domingo, 22 de abril de 2012

Órgão do doador some durante transplante de rim entre irmãos em São Luís (MA)

Policiais federais vão reforçar o policiamento em área de conflito na Bahia

20 policiais do COT (Comando de Operações Táticas) da Polícia Federal (PF) foram deslocados de Brasília e desembarcaram hoje à noite no aeroporto de Ilhéus (a 480 km de Salvador) para reforçar o policiamento na área de conflito entre índios Pataxós Hã-Hã-Hãe e fazendeiros em Pau Brasil (a 555 km de Salvador), onde eles disputam uma área de 54 mil hectares.
Segundo a PF, o objetivo da operação é manter a ordem e coibir uma reação armada de fazendeiros na região. Os policiais do COT vão trabalhar em parceria com unidades de elite da Polícia Militar da Bahia, agentes da PF de Ilhéus e do GPI (Grupo de Pronto Interdição), de Salvador, informou o delegado federal Alex Cordeiro Drumonnt, responsável pela operação da PF em Pau Brasil.

No Brasil, morte de trabalhadores rurais cresce 50% nos primeiros meses do ano

Lucas Morais
Brasil - Combate ao racismo ambiental - Principais motivos são disputa por terra e conflitos com madeireiros; Abril Vermelho lembra Eldorado dos Carajás.
O número de mortes de trabalhadores rurais cresceu 50% nos primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. Foram mortos 12 tra-balhadores em seis Estados, segundo a Comissão Pastoral da Terra. De janeiro a abril do ano passado, oito trabalhadores haviam sido assassinados por questões agrárias e conflitos rurais.
Segundo Isolete Wichinieski, da coordenação nacional da comissão pastoral, "a violência se dá por conta da pressão da fronteira agrícola, dos madeireiros e de ameaças em disputa pela terra". Ela conta que trabalhadores são mortos por de-nunciar o trabalho das madeireiras ilegais e que as ameaças de morte cresceram 80% em 2011. "Os números do começo desse ano podem ser um resultado desse aumento".
Questão quilombola - A demora na regulamentação de terra quilombolas tam-bém gera conflitos graves. No ano passado, a pastoral registrou uma morte no Maranhão por conflito entre moradores da comunidade do Rosário e grileiros. "Eles ainda não tiveram a demarcação da região que ocupam e por isso há uma forte disputa pela terra. Os fazendeiros vão grilando as terras da comunidade", diz a coordenadora.
Valdenilson Borges tinha 24 anos e foi morto com duas facadas numa das regiões onde há maior incidência de conflitos entre quilombolas e grileiros, segundo a pastoral. A regulamentação de terras quilombolas começou a ser julgada nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal, mas pedido de vista suspendeu a sessão.
As mortes ocorrem, em geral, a mando de fazendeiros. "Normalmente quem mata são jagunços, pessoas que trabalham nas fazendas ou são contratados para ma-tar, caso típico dos pistoleiros", diz Isolete. Os dados da pastoral mostram que o número de pessoas vivendo sob ameaça de pistoleiros cresceu 18% ano passado, chegando a mais de 45 mil.
Um desses casos resultou na morte de Raimundo Alves Borges, presidente do assentamento Terra Bela, no município de Buriticupu, Estado do Maranhão. Ele foi morto a tiros por pistoleiros no último sábado, dia 14 de abril, segundo a Comi-ssão Pastoral da Terra do Estado. Raimundo, conhecido como "Cabeça", denun-ciou a venda de terras do assentamento, operação ilegal em um projeto de refor-ma agrária. Ele também disputava na justiça a posse de terras na região.
Para Isolete, a um trabalho que tem ajudado nos conflitos são comitês de resolução de conflitos criados pela Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário. "O comitê se reúne quando existe conflito e permite conversações. São negociadas a saída, os prazos e às vezes é possível conseguir algum tempo a mais para a permanência das famílias [em terras a serem desocupadas]". A coordenadora da pastoral diz, no entanto, que nem sempre as famílias são ouvidas nessas reuniões.
A ouvidoria é um órgão de assessoramento do ministério e administra Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo. Procurado pelo iG, o Ouvidor Agrário Nacional não respondeu até o fechamento da reportagem por estar em audiência em Pernambuco sobre conflitos na região.
Violência gera manifestação - O massacre de Eldorado dos Carajás é um dos mais conhecidos casos de violência rural. Em memória aos 21 sem-terras mortos em abril de 1996, o Movimento dos Sem-Terra (MST) organiza anualmente uma série de ocupações e ações chamada de Abril Vermelho. Nesta semana, a sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário foi ocupada pelo movimento, que pedia diálogo com o governo federal.
Além do ministério, também foram ocupadas sedes do Incra e fazendas em vários Estados. O MST exige mais projetos de reforma agrária. No ano passado, o número de assentamentos foi o menor desde 1994.
Lucas Morais é jornalista e tradutor. Texto originalmente publicado no Diário da Liberdade no dia 22 de abril de 2012.

