terça-feira, 21 de maio de 2013

Procon-BA autua 3 agências bancárias por demora no atendimento em Salvador

O Procon-BA autuou nesta terça-feira (21) três agências bancárias em Salvador por demora de mais de 15 minutos no tempo de atendimento aos clientes. No total, sete agências foram fiscalizadas no primeiro dia da operação. Foram autuadas as agências do Bradesco do Rio Vermelho, CEF (Caixa Econômica Federal) do Canela e do Largo do Tanque. 
A lei municipal de número 5.978, de 2001, estabelece 15 minutos como tempo máximo de espera pelo atendimento em guichês. Os bancos terão 15 dias para apresentar a defesa. Caso sejam condenados, responderão a processo administrativo e podem ser multados. O valor da multa não foi informado. 
De acordo com o superintendente do Procon da Bahia, Ricardo Maurício Freire Soares, foram fiscalizadas as agências do Itaú do Caminho de Areia, Santander do Pituba Ville, CEF da Graça e Bradesco da Liberdade. Além do tempo de espera, os fiscais verificaram se havia exemplar do Código de Defesa do Consumidor. O Procon vai continuar fiscalizando os bancos até a próxima sexta-feira (24).

Número de homicídios cai 20% em Vitória da Conquista (BA)

A cidade de Vitória da Conquista (a 512 km de Salvador) registrou uma queda de 20% no número de homicídios dolosos (com intenção de matar) entre janeiro e abril deste ano. Foram 50 crimes desse tipo contra 63 ocorrências no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (21) pelo delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Homicídios da cidade.
Segundo ele, a redução desses crimes se deve ao êxito das operações conjuntas das polícias Civil e Militar e ao mapea-mento geográfico. "A estratégia consiste em deslocar um maior efetivo policial para as áreas de maior atuação do tráfico de drogas, onde ocorrem mais homicídios", disse. 
As vítimas de homicídios foram oito em abril deste ano. Em abril de 2012, esse número tinha sido de 15. O delega-do destacou, além da queda nos homicídios, o aumento do índice mensal de elucidação desses crimes (80%). Não foram informados dados de latrocínio (roubo seguido de morte). 
Ainda segundo o delegado, o Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC), implantado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) durante o programa Pacto pela Vida, tem ampliado a elucidação de crimes e contribuído para a queda de homicídios na cidade. 

Nas operações da Delegacia de Homicídios, atuam equipes da 10ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), DRFR (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos), 77ª e 78ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM), GAT (Grupo de Apoio Tático) e CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado) do Sudoeste.

Passageiros de ônibus gritam 'pega ladrão' e policiais prendem assaltante no RJ

Policiais militares do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM-Leblon) prenderam na tarde desta terça-feira (21) um homem acusado de assaltar passageiros de um ônibus da linha 415, quando o coletivo passava pela Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

O suspeito havia acabado de sair do coletivo e os passa-geiros começaram a gritar "pega ladrão". Os policiais passa-vam próximo ao local e conseguiram prender o acusado, que foi levado para a 14ª Delegacia (Leblon). Texto publicado originalmente em 21 de maio de 2013, no jornal O Globo.

Dez traficantes do Rio de Janeiro são presos no Paraguai

A polícia paraguaia anunciou na tarde desta terça-feira (21) ter detido dez traficantes cariocas ligados à quadrilha que dominava os complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. O grupo teria fugido para o Paraguai depois de as favelas serem pacificadas e ocupadas pelas forças de segurança em novembro de 2010. 
Eles foram presos no distrito de Bella Vista Norte, no Departamento de Amambay, numa região de fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai. A operação reuniu agentes da Secretaria Nacional Antidroga (Senad) e do Exército do Paraguai, com apoio da Polícia Federal brasileira. 
Os presos foram capturados com fuzis de guerra, pistolas automáticas, escopetas e munição. A PF de Mato Grosso do Sul não revelou os nomes dos presos. "Só teremos a confirmação dos nomes dos presos, do material apreendido e outros detalhes amanhã, quando deveremos divulgar uma nota", disse o delegado Jorge André Santos Figueiredo, da PF em Bela Vista Sul, no lado brasileiro da fronteira, em Mato Grosso do Sul. 
As investigações sobre a presença de traficantes do Rio na fronteira durou mais de seis meses. Com informações da PF brasileira, a Senad e o Exército paraguaio identificaram a região onde os brasileiros estavam e iniciaram a operação. 
A região onde as prisões ocorreram é considerada grande produtora de maconha, com histórico de disputa entre quadrilhas brasileiras e paraguaias pelo controle do tráfico de drogas e armas. "É uma região violenta, com histórico de muita impunidade", revelou uma fonte da PF. Texto publicado originalmente em 21 de maio de 2013, no jornal O Globo.

