quarta-feira, 23 de março de 2011

Bahia registra dois casos de dengue do tipo 4

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou dois casos de dengue tipo 4 no estado, e informou que vai intensificar as ações de controle da doença na Bahia. Segundo a Sesab, a dengue tipo 4 não é considerada mais grave que os outros tipos da doença, mas representa risco em razão da vulnerabilidade da população que ainda não teve contato com o vírus. De acordo com o órgão, os dois pacientes infectados pelo sorotipo 4, um homem de 27 anos e outro de 30 anos, apresentaram a forma mais branda da doença, foram atendidos e apresentam quadro com boa evolução. Ainda segundo a Sesab, o sorotipo 4 é proveniente da Venezuela e foi identificado pela primeira vez no Brasil em julho do ano passado, no Pará.
O chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto, disse que “a entrada do novo sorotipo coloca todos nós em alerta. É provável que possa ocorrer uma epidemia. Por isso precisamos da ajuda da população para combater a dengue”. De acordo com o último balanço apresentado este ano, pela secretaria, até o dia 12 deste mês foram notificados 9.584 casos de dengue, contra 11.679 no mesmo período de 2010.
As cidades de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Irecê, Porto Seguro, Eunápolis, São Gabriel, Central e Gentio do Ouro e Jussara, concentram 54% dos registros, segundo a Sesab.

Chuva provoca alagamentos, acidentes e trânsito ruim em Salvador

A chuva que atingiu Salvador na madrugada desta quarta-feira (23) causou ao menos onze pontos de alagamento, afetou as áreas do aeroporto da cidade e prejudicou o trânsito. O pico de lentidão foi registrado às 7h, com mais de 100 km de vias com problemas. A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) já registrou 92 km de congestionamento na cidade, além de cinco alagamentos - a maioria impedindo a passagem dos veículos.
Vejam os locais: Avenida Paralela, sentido aeroporto, altura do bairro da Paz; Avenida Vasco da Gama, sentido Ogunjá, altura do supermercado Bompreço; Avenida Garibaldi, sentido Rio Vermelho.
Na Avenida Paralela, um acidente entre um ônibus e um carro, na altura do viaduto Leonel Brizola, deixa o trânsito lento no sentido centro.
Em frente à Estação Rodoviária, uma colisão entre um carro e um caminhão de lixo deixam o trânsito lento.
Na Avenida Vasco da Gama, uma árvore caiu sobre a pista no sentido avenida Garibaldi, congestionando o trânsito, que já estava lento no local. Segundo a Transalvador, os órgãos municipais já foram informados e irão providenciar a remoção da árvore.
Na orla da cidade, também é grande o congestionamento, na altura do Parque de Pituaçu, no sentido Pituba.

Camisinha e pistola

No livro "O gosto da guerra", do jornalista José Hamilton Ribeiro, um correspondente no Vietnã, há um trecho que diz: "Todo soldado e todo jornalista deveriam sair de seus abrigos rumo aos perigos da selva, impreterivelmente, portando dois ítens. Uma camisinha e uma pistola. Pensamos, esses dois objetos seriam para fins sexuais e para matar o inimigo. Algo normal numa guerra, não é? Não, a arma não é para apontar para os outros, e sim para tirar a própria vida no caso de ser capturado pelo inimigo. O suicídio parecia uma saída mais digna do que sofrer torturas nas mãos dos vietcongues. E o preservativo? Nada de sexo. Era para levar cigarros, fósforos e documentos nos bolsos sem deixá-los molhar nos pântanos e nas chuvas. Protegidos pelo látex, ficavam intactos".
José Hamilton tinha 30 anos quando cobriu a guerra do Vietnã, pela revista Realidade, e perdeu uma perna numa mina terrestre. Como correspondente, ele ficou no Vietnã por volta de 40 dias e depois mais três meses nos Estados Unidos, se recuperando.

Blogueiro é baleado no Rio de Janeiro

O blogueiro Ricardo Gama, conhecido por suas críticas aos governos Sérgio Cabral (PMDB) e Eduardo Paes (PMDB), foi baleado na manhã desta quarta-feira (23), em Copacabana (zona sul do Rio de Janeiro). Ele foi internado no hospital Copa D'Or, onde passará por uma série de exames para determinar a necessidade de cirurgia. Segundo a polícia, Gama levou dois tiros no rosto e um no tórax, disparados por um homem que o abordou em um carro prata.
Gama conseguiu repercussão para o seu blog no ano passado, quando divulgou o vídeo em que um jovem era chamado de "otário" por Cabral durante a inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Polícia apreende remédios falsos e prende donos de farmácias em Serrinha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agêcia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fizeram hoje (23), em Serrinha (a 173 km de Salvador), uma operação em farmácias que estariam comercializando medicamentos falsos. De acordo com a PRF, a operação resultou na apreensão de 17.789 remédios e na prisão dos proprietários e responsáveis por duas empresas, indiciados por tráfico de entorpecentes e contrabando. Na farmácia Glória, os policiais prenderam o farmacêutico Cefas Carneiro Ramos, de 41 anos, por tráfico de entorpecentes. No estabelecimento foram apreendidos cerca de 12.700 medicamentos controlados e comercializados indevidamente. Entre eles, anfetaminas, anabolizantes e barbitúricos.
Na farmácia Central, o proprietário Ronye Edson Queiroz Ferreira, de 41 anos, foi preso por contrabando. No local foram apreendidos cerca de 5.110 medicamentos falsificados e proibidos - anabolizantes, abortivos, tranquilizantes, entre outros.

Delegacia pode ser interditada por superlotação

A Defensoria Pública de São Paulo pediu na última sexta-feira (18) a interdição da carceragem da Delegacia de Investigações Gerais (DIV) de São José do Rio Preto (SP) por superlotação - a carceragem abriga 63 presos num local com capacidade para oito detentos.
A superlotação foi constatada após inspeção da Superintendência da Polícia Técnico-científica da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, que emitiu um laudo pericial na última sexta-feira. O caso será analisado pelo juiz corregedor da Polícia Judiciária de São José do Rio Preto.
Segundo informações do defensor público Leandro de Castro e Silva, as celas e os banheiros não têm janela, ventilação ou claridade adequadas. Além disso, os banheiros não têm porta e as paredes estão com infiltração; não há local para banho de sol, familiares não podem visitar os presos e alguns deles estão no local há mais de 50 dias, quando deveria ser três dias (prazo previsto na legislação).
Castro e Silva disse que "o prédio da DIG não conta com estrutura minimamente entrosada com a garantia da dignidade e dos direitos humanos. Ademais, tal unidade não é destinada ao recebimento de presos, em caráter permanente, apesar de ser a situação atualmente verificada".
A Defensoria Pública em Rio Preto já havia se manifestado sobre a existência de vinte mulheres que estavam abrigadas na DIG. O órgão pediu a transferência das presas e solicitou ao Tribunal de Justiça de São Paulo que fosse apresentado um laudo pericial das celas.
Com informações da assessoria de comunicação da Defensoria Pública de São Paulo.