quarta-feira, 22 de maio de 2013

SSP da Bahia recebe troféu Armando Oliveira

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia recebeu o troféu Armando Oliveira na noite desta terça-feira (21) na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo trabalho das polícias Civil e Militar durante os jogos no Barradão, em Pituaçu e na Fonte Nova. 

O troféu, criado pela Federação Baiana de Futebol (FBF), foi entregue durante a solenidade de premiação Melhores do Campeonato Baiano 2013, promovida pela FBF

Participaram do evento o secretário da SSP, Maurício Telles Barbosa, o delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, o comandante do Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos, major Henrique Melo, os delegados Ivo Tourinho, do Departamento de Inteligência Policial, Carlos Habib, titular da 10ª Delegacia (Pau da Lima), que cobre a área do Barradão e de Pituaçu, e Fernanda Porfírio, titular da 1ª Delegacia (Barris), que cobre a Fonte Nova.

Polícia Civil prende mais três assaltantes de carro-forte em Salvador

A Polícia Civil da Bahia apresentou hoje à imprensa três foragidos acusados de assaltar um carro-forte da empresa Preserve no estacionamento do supermercado Extra na Avenida Paralela, no dia 05 de abril deste anoOutros quatro integrantes da quadrilha foram presos dez dias após o assalto e apenas Adriano Pereira da Silva continua foragido

Entre os detidos estava um vigilante da Preserve, Evilásio Freitas, de 36 anos, que foi preso no último dia 15 no bairro do Curuzu. Segundo o delegado Hélio Jorge Paixão, chefe da Polícia Civil e coordenador das investigações, o líder da quadrilha era Adailton de Araujo Silva, conhecido como Daí, de 35 anos, condenado em 2008 a 32 anos de prisão por assalto a um banco em Criciúma (SC) e roubos a supermercados.



Delegado Hélio Jorge Paixão - Foto Ascom Polícia Civil

A prisão dele ocorreu na noite desta segunda-feira (20) no Terminal Marítimo de São Joaquim quando voltava de Itaparica, onde vivia escondido. Ele estava foragido da Colônia Penal Lafayete Coutinho desde 2012, quando foi beneficiado com a saída temporária do Natal. Adailton  

João Augusto Leal do Vale, de 29 anos, motorista de um dos carros usados no assalto, foi preso no dia 20 em uma casa no bairro da Saúde. O SI (Serviço de Inteligência) da Polícia Civil investigava os criminosos há três meses. Eles foram indiciados por formação de quadrilha e roubo qualificado.

Segurança é morto a tiros enquanto fazia escolta da Souza Cruz em Narandiba

O segurança Everaldo dos Santos Almeida, de 38 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (22) após ser baleado durante uma tentativa de assalto quando fazia a escolta de um caminhão da Souza Cruz no bairro Narandiba, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 16h, próximo ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. 

Everaldo estava com outros três seguranças quando foram surpreendidos por quatro homens armados em um Ford Ecosport preto. Eles fecharam o veículo da Souza Cruz e atiraram contra os seguranças. Os tiros atingiram o vidro dianteiro do carro e a cabeça de Everaldo. 

Ele chegou a ser socorrido no Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. A professora Dilma Maria Andrade Ribeiro, de 56 anos, que estava em um ponto de ônibus, foi atingida de raspão no pé direito. Ela também foi socorrida no Hospital Roberto Santos e liberada às 18h. Os criminosos fugiram com a arma de Everaldo.

Policial é brutalmente assassinado em Londres; governo suspeita de terrorismo

Um policial militar de 20 anos foi brutalmente assassinado no bairro de Woolwich, ao sul de Londres, perto de uma base militar, nesta quarta-feira (22), por volta das 14h20 (10h20 no horário de Brasília). 

pedido dos agressores, o crime foi fotografado e filmado por testemunhas, que disseram aos jornais Independent e Telegraph que a vítima foi decapitada. A vítima foi atacada por dois homens armados com um machado, facas e uma arma de fogo, conforme relatos de testemunhas. Quando os policiais chegaram ao local do crime, trocaram tiros com os dois suspeitos, que foram feridos e levados a dois hospitais da região. 