Sobe para 11 o número de mortos em acidente de ônibus em Teixeira de Freitas

Subiu para 11 o número de mortos no acidente ocorrido na manhã do último dia 15 com um ônibus da empresa Águia Branca, na BR-101, em Teixeira de Freitas (a 826 km de Salvador). Belmiro Bertolli, de 82 anos, que estava internado no Hospital Regional de Teixeira de Freitas, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite desta segunda-feira (20). 
A mulher dele, Maria Isabel Marques Bertolli, de 78 anos, morreu no local do acidente. O casal morava em Vitória, no Espírito Santo, e viajava para visitar os filhos na cidade de Prado, na Bahia. 
No dia do acidente, dez pessoas morreram no local. 19 pessoas permanecem internadas. O ônibus deixou a cidade de Vitória e seguia para Itamaraju (a 758 km da capital baiana), quando o motorista perdeu o controle e caiu de uma altura de quatro metros. De acordo com testemunhas, o motorista tentou frear e não conseguiu.

PRF apreende 20 mil maços de cigarros contrabandeados em Sergipe

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-101, em Santa Luzia do Itanhy (a 76 km de Aracaju), no início da noite desta segunda-feira (20). Segundo a PRF, os maços de cigarro estavam em uma picape. 
O modelo e a placa do veículo não foram informados. O suspeito, que não teve o nome divulgado, pode ser condenado a 4 anos de reclusão por contrabando (art. 334 do Código Penal Brasileiro).

Estado de São Paulo registra 90% das mortes por gripe A no país

Das 61 mortes registradas no Brasil por H1N1 (gripe A), também conhecida como gripe suína, entre 1º de janeiro e 12 de maio, 55 ocorreram no Estado de São Paulo, segundo balanço apresentado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (21). O ministério alertou para a necessidade de ampliar medidas de prevenção. 
"Não existe forma de interromper a evolução de um aumento de casos de gripe, o que existe são maneiras de proteger a população mais vulnerável. Se faz com vacinação, identi-ficação precoce dos casos e adoção do tratamento adequa-do. Não existe precedente no mundo de medida que tenha conseguido inverter uma curva epidêmica", afirmou Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de vigilância de doen-ças transmissíveis.
O infectologista Celso Granato, do Laboratório Fleury, diz que houve uma antecipação neste ano dos casos de gripe, que ocorrem mais comumente quando o tempo esfria, no início de junho. A população deve se prevenir usando máscaras e lavando a mão com álcool gel e evitando grandes concentra-ções de gente, diz Granato. 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. A única contra-indicação é para pessoas que têm alergia severa a ovo. Texto publicado originalmente em 21 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

PRF prende casal com carro roubado na BR-324, em Amélia Rodrigues (BA)

Alef dos Santos Carneiro, de 19 anos, e Vânia da Mota Cerqueira, 22, foram presos na tarde desta terça-feira (21) na BR-364, em Amélia Rodrigues (a 80 km de Salvador), com um carro roubado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A prisão ocorreu às 13h20 durante uma fiscalização de rotina, quando o casal ia para Feira de Santana (a 108 km da capital baiana). 
Eles estavam no Fiat Strada (NTF 0960) branco, que havia sido roubado em Salvador. O carro foi apreendido e o casal encaminhado para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, em Salvador.

MEC desvincula 14 faculdades baianas do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) desvinculou 266 mantene-doras do ProUni (Programa Universidade para Todos) por irregularidade fiscal. As entidades são responsáveis pela administração de 330 instituições de ensino superior. A informação foi publicada na edição de ontem (20) do Diário Oficial da União. 14 faculdades foram suspensas do programa na Bahia.  

As instituições têm até cinco dias para recorrer. Com a desvinculação, as faculdades não podem oferecer novas bolsas do ProUni. O MEC informou que os bolsistas que estudam nessas instituições terão a matrícula e o repasse das bolsas preservados.

Na Bahia, foram desvinculadas do programa a FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), Unibahia (Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão), Faculdade 2 de Julho, Faculdade São Bento, Unyahna, Faculdade da Cidade, SEEB (Sociedade de Estudos Empresariais Avançados da Bahia), Faculdade São Salvador, UESSBA (Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia), Sociedade Cultural e Educacional da Bahia, Sociedade de Ensino Superior do Nordeste da Bahia, Faculdade do Sertão Baiano, Centro Educacional do Sul da Bahia e Instituto de Ensino Superior de Candeias. 

Confira a lista com o nome das mantenedoras: Parte 1 e parte 2.

Dois restaurantes são alvos de arrastões em São Paulo

Dois restaurantes foram alvos de arrastões entre a noite de ontem (20) e a madrugada desta terça-feira (21) em São Paulo. Os crimes aconteceram nos bairros de Moema, na zona sul, e no Butantã, na zona oeste. O primeiro arrastão aconteceu por volta das 23h50 no Fran's Café, no cruzamento das ruas Arapanés e Rouxinol. 
Segundo a Polícia Militar, quatro criminosos invadiram o local, renderam os funcionários e roubaram o caixa e os clientes. O dono do Fran's Café não confirma a informação da PM. No início da madrugada, outro arrastão assustou frequentadores do restaurante Espaço 4, na avenida Valdemar Ferreira, no Butantã. 
De acordo com uma testemunha, três pessoas invadiram o local e renderam o caixa do estabelecimento com uma faca. Eles roubaram carteiras, celulares, cigarros e dinheiro dos clientes. A ação durou cerca de dez minutos e o trio fugiu em um carro. Com esse, São Paulo registra 15 arrastões neste ano.