quarta-feira, 25 de julho de 2012

Homem é atropelado e morre no bairro da Calçada

Um homem foi atropelado por um Fiat Uno branco e morreu na manhã desta quarta-feira (25), no bairro da Calçada, em Salvador. Não há informações sobre o nome e a idade da vítima.
De acordo com a 16ª Companhia da Polícia Militar (CIPM/Comércio), o acidente aconteceu por volta das 11h, próximo à Feira de São Joaquim, quando a vítima atravessava a rua.
Ele morreu no local. O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e espera que algum familiar da vítima apareça para fazer o reconhecimento. Segundo testemunhas, o motorista do Uno fugiu.

Primeiro hospital público para animais do país já tem salas cheias em SP

O primeiro hospital público para animais do país, no Tatuapé (zona leste de São Paulo), abriu as portas com grande procura. Em funcionamento desde o dia 02 de julho, o local já vive rotina de sala de espera cheia e senhas que acabam em poucas horas. A unidade tem atendido cerca de 70 animais por dia.
O hospital é uma parceria entre a prefeitura e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo, e tem como prioridade atender cães e gatos cujos donos não tenham condição de custear tratamento. Para ter atendimento, é preciso comprovar renda baixa.
Para as consultas com o clínico, há distribuição de 30 senhas por dia, mas costumam acabar às 13h. Caso o animal precise de consulta com um especialista, é encaminhado no mesmo dia ou agenda para outra data. Já estão disponíveis cirurgia, ortopedia, dermatologia e odontologia. O atendimento de emergência não requer senha. Nesse caso, não é necessário ter baixa renda, mas o tratamento só será continuado se o dono do animal comprovar que não tem condições.
O hospital conta com 28 funcionários (16 veterinários). A associação recebe repasse mensal de R$ 600 mil da prefeitura para administrar o local e tem como meta mil consultas e 180 cirurgias por mês. A rottweiler Hanna, de oito anos, foi uma das atendidas. Os veterinários descobriram que ela está com gastrite, problemas renais e uma doença que atrofia a parte traseira do corpo.
"Não sabemos se ela vai voltar a andar", disse Silvana Bueno Ferro. Texto publicado originalmente em 25 de julho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano.

Quatro jovens de classe média são presos por roubos no Condomínio Encontro das Águas

A Polícia Civil de Salvador prendeu nesta terça-feira (24) quatro jovens de classe média acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubo de casas e carros no condomínio de luxo Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.
Os presos são José Rafael Bahia Forte, de 21 anos, morador do condomínio, Igor dos Santos Lobo, de 20 anos, Marcos Felipe de Jesus, conhecido como Lacerda, de 20 anos, e Rafael Brandão dos Santos, conhecido como Rafaelzinho, de 26 anos. José Rafael e Igor dos Santos foram presos no bairro da Ribeira, e Lacerda e Rafael, em Itapuã.
Eles estão presos na carceragem da 34ª Delegacia (Portão), à disposição da Justiça. A quadrilha foi presa depois que mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos contra eles.
O bando foi apresentado à imprensa pelo delegado Meirelles e pela delegada Heloísa Brito, diretora do Depom (Departamento de Polícia Metropolitana), na manhã desta quinta-feira (25), na sede da Polícia Civil, na Piedade. Os acusados disseram que o dinheiro roubado era utilizado em boates e festas, e chegaram a gastar R$ 15 mil em uma noite de diversão.
Sete casas do condomínio foram assaltadas pela quadrilha em 2011, além de carros roubados que eles usavam para cometer os crimes. Com eles, foram apreendidos relógios de pulso, joias, celulares, obras de arte, bebidas importadas, televisores de LCD, tablets, aparelhos de DVD, óculos de sol, bolsas e roupas de marcas famosas, perfumes e dois distintivos da Marinha do Brasil.
O delegado informou que tenta localizar os interceptadores do material roubado. Segundo a polícia, as casas eram roubadas após a troca de turno dos seguranças do condomínio. José Rafael, que tinha conhecimento dos horários e das falhas na segurança, abria caminho para que um integrante da quadrilha entrasse no condomínio. Do lado de fora, os outros dois davam cobertura ao restante da quadrilha. O delegado Meirelles informou que vai pedir a prisão preventiva dos quatro acusados.

Atleta grega é cortada dos Jogos Olímpicos após comentário racista na web

A saltadora Paraskevi Papachristou, conhecida como Voula, de 23 anos, foi cortada da delegação olímpica da Grécia, após um comentário racista que foi publicado em grego no Twitter. "Com muitos africanos na Grécia... pelo menos os mosquitos do Nilo ocidental vão comer comida caseira!", postou em seu microblog nesta quarta-feira (24), em referência ao vírus de mesmo nome que é transmitido por mosquitos infectados.
A publicação repercutiu negativamente e a atleta se desculpou em inglês, via Twitter e Facebook. "Gostaria de expressar minhas sinceras desculpas pela brincadeira de mau gosto. Estou muito arrependida e envergonhada pelo que aconteceu e pela repercussão. Nunca quis ofender ninguém ou desrespeitar os direitos humanos", escreveu no Facebook.
"Meu sonho está ligado aos Jogos Olímpicos e eu não poderia participar se não soubesse respeitar seus valores. Portanto, nunca poderia acreditar em discriminação entre seres humanos e raças", disse Paraskevi, que se desculpou com os membros da delegação.
O comitê olímpico grego decidiu pelo corte e explicou que a declaração da atleta vai na "contramão dos valores e pensamentos do movimento olímpico da Grécia". De acordo com a entidade, ela ainda está na Grécia e iria viajar para a Londres na próxima semana.
Voula faz parte da equipe de salto triplo e tem como melhor resultado o primeiro lugar no Campeonato Europeu sub-23 de 2009 (Lituânia) e 2010 (República Tcheca). Neste ano, ela participou do Campeonato Europeu, principal na Finlândia, e ficou com o 11º lugar na classificação geral. Texto publicado originalmente em 25 de julho de 2012, no jornal Folha de São Paulo, caderno Esporte.

Sozinho e sem documento, menino de 11 anos embarca em voo para a Itália

Um menino de 11 anos embarcou no aeroporto de Manchester, na Grã-Bretanha, em um voo da empresa Jet2 para Roma, na Itália, por conta própria, sem passaporte, bilhetes ou cartão de embarque. O menino passou pela checagem de segurança misturando-se a uma família, na tarde desta terça-feira (24). Ele foi descoberto quando o avião já estava a meio caminho, depois que passageiros desconfiaram.
Um porta-voz do aeroporto de Manchester informou que o "assunto de extrema gravidade" estava sendo investigado com urgência. Ele disse que "é claro que a documentação não foi verificada corretamente na segurança e na porta de embarque". "O menino passou por inspeção de segurança completa, portanto a segurança dos passageiros e da aeronave não foi comprometida.", completou.
O menino foi levado para sua casa na noite desta terça-feira. Texto publicado originalmente em 25 de julho de 2012, no portal da BBC Brasil.