As identidades dos suspeitos ainda não foram divulgadas. Um deles seria o mesmo que aparece no vídeo divulgado pela TV britânica ITV carregando armas, com as mãos cobertas de sangue.
No vídeo, o homem diz: "Juro por Alá que nunca pararemos de combater vocês. Olho por olho, dente por dente. Eu peço desculpas por mulheres terem tido de ver isso, mas nas nossas terras nossas mulheres têm de ver o mesmo. Seu povo nunca estará a salvo. Tirem o seu governo, ele não liga pra vocês". 
Em Paris, o premiê britânico David Cameron disse que o crime possui "fortes indícios" de que se trata de "suspeita de terrorismo". Ele antecipou o retorno a Londres para participar amanhã cedo de uma reunião do chamado comitê Cobra, usado em situações de emergência e segurança nacional. Texto publicado originalmente em 22 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Mundo.

Comerciante é preso com mais de 1 kg de cocaína em Lauro de Freitas

O comerciante Antonio Paulo dos Santos, de 59 anos, dono de um depósito de materiais de construção em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (20), com mais de 1 kg de cocaína e maconha em sua casa, no Conjunto Vida Nova, em Lauro de Freitas. No local, também foram apreendidas duas pistolas calibre 357. 
A prisão ocorreu após investigações do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). O comerciante, que já era investigado, é pai de Antonio Paulo dos Santos Junior  de 25 anos, acusado de homicídio, tráfico de drogas, assaltos e roubos de carros. A polícia não informou a quantidade da maconha. Antonio Paulo foi encaminhado ao Complexo Policial dos Barris, onde está à disposição da Justiça. Se for condenado, ele pegar de cinco a 15 anos de prisão.

Meningite mata morador da Federação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confi-rmou hoje um caso de morte por meningite meningocócica tipo C (a mais grave da doença), ocorrido no sábado (18). O homem, que não teve o nome e a idade revelados, era morador do bairro da Federação, em Salvador, e estava internado no Hospital Couto Maia, segundo a SMS
A meningite meningocócica tipo C é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. A bactéria que causa a doença pode ser transmitida por contato próximo, por gotículas de saliva e outras secreções. Os sintomas são dor de cabeça, febre e náuseas. A Vigilância Epidemiológica do município medicou cerca de 50 pessoas próximas ao homem, entre parentes e vizinhos.

Dono de bar é morto a tiros em Santo Estevão

O comerciante Ronilson Conceição de Souza, conhecido como Lourão, de 28 anos, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (22) dentro de seu bar, no bairro Nova Esperança, na cidade de Santo Estevão (a 160 km de Salvador). A vítima foi atingida por seis tiros, segundo a polícia. 
O crime aconteceu por volta da 20h, em frente à AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), quando dois homens armados entraram no estabelecimento comercial. No momento do crime, havia dois clientes no bar. Segundo eles, os criminosos fugiram a pé sem levar nada. Nenhum suspeito foi preso.

Três assaltantes morrem durante perseguição policial em Simões Filho

Três homens acusados de roubar uma moto e um carro em dois assaltos foram mortos durante uma perseguição policial iniciada na noite desta terça-feira (21) em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Os três homens estavam em um Chevrolet Corsa Sedan e um adolescente de 16 anos, que fazia parte da quadrilha, estava em uma moto que haviam roubado na Avenida Paulo Souto por volta das 21h. 

O dono da moto estava com um amigo parado na avenida quando foram abordados pela quadrilha. As vítimas ligaram para o 190 e contaram à polícia que o adolescente fugiu na moto e os outros três no Corsa. Os acusados foram perseguidos por policiais da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Simões Filho). 

Segundo a PM, houve troca de tiros e os três morreram antes da chegada da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O adolescente foi encaminhado para a 22ª Delegacia (Simões Filho). Com eles, a polícia apreendeu dois revólveres calibre 38 e 32 e uma pistola calibre 40. A PM ainda não divulgou os nomes dos assaltantes.

