vagas para deficientes. Segundo Gurgel, os editais do concurso desrespeitam a recente decisão do STF, que reconheceu como constitucional a reserva destas vagas.
As inscrições, que foram abertas no dia 18 de junho e realizadas pelo site do Cespe/Unb (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília), foram encerradas ontem (09) às 23h59. As provas estavam previstas para o dia 19 de agosto. A União pode recorrer.
James Akena/Reuters
Famílias congolesas desabrigadas caminham para o lado de Bunagana da República Democrática do Congo após passarem a noite na fronteira com Uganda

Caetano Veloso será homenageado no Grammy Latino

Caetano Veloso, que completará 70 anos em agosto, será homenageado como personalidade do ano pelo Grammy Latino, durante festa de gala marcada para 14 de novembro. Segundo anúncio do presidente da Academia Latina de Gravação, Gabriel Abaroa Jr., canções de Caetano serão apresentadas por artistas convidados e amigos do cantor e compositor baiano.
A homenagem ao músico brasileiro, que foi oito vezes ganhador do Grammy Latino e duas vezes vencedor do Grammy, acontecerá um dia antes da cerimônia de premiação, que será realizada no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas.
"Caetano Veloso tornou-se o embaixador de destaque da música e cultura brasileira", afirma Abaroa no comunicado.
"É difícil encontrar alguém capaz de empenhar talento, paixão e dedicação tão imensos aos seus projetos criativos, seja na música, na poesia de suas composições ou em sua postura ativista. É um grande prazer para a Academia Latina de Gravação e seu Conselho de Curadores celebrarem um homem de talento e empenho ilimitados. Ao celebrar Caetano, celebramos o Brasil e estamos ansiosos para homenagear sua carreira e música incríveis."
Um dos músicos mais influentes do Brasil, Caetano Veloso ficou conhecido por ter feito parte da Tropicália, um dos maiores movimentos da cultura brasileira. Gravou mais de 40 discos, publicou cinco livros e dirigiu um longa-metragem. Viveu em exílio involuntário em Londres, entre 1968 e 1972.
Nos anos 80, ampliou seu público com turnês internacionais. Em 2003, Caetano participou da cerimônia do Oscar, quando apresentou com Lila Downs "Burn It Blue", do filme "Frida". Texto publicado originalmente em 10 de julho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada.

Três jovens vítimas de chacina são encontrados na Praia do Forte (BA)

Os corpos de três jovens ainda não identificados, com idades entre 18 e 20 anos, vítimas de uma chacina (morte de três ou mais pessoas em um atentado), foram encontrados na tarde desta segunda-feira (09), na Praia do Forte, litoral norte da Bahia.
Moradores da região viram os corpos em uma estrada distante cinco quilômetros da entrada de Mata de São João (a 56 km de Salvador) e ligaram para o 190. Quando os policiais da 53ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Mata de São João) chegaram ao local encontraram os jovens no chão, com perfurações de bala na cabeça e queimaduras em várias partes do corpo.
A polícia não sabe se as mortes têm relação com o tráfico de drogas. O caso foi registrado na Delegacia da Praia do Forte e será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Nenhum suspeito foi preso.

Promotora dá soco na cara de advogado durante audiência em Santo Amaro da Purificação (BA)

A promotora de Justiça do Ministério Público (MP) da Bahia, Cleide Ramos Reis, deu um soco na cara do advogado Murilo de Freitas Azevedo durante uma audiência no Fórum Odilon Santos, na cidade de Santo Amaro da Purificação (a 72 km da capital baiana), na tarde desta segunda-feira (09).
O caso aconteceu por volta das 16h30. Segundo a ata da audiência, assinada pelo juiz Alberto Fernando Sales de Jesus, a promotora atacou o advogado depois que o juiz decidiu em favor do réu Osmar dos Santos, de 48 anos, acusado de matar por estrangulamento sua ex-namorada, Leilane Maria Frances Oliveira, de 27 anos, no dia 19 de fevereiro.
O caso foi comunicado ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), Saul Quadros, informou o juiz.