quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tiroteio causa pânico e correria no Shopping Barra

Um tiroteio ocorrido na tarde desta quarta-feira (17) provocou pânico e correria no Shopping Barra, em Salvador. Mais de mil pessoas trabalham no local. Duas mulheres desmaiaram durante o tiroteio, que aconteceu por volta das 17h20, na ala gourmet, próximo ao restaurante Santo Pesce, na porta do piso 1. 

A jornalista e comentarista da Rádio Band News FM, Malu Fontes, estava no local e ouviu tiros. "Houve um tiroteio na porta do shopping, mas parece-me que o desdobramento, o início desse tiroteio se deu na garagem do subsolo. Ouvimos uma série de disparos. Quando chegamos exatamente há metros de onde o restaurante fica, vimos duas senhoras desmaiadas e achamos que elas estivessem baleadas. As mulheres, depois que passaram bem, foram liberadas pelo shopping", contou a jornalista à TV Bahia

O advogado Mauricio Andrade Rossi, que também presenciou o tiroteio, disse que "houve muita correria, muita gente gritando em pânico". Outra testemunha, a estudante de fisioterapia Simone Mascarenhas, informou que houve mais de cinco tiros. 

A assessoria de imprensa do shopping não soube informar se alguém foi atingido por tiros. Em nota, o Shopping Barra "lamenta o ocorrido e informa que a Polícia está elucidando o caso." De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia, a Polícia Civil vai analisar as imagens de câmeras de segurança do shopping para identificar os criminosos. Segundo testemunhas, eles fugiram em um carro branco.

Donos de cadeira cativa no Maracanã entrarão na Justiça contra restrição na Copa

A restrição de acesso exclusivo aos estádios durante a Copa desagradou proprietários de cadeiras cativas do Maracanã, que pretendem entrar na Justiça para reverter a situação. O advogado Ricardo Amitay Kutwak, de 34 anos, é dono de dois lugares e representante de outros 250 donos de títulos que pretendem entrar com processo contra a medida. Segundo ele, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem que encontrar uma forma de garantir a entrada no estádio dos donos de assentos perpétuos.
"A Fifa até pode se arvorar como dona do estádio durante a Copa e não permitir as cadeiras perpétuas, mas o Governo do Estado tem que assegurar o compromisso legal de garantir o acesso gratuito ao Maracanã em qualquer evento", afirmou Kutwak. 
As cadeiras cativas surgiram no final da década de 1940 como forma de financiar parte da construção do Maracanã para a Copa de 1950. Quem adquirisse o título, criado pela lei 57/1947, tinha direito a uma cadeira cativa por cinco anos. Dois anos depois, a lei de número 335/49 permitiu que o direito se transformasse em perpétuo, mediante pagamento complementar.
Os títulos passaram a valer como um patrimônio, transmitido, inclusive, quando da morte do proprietário. "Nunca aconteceu de ficarmos de fora do estádio em nenhum evento. O governo deveria ter dado um jeito nisso, mas agora quem vai resolver é a Justiça", disse. Texto publicado originalmente em 17 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo, caderno Esporte.

Ouça um baiano arretado

Juca Kfouri


O medico psiquiatra, professor da Ufba e diretor do Cetad (Centro de Tratamento do Abuso de Drogas), Antônio Nery Filho fez um desabafo nesta sexta-feira (12) durante sua participação no Jornal do Meio Dia da Rádio Metrópole, em Salvador.

Nery ameaçou tirar seu time de campo e disse não entender que o símbolo do esporte baiano tenha agora o nome de uma cerveja, uma substância responsável pela grande maioria das mortes no país.
Ouça aqui o desabafo do psiquiatra. 

Médicos da emergência do Hospital Espanhol entram em greve por tempo indeterminado


Os médicos da emergência do Hospital Espanhol, em Salvador, anunciaram, em assembléia realizada na tarde de ontem (16), que vão entrar em greve por tempo indeterminado, a partir das 7h desta quinta-feira (18). De acordo com o Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia), os médicos reivindicam melhorias das condições de trabalho e alegam que o pagamento dos salários está atrasado, além de falta de equipamentos e medicamentos. 

Ministro Gilmar Mendes apresenta queixa-crime contra o ator José de Abreu por comentário no Twitter

Mônica Bergamo 

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), apresentou queixa-crime contra José de Abreu por comentários que o ator fez contra ele no Twitter. José de Abreu, que em 2012 chegou a se retratar na Justiça por ter chamado Mendes de "corrupto", diz que agora levará o processo adiante. "Da outra vez eu estava errado e pedi desculpas. Desta vez quero discutir a liberdade de expressão", diz o ator. 

Já Mendes pretende mover, além da queixa-crime, uma ação por perdas e danos pelo conjunto de mensagens sobre ele que o ator já colocou na internet. Caso seja vitorioso, Gilmar Mendes diz que vai reverter o dinheiro para um hospital de Diamantino (MT), sua terra natal. Texto publicado originalmente em 17 de abril de 2013, no jornal Folha de São Paulo.