Ministério da Justiça anuncia recall de R$ 3 milhões de embalagens de Tylenol em gotas

O Ministério da Justiça anunciou nesta quarta-feira (22) que vai recolher do mercado mais de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol (Paracetamol) em gotas (200 mg/ml), de uso adulto e pediátrico, fabricado entre dezembro de 2011 e novembro de 2012. Segundo o ministério, há o risco de o gotejador da embalagem se desprender total ou parcialmente do frasco. 
A campanha de recall começa na próxima segunda-feira (27) e vai recolher as embalagens do remédio com a numeração de lote não sequencial entre os intervalos PPL055 e RJL123. 

A Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do produto, infor-mou que a superdosagem do medicamento pode causar danos graves ao fígado, náusea, problemas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor troque o produto de forma gratuita. O consumidor pode entrar em contato com a empresa pelo SAC 0800-7286-767 e pelo site.

Bandidos invadem campus da USP, fazem reféns e roubam caixas

Giovanna Balogh 

Mais de dez homens armados invadiram no início da madru-gada desta quarta-feira (22) o campus da USP (Universidade de São Paulo) em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos fizeram ao menos 30 seguranças do campus reféns no local. As vítimas foram amarradas, mas não ficaram feridas. 
Os criminosos roubaram dois caixas eletrônicos em uma ação que levou cerca de duas horas. Quando a polícia chegou, eles já tinham fugido. O delegado Igor Vilhora, do 24º Distrito Policial (Ponte Rasa), informou que os bandidos usaram maçaricos para abrir os caixas. A quantia roubada não foi divulgada.
O campus da USP Leste não tem câmeras. A polícia ainda não tem informações de quais veículos os criminosos usavam. A assessoria da USP informou que nas portarias há o "controle constante de quem entra no campus" e diz que não tem informações de como os criminosos entraram no campus da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e que "confia no trabalho da polícia".
As aulas acontecem normalmente hoje e, segundo a assessoria, não houve danos ao patrimônio. Texto publicado originalmente em 22 de maio de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno cotidiano.

Agente do FBI mata homem durante interrogatório sobre atentado de Boston

Um agente do FBI (Federal Bureau of Investigation) matou nesta quarta-feira (22) o jovem Ibragim Todashev, de 27 anos, que estava sendo interrogado por policiais em Orlando, na Flórida. Ele era acusado de envolvimento nos atentados na maratona de Boston, que deixou três mortos e 264 feridos no dia 15 de abril deste ano. 
De acordo com o FBI, durante o depoimento Todashev agrediu um dos agentes, que reagiu com um tiro. Segundo os agentes, o rapaz era amigo dos tchetchenos Tamerlan, de 27 anos, e Dzhokhar Tsarnaev, 19, acusados de serem os responsáveis pelo atentado. Em nota, o porta-voz do FBI, Paul Bresson, afirmou que o agente agiu em legítima defesa.

Procon-BA notifica 67 estacionamentos por cobrança abusiva em Salvador

O Procon-BA divulgou nesta terça-feira (21) o balanço da Operação Estacionamentos, realizada entre os dias 15 e 21 deste mês em Salvador. O Procon esteve em 70 estabelecimentos e notificou 67 por cobrança abusiva. Os fiscais verificaram ainda a falta de informação adequada dos preços.
Os três estacionamentos que não apresentaram irregulari-dades foram Associação Atlética da Bahia, na Barra, Sagga Park, no Stiep, e Sol Park, em Piatã. A lei municipal número 8.055, de 2011, prevê o fracionamento da tarifa proporcional aos minutos de permanência e não à hora excedente aos 15 minutos de tolerância.
Entre os estacionamentos autuados estão o Well Park (Itaigara, Pituba, Rio Vermelho, Caminho das Árvores e Avenida ACM), Bahia Park (Itaigara, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores e Pituba), Master Park (Pituba), Central Park (Caminho das Árvores), AP Estacionamentos (Pituba), Mais Park (Caminho das Árvores), Pare Car (Rio Vermelho), Red Estacionamentos (Largo Dois de Julho), e Via Park.
As empresas terão 30 dias para fazer os reajuste dos preços. Se não cumprirem os requisitos legais, responderão a processo administrativo e podem receber multa que varia de R$ 400 a R$ 3 milhões.