Secretário da Segurança do RS manda apurar uso de viaturas em festa de chefe da Polícia Civil

Foto: Ronaldo Bernardi - Agencia RBS

Morre o ator Thiago Klimeck, que se enforcou por acidente durante encenação da Paixão de Cristo em SP

O ator Tiago Klimeck, de 27 anos, que se enforcou acidentalmente durante a encenação da Paixão de Cristo no último dia 06, Sexta-Feira Santa, em Itararé (a 345 km de SP), morreu hoje às 17h15 na Santa Casa de Itapeva (a 290 km de São Paulo).
A encenação da Paixão de Cristo aconteceu por volta das 19h na praça Coronel Jordão, conhecida como Praça da Matriz, no centro da cidade. Thiago estava internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa desde o dia do acidente.
Em coma profundo, o estado ele era gravíssimo, segundo o hospital. Na quinta-feira passada (19), uma tomografia revelou que o ator tinha hipóxia cerebral grave e prolongada (lesões causadas pela falta de oxigênio no cérebro).

Casal de brasileiros morre afogado em caverna no México

Os brasileiros José Brugnaro Neto, de 34 anos, e Renata Costa de Brugnaro Quireno Alvez, de 36 anos, que eram casados e moravam em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), morreram afogados na última quinta-feira (19), durante um mergulho turístico na caverna de Chac Mol, em Playa del Carmen, na região conhecida como Riviera Maya, no México.
Além do casal, morreu o mexicano Ismael García Manzanares, de 34 anos, que trabalhava como guia de mergulho. O acidente ocorreu por volta das 16h45 (horário local), mas os corpos só foram encontrados na madrugada de sexta-feira (20), segundo informações do jornal mexicano El Quintanarroens.
De acordo com a polícia mexicana, os três mergulhadores teriam 45 minutos de oxigênio, devem ter se perdido e ficaram sem ar para retornar à superfície. Não há previsão de quando os corpos serão enviados para o Brasil, segundo o Itamaraty.

Servidores das universidades federais anunciam paralisação

Os técnico-administrativos das universidades federais anunciaram que irão parali-sar suas atividades na próxima quarta-feira (25), e anteciparam que pretendem paralisar também nos dias 09 e 10 de maio, segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras).
Os servidores pedem que o piso salarial da categoria (atualmente R$ 1.034,59) seja reajustado em pelo menos três salários mínimos (cerca de R$ 1,9 mil), rea-juste do auxílio-alimentação e efetivação do acordo firmado em 2007 com o go-verno.
Os funcionários da Ufba (Universidade Federal da Bahia) irão se reunir na próxima quarta-feira, às 9h, na Escola Politécnica da Ufba, em Salvador. A reunião dos servidores da Ufrb (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) será em Cruz das Almas (a 157 km de Salvador), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Ufba e da Ufrb (Assufba).
A última greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais aconteceu em 2011 e durou quatro meses. Durante esse período, o governo não negociou com a categoria, motivo pelo qual os servifores decidiram por uma nova paralisação, segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras).